Jogos de estratégia

03/06/2013 09h52 - Atualizado em 03/06/2013 09h52

De BioShock a Far Cry 3, saiba qual FPS combina mais com seu estilo de jogo

Alexandre Correia
por
Para o TechTudo

A sétima geração de videogames foi um marco na popularização dos jogos FPS. O sucesso foi tão grande que é difícil encontrar um dono de Xbox 360 ou um PlayStation 3 que não tenha ao menos um título do gênero em sua coleção. Sendo assim, preparamos uma lista com os principais games de tiro em primeira pessoa e as características que os diferenciam:

O Melhor Gráfico: Bioshock Infinite (Xbox 360, PS3)

A qualidade das texturas vistas no game são impressionantes (Foto: Reprodução/GameFM)A qualidade das texturas vistas no game são impressionantes (Foto: Reprodução/GameFM)

A franquia sempre foi sinônimo de belos gráficos, mas Bioshock Infinite atingiu um novo patamar. Mesmo não tendo a intenção de ser foto-realista, o game possui um visual e uma fotografia que encanta a todos.

Inspirada em elementos de outros títulos clássicos, Columbia é a cidade mais bonita e majestosa apresentada nesta geração. Além da paisagem, é importante lembrar da personagem Elizabeth, que consegue realmente nos emocionar e empolgar. Não sorrir nos momentos mais divertidos divididos com ela, é uma tarefa quase impossível.

O Melhor Single Player: Bioshock 1 e 2 (Xbox 360, PS3)

Em Bioshock 2 o jogador encarna um Big Daddy (Foto: Reprodução/IGXPro)Em Bioshock 2 o jogador encarna um Big Daddy (Foto: Reprodução/IGXPro)

Se Bioshock Infinite é o mais belo, os primeiros jogos da franquia possuem o single player mais envolvente. A cidade de Rapture encantou diversos gamers, que mergulharam profundamente na trama, descobrindo lentamente os mistérios da cidade submersa.

E se os chamados Big Daddys aterrorizaram no primeiro jogo, o grande trunfo do segundo foi colocar os jogadores no papel do próprio personagem, inovando bastante e dando grande quantidade de plano de fundo à história.

O Melhor Multiplayer: Battlefield 3 (Xbox 360, PS3)

Naves e veículos são um dos grandes diferenciais da franquia (Foto: Reprodução/GameRant)Naves e veículos são um dos grandes diferenciais da franquia (Foto: Reprodução/GameRant)

Battlefield 3 trouxe aos consoles a mesma qualidade dos primeiros jogos da franquia, alcançando um prestígio que até então não havia conseguido com Bad Company 1 e 2. 

A série sempre foi lembrada pela liberdade tática e pela quantidade de veículos e naves pilotáveis nos mapas – que são gigantescos. O título também conta com um grande número de jogadores na mesma sala, criando verdadeiros combates bélicos, motivo pelo qual ficou conhecido como um verdadeiro simulador de guerra. Além disto, o realismo dos movimentos e o recuo que as armas possuem trazem uma incrível sensação de realidade.

O Mais Inovador – Portal 2 (Xbox 360, PS3)

Portal Gun, uma das grandes inovações do título (Foto: Reprodução/ZeeGamers)Portal Gun, uma das grandes inovações do título (Foto: Reprodução/ZeeGamers)

Não exatamente um game de tiro, Portal foi chamado por muitos como o melhor dessa geração. O título é basicamente um jogo puzzle em primeira pessoa, com vários enigmas que devem ser solucionados usando a famosa Portal Gun.

O primeiro título já havia sido aclamado pela crítica mundial por seu gameplay inovador e pelo humor sombrio, tanto que em 2007 foi considerado o jogo mais original do ano. Curiosidade: poucas pessoas sabem, mas Portal acontece no mesmo universo de Half-Life.

A melhor ambientação: Far Cry 3 (Xbox 360, PS3)

Belas paisagens como esta fizeram de Far Cry 3 um título único (Foto: Reprodução/Edge-Online)Belas paisagens como esta fizeram de Far Cry 3 um título único (Foto: Reprodução/Edge-Online)

Vencedor do prêmio de melhor jogo de 2012 pelo TechTudo, Far Cry 3 trouxe um incrível mundo aberto à ser explorado. A trama se passa em uma ilha infestada de piratas, onde a única lei é a sobrevivência, um conto sombrio e selvagem sobre a humanidade perdida.

Não sendo apenas um FPS bonito, Far Cry 3 trouxe alguns elementos de RPG consigo, como pontos de experiência, árvores de habilidades e um sistema de fabricação de itens. Além disso, todo encontro com inimigos pode ser abordado de várias formas diferentes, uma liberdade que foi bastante apreciada pelo público.

O Melhor Exclusivo de PS3: Killzone 2 (PS3)

Um dos melhores multiplayers desta geração (Foto: Reprodução/SelectGames)Um dos melhores multiplayers desta geração (Foto: Reprodução/SelectGames)

Se Killzone 1 foi um dos jogos mais famosos do PS2, Killzone 2 manteve a qualidade da franquia no PS3. O segundo game da série trouxe um modo campanha intenso, dotado de uma história com trama e personagens muito bem elaborados.

