TV

29/06/2013 07h20 - Atualizado em 29/06/2013 07h20

Como instalar a sua nova TV com segurança

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Televisores são comumente instalados em paredes ou sobre móveis. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para realizar esta tarefa. O TechTudo preparou uma matéria especial para que você saiba como instalar sua nova TV de forma prática e segura. Confira!

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Instalação de TVs exigem alguns cuidados especiais (Foto: Reprodução)Instalação de TVs exigem alguns cuidados especiais (Foto: Reprodução)

O primeiro passo é desempacotar a sua nova TV. Parece uma tarefa simples: abrir a caixa, tirar o produto e montá-lo. Porém, se você comprou uma TV com tela grande, acima de 47 polegadas, é possível que a ajuda de outra pessoa torne o serviço menos trabalhoso e mais seguro.

Se for desempacotar e montar o aparelho sozinho, atente para apoiá-lo em uma superfície plana, que suporte o peso da TV enquanto você monta. Normalmente, parafusos são usados para encaixar a base da TV. Assim, procure utilizar as chaves corretas para evitar o desgaste do parafuso.

Outra questão importante é a localização da TV. Se você adquiriu uma TV Plasma, é aconselhável colocá-la em um ambiente com baixa luminosidade. Evite posicionar o aparelho de forma oposta (de frente) para uma janela ou luminária, pois o vidro da TV Plasma irá refletir os raios de luz, atrapalhando a visualização da imagem. No caso de TVs de LCD/LED, ambientes iluminados não costumam ser problemáticos, pois a tela da maioria dos modelos contém uma camada antirreflexo.

Caso a TV seja instalada sobre um rack, é importante levar em consideração a qualidade do móvel que, em geral, é feito em MDF. TVs de LCD/LED, com tela de 47 polegadas, têm um peso médio de 17 Kg. Um rack “comum” deve suportar tranquilamente o peso. Entretanto, se a TV tiver um peso superior, como os modelos Plasma, considere investir em uma base mais robusta, com reforço central. Existem, inclusive, racks feitos de metal que suportam uma carga maior.

Se você optar por instalar a TV na parede, é preciso ficar atento. Primeiramente, procure pelo suporte adequado ao tamanho do seu aparelho de TV e verifique a qualidade do material utilizado no produto. Em seguida, fique atento à furação na parede, bem como a fixação do suporte antes de encaixar a TV. Caso o aparelho seja instalado em uma parede de madeira (ou drywall), parafusos especiais e outros reforços específicos são indicados. Recomenda-se a contratação de um profissional especializado para realizar a instalação da TV em paredes.

Quanto ao cabeamento, tenha o cuidado de não “amassar” nenhum cabo contra parede ou forçar o alcance dos fios entre aparelhos. Isso pode danificar a conexão interna da TV ou provocar inclinações indesejadas na tela. O ideal é planejar a passagem dos fios antes da instalação, especialmente para o cabo de força, tanto por questão estética quanto funcional.

A altura ideal para a TV é em torno de 1,20 metros, considerando o centro da tela. Este é o valor aconselhado quando se considera a altura dos olhos de um telespectador sentado em um sofá em frente à TV. Com relação à distância entre a TV e o observador, deve-se levar em consideração o tamanho da tela. Por exemplo, para uma tela de 42 polegadas é recomendado uma distância de 2,70 metros. Já uma tela de 55 polegadas exige uma distância em torno de 3,60 metros para uma visão confortável.

Em dúvida sobre qual TV comprar? Confira quais os melhores televisores do mercado!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz
    2015-06-10T09:09:32

    Ótima matéria, mas nem sempre é simples, muitas dificuldades surgem durante uma instalação: parafusos que não servem, peças que faltam, paredes fracas, suportes difíceis de regular. Pessoas sem prática podem se ferir seriamente usando furadeiras e parafusadeiras. Chame alguém experiente para fazer o serviço. Aqui em Porto Alegre já instalei mais de 500 suportes de TV. Me liga: 9507-7070.

  • Ana Cunha
    2013-11-25T10:06:16

    Olá, vou instalar minha Smart TV na parede e gostaria de saber quais cabos e saídas/entradas tenho que deixar atrás da TV com seus pares próximos ao chão, ficando tudo embutido. Obrigada

  • Emannuel Silveira
    2013-06-29T13:28:57

    qualquer um faz isso.