06/06/2013 08h18 - Atualizado em 06/06/2013 08h18

Bug no iPhone permite a instalação de vírus por carregador de celular

Lílian Moreira
por
Para o TechTudo

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia montou um protótipo de um carregador modificado que pode instalar softwares mal-intencionados em dispositivos iOS. O experimento tem como objetivo mostrar as falhas no smartphone, que serão discutidas durante a conferência sobre segurança da Black Hat, no fim de julho.

Carregadores alternativos para aparelhos da Apple podem causar estragos (Foto: TechTudo)Carregador alternativo é capaz de causar estragos em aparelhos da Apple (Foto: TechTudo)

O carregador criado pelos pesquisadores é chamado de Mactans, nome inspirado na nomenclatura científica da aranha Viuva Negra. Com uma placa onboard que mede aproximadamente 8 cm², o acessório é construído com base em um pequeno computador de código aberto vendido pela companhia Texas Instruments.

O Mactans opera silenciosamente enquanto o aparelho carrega. Em apenas um minuto ele é capaz de nstalar um malware mesmo em aparelhos com o software atualizado, e a ameaça é difícil de ser percebida. Não é preciso interferência do usuário nem é necessário que seja um iOS com jailbreak.

Vale a pena trocar o iOS por um Android ou um Windows Phone? Participe da discussão no Fórum do TechTudo!

Embora o carregador malicioso seja um pouco maior do que um carregador convencional, o que chama um pouco a atenção, os pesquisadores consideram-no uma prévia do que pode ser feito com mais motivação e investimento. Com a apresentação do projeto, é possível que se desenvolva uma correção para o problema de segurança do iPhone e do iPad no futuro.

Via Gizmodo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Mello
    2013-06-06T10:32:43  

    Meu Deus que coisa ridícula!!! A melhor parte são os usuários de Android dizendo "ta vendo, quem disse que iPhone não pega vírus " kkkkk Tiveram que fazer um aparelho MUITO mais caro que um carregador comum para instalar o malware no aparelho, em quanto o android só precisa dele mesmo kkkkkkkkk, não estou entrando no mérito de qual sistema operacional e melhor ou qual aparelho é pior, só estou afirmando qual a segurança do IOS está anos luz a frente do android!!!

    recentes

    populares

    • Victor Mello
      2013-06-06T10:32:43  

      Allan Rodrigues custa menos sim.

    recentes

    populares

    • Victor Mello
      2013-06-06T10:32:43  

      Victor desculpe mais não sei quanto custa um carregador de iPhone é menos que U$100, por que por menos que isso você pode comprar um dispositivo ainda mais complexo que o utilizado pra colocar o vírus no Gadget!

  • Monsenhor Razão
    2013-06-06T10:49:07  

    Se alguém pegar qualquer carregador e soldar os terminais da tomada (110v ou 200v) direto no conector USB, o estrago vai ser muito maior!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-06-06T10:49:07  

      uhasuhasuhasuhsha

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-06-06T10:49:07  

      Cara, isso pode até matar! Colocar 220 volts direto no celular!

  • Japonesaichi
    2013-06-06T12:11:20  

    Este protótipo é só pra mostrar uma falha, na prática é quase impossível porque o cara precisa usar o carregador modificado que contém o vírus e conectar ao iPhone de um trouxa que vai aceitar um estranho oferecendo uma recarga de bateria gratuitamente em aeroportos, rodoviárias e outros locais públicos.

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-06-06T12:11:20  

      Quem me conhece nestes posts sabe que tenho um velho Motorola Milestone2 desde o seu lançamento. Nos comentários eu faço duas coisas, ou faço comentários normais sobre a matéria(que a maioria não consegue fazer aqui) ou tiro sarro de todos que ficam se matando pelo simples fato de ser anônimo aqui dentro e poderem falar as besteiras que não teriam a coragem de dizer frente-a-frente. Hehehehehehe

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-06-06T12:11:20  

      né?

  • Ralphy Rett
    2013-06-06T12:14:00  

    Que sensacionalismo barato e falto, hein OGlobo?? Que tipo de jornalismo e' esse? Estao querendo se nivelar por baixo com outros sites que so' publicam escandalos falsos?? Idos sao os dias que esse portal e o jornal eram serios...

    recentes

    populares

    • Ralphy Rett
      2013-06-06T12:14:00  

      Vc deve ter um lixão destes e ta vendo a bomba q comprou né...fica calmo amigo...