Seu multiplayer pode ser facilmente considerado um dos melhores da geração, e é realmente uma pena que a comunidade online do game tenha diminuído tanto com a chegada do terceiro game da série.

O Melhor Exclusivo de Xbox 360: Halo 4 (Xbox 360)

MasterChief destruindo um dos inimigos do jogo (Foto: Reprodução/GameInformer)MasterChief destruindo um dos inimigos do jogo (Foto: Reprodução/GameInformer)

Xbox sempre foi sinônimo de Halo. O quarto jogo da franquia possui uma das melhores tramas e melhores gráficos desde o primeiro game, sendo que somente seu multiplayer não supera Halo 3. 

Se engana quem pensa que cada Halo é o mesmo jogo em uma roupagem diferente. Os gamers que acompanham a franquia desde o início sabem que a jogabilidade sofre grandes alterações a cada jogo, trazendo sempre uma experiência única. É possível que este seja um dos motivo de tanto amor à serie por parte dos donos do console da Microsoft.

O Mais Subestimado: Bulletstorm (Xbox 360, PS3)

Os jogadores são recompensados por mortes mais violentas no jogo (Foto: Reprodução/TotalGamingReviews)Os jogadores são recompensados por mortes mais violentas no jogo (Foto: Reprodução/TotalGamingReviews)

Mesmo recebendo notas excelentes da mídia especializada, muitos ignoraram o lançamento de Bulletstorm. O multiplayer do jogo nunca teve uma comunidade muito ativa, o que acabou refletindo diretamente nas vendas do título.

No entanto, o modo campanha é excelente. Embora controverso – por permitir tiros em partes íntimas durante as “skillshots” – ele diverte qualquer fã de FPS durante horas. O sistema de skillshots é muito parecido com o visto em Fallout 3, onde os movimentos paravam e era possível escolher em qual parte do corpo direcionar o disparo.

O Mais Aterrorizante – F.E.A.R 2 (Xbox 360, PS3)

Criaturas monstruosas surgem sem nenhum aviso (Foto: Reprodução/kinia24lara)Criaturas monstruosas surgem sem nenhum aviso (Foto: Reprodução/kinia24lara)

F.E.A.R. é uma das franquias mais aterrorizantes do gênero. A grande sacada do jogo eram os momentos em que nem mesmo o jogador entendia exatamente o que estava acontecendo. Muitas vezes a tela mudava para algo mais demoníaco sem aviso, e o jogador distraído não percebia que atrás dele havia surgido alguma espécie criatura.

Da mesma forma, pouco da trama era entregue no início, cabendo ao jogador descobrir quais os motivos dos eventos mistériosos. A história seguia o enredo do primeiro game, que girava ao redor de vários eventos paranormais envolvendo uma garotinha. Estes e outros elementos do jogo foram fortemente inspirados em histórias de horror japonesas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Barbosa
    2013-06-03T10:28:04  

    No xbox 360 eu prefiro CoD para multiplayer, mas no PC é BF3! Portal é muito bom e Bioshock tem seu diferencial, e é impressionante.

    recentes

    populares

    • João Barbosa
      2013-06-03T10:28:04  

      tem um tempo que não jogo os 2 e nao sei oq realmente mudou... mas antes de parar era assim que eu gostava.

    recentes

    populares

    • João Barbosa
      2013-06-03T10:28:04  

      Lamento por você. Tenho os dois, mas o CoD tá abandonado faz tempo, depois que aprendi a pilotar helicópteros no BF3.

  • Gabriel Ribeiro
    2013-06-03T11:15:19  

    Melhores Gráficos Bioshock? Melhor que BF3 e Farcry? Parei de ler a noticia ai. Isso porque eu adoro Bioshock mas os gráficos dele não estão no mesmo nivel de BF3.

    recentes

    populares

    • Gabriel Ribeiro
      2013-06-03T11:15:19  

      Gráficos não incluem apenas contagem de polígonos e tamanho das texturas...

  • Diego Zaro
    2013-06-03T10:50:52

    Tenho Battlefiled e Far Cry, valeram cada centavo, já o do Killzone eu não gostei muito.

  • Marcelo Souza
    2013-06-03T10:45:06

    Será que os estagiários com tanta experiência em jogos sabem o que é: IDDQD, IDKFA, IDCLIP, pois acho que somente quem sabe o que é isso pode falar com propriedade sobre o assunto games...

  • Master Chief
    2013-06-03T11:39:12

    Melhor gráfico: Halo 4 Melhor ambientação: Far Cry 3 Melhor história: Bioshock Infinite Melhor jogo de tiro em primeira pessoa: Halo 4

  • Luciana Gheller
    2013-06-03T10:55:03

    Vixi, só quem não joga Portal e Half Life não sabe que são interligados! Jogos fantásticos! Estou jogando Black Mesa e estou apaixonada!!

  • Leandro Batista
    2013-06-03T10:21:36

    .......

  • O Chefão
    2013-06-22T10:42:52

    far cry 3 é o melhor jogo de todos muito bom!!!