Sistemas Operacionais

27/06/2013 06h00 - Atualizado em 28/06/2013 13h37

Confira todas as novidades que a Microsoft anunciou na Build 2013

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft realizou ontem (26), o primeiro dia da edição 2013 da conferência Build, evento anual em que a companhia apresenta suas novidades e as principais diretrizes para seus produtos no futuro. O grande destaque da conferência foi a revelação do Windows 8.1, cuja versão prévia já está disponível para download.

O Windows 8.1 permite que vários aplicativos sejam utilizados em uma única tela (Foto: Reprodução/Microsoft)O Windows 8.1 é o grande destaque da Build (Foto: Reprodução/Microsoft)

Remodelado, o Windows 8.1 deve acabar com as más impressões do Windows 8. Para começar, o botão Iniciar foi ressuscitado com funções similares ao que a ferramenta oferecia tradicionalmente. A diferença é que, agora, o botão leva para a Start Screen, que de acordo com a Microsoft foi totalmente remodelada.

Interface remodelada do Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)Interface remodelada do Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)

A nova tela permite que os usuários personalizem a interface do sistema na tela inicial em vários graus: além das cores e temas de fundo, as tiles com aplicativos e atalhos podem ser reordenadas e ter suas dimensões modificadas. Além disso, quem não gosta da nova interface gráfica do Windows pode configurar o sistema para dar boot direto para o desktop.

Além desses avanços em termos de uso, o novo Windows 8.1 ganhou uma ferramenta de buscas mais evoluída. Agora, quando o usuário pesquisa alguma coisa no sistema, o motor de buscas encontrará arquivos, imagens, músicas, configurações do sistema, links de Internet, conteúdo armazenado no SkyDrive e aplicativos instalados. Além de funcionar com mais agilidade, a nova busca interna é bem fácil de acessar: basta digitar na tela inicial que o sistema já começa a pesquisar os dados.

Nova busca e maior interação com os conteúdos do Skydrive no Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)Nova busca e maior interação com os conteúdos do Skydrive no Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Novos aplicativos

Além dos aprimoramentos do Windows 8, a Microsoft revelou a chegada de outros apps. Uma das novidades é o SkyDrive, que além de servir de ferramenta para gerenciar arquivos na nuvem, permite que o usuário tenha acesso aos arquivos armazenados no HD.

O Painel de Controle e a Windows Store também foram redesenhados pela Microsoft. De acordo com a Microsoft, o redesenho visou simplificar a interface para que seja mais fácil encontrar conteúdo nos dois aplicativos.

Loja remodelada (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows Store remodelada (Foto: Divulgação/Microsoft)

Outro grande destaque é a adição do Internet Explorer 11 como navegador padrão do sistema. Na apresentação do aplicativo, a Microsoft ressaltou que os comandos touch funcionam melhor agora. O usuário também poderá abrir quantas abas de navegação desejar, a diferença é que, agora, elas ficam listadas em miniaturas na barra inferior da tela. As abas sincronizam entre outros dispositivos, como Windows Phone, Xbox e tablets.

Há também um Bing Maps redesenhado, que agora permite que buscas locais sejam realizadas, a exemplo do que já era possível na versão Windows Phone do serviço. Os aplicativos Food & Drink e Health & Fitness. O F&D permite acesso a receitas, enciclopédias sobre vinho e mais. O H&F oferece gráficos e dicas para que o usuário crie uma programação de exercícios e tenha uma vida mais saudável.

Internet Explorer 11 agora é o navegador padrão (Foto: Divulgação/Microsoft)Internet Explorer 11 agora é o navegador padrão (Foto: Divulgação/Microsoft)

Outlook

A Microsoft revelou várias afinações na interface do cliente de emails que, infelizmente, não estão presentes no Windows 8.1. Agora, o Outlook separa melhor os conteúdos, a partir da sua origem. Ao clicar em Social, por exemplo, o Outlook lista os emails relacionados a interações em redes sociais.

O Outlook está melhor organizado (Foto: Divulgação/Microsoft)O Outlook está melhor organizado (Foto: Divulgação/Microsoft)

Facebook e Flipboard na versão Modern UI

Depois de uma série de impasses, o Windows 8.1 deverá ganhar um aplicativo dedicado ao Facebook, desenhado com a interface Modern UI. Ainda não há uma data para a liberação do software.

Outro aplicativo anunciado para Windows é o Flipboard. O popular agregador de notícias de iOS e Android terá, finalmente, uma edição voltada para o Windows 8.1.

Interface do Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)Interface do Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Projeto Spark

O Spark é um programa muito interessante para a criação de games. De acordo com a Microsoft, a plataforma estará disponível para Xbox 360, Xbox One e Windows 8. A ideia é que com o Spark todo mundo possa sair por aí criando jogos: desde interações simples, com os recursos e efeitos pré-definidos na ferramenta, até a produções mais ambiciosas.

A partir de agora, especialmente em tablets, recursos como câmera e Skype podem ser acessados pelo usuário sem a necessidade de desbloquear o dispositivo.

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, fala sobre as inovações da empresa (Foto: Divulgação/Microsoft)Steve Ballmer, CEO da Microsoft, fala sobre as inovações da empresa (Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows Phone

O sistema para smartphones ganhou pouca atenção no primeiro dia de Build. As principais novidades foram os anúncios de novos aparelhos: Nokia 928, 925 e 521e HTC 8XT e Samsung ATIV S Neo.

Quer saber mais sobre Windows 8? Acesse o Fórum do TechTudo!

Via TechRadar

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Mataso
    2013-06-27T10:23:19

    ja esta disponivel para atualizacao