  • Werley Hudney
    2013-06-06T11:33:15  

    Certamente os eletricistas de plantão estão boquiabertos com tal notícia. Indubitavelmente tal vírus vem através das redes de energia, os quais certamente já estão contaminando aparelhos eletrônicos tais como televisores e batedeiras. Não há indícios na história da humanidade tal malfeitoria.

    recentes

    populares

    • Werley Hudney
      2013-06-06T11:33:15  

      Caro amigo Werley Hudney, o único vírus que a rede de energia trás é o choque... Aprenda a ler melhor a notícia... O carregador possui um software interno que transmite pelo cabo o vírus.... cada um viu....

    recentes

    populares

    • Werley Hudney
      2013-06-06T11:33:15  

      Não, meu caro, a matéria é bem explícita: dentro desse carregador tem uma placa-mãe, programada pra agir quando conectada ao iPhone. Não tem nada a ver com vírus pela energia elétrica.

  • Guilherme Silva
    2013-06-06T10:18:56  

    Uai como assim? Iphone com vírus?kkkkkk E o povo que tem "Enche a boca" pra falar iphone não tem vírus! kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2013-06-06T10:18:56  

      Quem diz que iphone ou Mac, não pode pegar vírus não entende nada!!! Sou usuario dos dois e sei que existe sim a existência de vírus pra ambos, porem, é MUITO mais difícil do que Android, Windows e tal... Por exemplo no Mac para um vírus "pegar" no seu computador tem que ser executado pelo usuário diferente do Windows que os vírus "pulam" de um pendrive pro computador sem necessidade do usuário nem entrar nos arquivos.

  • Dean Rosa
    2013-06-06T10:11:03

    Especificaram até o tamanho do carregador, mas não falaram o que o malware faz.

  • Helio Magalhaes
    2013-06-06T10:49:06

    A imagem na foto é do carregador original, que vem na caixa do iPhone. Não entendi!

  • Fred Masson
    2013-06-06T10:31:30

    Guilherme Silva, para este malware infectar o IPhone o cara tem que carregar o aparelho com um protótipo de carregador que nem no mercado está, sem contar que provavelmente na próxima atualização esta "falha" já estará sanada. E vc vem dizer que não é seguro? Fala sério. Já para o Android qualquer criança de 5 anos consegue criar um vírus e infectar vários aparelhos.

  • Thiago Souza
    2013-06-06T10:20:47

    Esse carregador custa R$ 2.000,00 reais em qualquer camelô. Faz de tudo... menos carregar o iPhone, iPod ou iPad.

  • EMMANO FROTA
    2013-06-06T11:32:23

    Não explicam a materia direito só pros mais burros acharem que é a coisa mais facil do mundo pegar um virus no iPhone.

  • Samuel Voltolini
    2013-06-06T11:25:02

    se for comprar no camelo esse aí esta do preço do original

  • Fenrrer Arcano
    2013-06-06T12:09:42

    mudou minha vida por completo!!!

  • Joao Neto
    2013-06-06T10:41:33

    Já comprei o carregador que faz o Galaxy pegar fogo, agora vou comprar esse!

  • Caio Silva
    2013-06-06T10:33:50

    Em apenas um minuto ele é capaz de nstalar um... Putz parei aqui...

  • Diego Almeida
    2013-06-06T13:46:06

    A matéria é informativa. Aí esse monte de gente fica brigando por causa de marca de celular. Bando de trouxa fica defendendo aple, sansung, nokia etc. enquanto eles que ganham dinheiro e você perdendo kkkkkkkkkkkkkk

  • Fábio Silva
    2013-06-06T13:30:52

    Sem comentários!

  • Fábio
    2013-06-06T16:26:13

    Nossa hein, Cadê a segurança de um iPhone/iOS agora?

  • Wagner Andrade
    2013-06-06T14:18:43

    Noticiazinha meia boca essa, mais uma das chamadas PEROLAS DO TECHTUDO. Esse protótipo pode ser usado em qualquer aparelho, bastando os pesquisadores direcionar a um determinado produto, assim como fazem os crack's quando querem prejudicar determinados sistemas.

  • Eduardo Faber
    2013-06-06T14:15:39

    O legal é que um vírus para Android até uma criança faz, e olha o quanto se investiu para fazer um para IOS, fora que ainda acho que o tal instituto/empresa está se promovendo com isso.

  • Guilherme Barbosa
    2013-06-07T08:50:07

    só passei pra deixa o meu CHUPA APPLE. abç