Video game

13/06/2013 01h05 - Atualizado em 13/06/2013 02h26

EA Sports UFC terá estratégia de chão e golpes característicos de cada lutador

Léo Torres
por
Da E3 2013

A nova versão da franquia oficial do UFC foi anunciada há pouco mais de um mês e já se tornou um dos jogos mais esperados do ano. Durante a E3 2013, em Los Angeles, Estados Unidos, os desenvolvedores da EA Sports mostraram os últimos avanços para a próxima geração do game, a ser lançada para PlayStation 4 e Xbox One.

EA Sports UFC (Foto: Divulgação)EA Sports UFC (Foto: Divulgação)

Um novo conceito de MMA nos games

Com data de lançamento para o primeiro semestre de 2014, o jogo promete revolucionar os títulos de luta com um realismo nunca antes visto. Em uma sala fechada, onde câmeras eram proibidas, imagens iniciais eram mostradas para um público boquiaberto. Novos recursos, como deformação da pele, rugas e alteração da cor sob pressão (o que acontece muito ao longo do jogo), ficaram ainda mais vivos com o efeito de cada pancada. O dano parece real, com uma infinita variação de ferimentos que podem ser causados. Uma comparação entre quatro rostos não deixava dúvidas da dificuldade de diferenciar qual deles era criado no computador.

Ficava claro, pela forma com que as imagens eram apresentadas, que ainda há muito trabalho pela frente. Mesmo assim, os movimentos dos personagens já estão muito mais reais, com o uso de um extremamente dinâmico jogo de pernas e a interferência real do cenário. Além das paredes do ringue se movimentarem sob pressão, elas vão poder ser utilizadas como apoio para golpes muito mais potentes.

EA Sports UFC (Foto: Léo Torres / TechTudo)EA Sports UFC (Foto: Léo Torres / TechTudo)

Saindo do visual, os desenvolvedores prometem muito mais inteligência para o novo UFC. Com consultoria do canadense Adam Ryan, faixa preta em Jiu-Jitsu Brasileiro, que teve aulas com o próprio mestre Carlson Gracie, muito deve mudar na dinâmica de chão do título. A começar com a encaixada dos golpes, que sempre pareceram pouco realistas. Um estrangulamento ou armlock não vai mais entrar com perfeição ao apertar de um botão, necessitando de uma estratégia de movimentação necessário para conseguir posicionar uma finalização.

Além disso, os jogadores deverão receber mais diferenciação. Com o que os desenvolvedores estão chamando de MMAi (inteligência em artes marciais mistas), cada um terá objetivos diferentes. Essa nova riqueza de detalhes estratégicos tem o potencial de mudar completamente o estilo de jogo de cada um, com planos de luta baseados nas tendências de cada lutador na vida real.

Mesmo com apresentação fragmentada, com expressões em uma parte, e texturas e movimentação em outra, tudo indica que os fãs de artes marciais ficarão bastante satisfeitos com o resultado final.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Ramada
    2013-07-13T12:49:37

    Vai lançar para Xbox 360 ou PS3?????

  • Apolo Albuquerque
    2013-06-13T01:58:01  

    Ih olha lá! Já botaram o Pettis em evidencia no jogo... Se cuida Zé Aldo, cai dentro que os caras vao tentar te garfar! Se deixar ir pra decisão vai perder.

    recentes

    populares

    • Apolo Albuquerque
      2013-06-13T01:58:01  

      Sacanagem com o Pettis, kkkk. Tá levando uma cossa. Sendo que nessa luta ele deu show no Bendo. E fora que parece que o chuta apoiado na grade nem pegou aí no game.

    recentes

    populares

    • Apolo Albuquerque
      2013-06-13T01:58:01  

      Éverton Silva Eu sei que é o Ben Henderson... e tbm sei que apesar de eles já terem lutado e terem digitalizado algumas imagens da luta na epoca o pettis ainda nao tinha as tattoos no peito entao nao é a luta antiga, José NEto . Quando falei do Aldo foi por que eles vao se enfrentar (Aldo e Pettis) e eu achei isso uma baita duma sacanagem. O Hendo que tinha que pegar o Pettis numa revanche já que perdeu pra ele na primeira luta... Ta na cara que o Grana White quer tirar o cinturão do Brazuca

  • Bruno Barbieri
    2013-06-13T08:35:58  

    Faz igual o UFC 3... depois que todo mundo comprar o jogo vcs retirar os servidores do ar... e ninguém joga online... CAMBADA!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Bruno Barbieri
      2013-06-13T08:35:58  

      Antonio, acontecera sim, a EA tem a politica de qdo se passa 2 anos do jogo e ele é seriado como FIFA, NHL, NFL, NBA de tirar o servidor do ar, até jogos como NBA JAM que não tem série todo ano eles desativam os servidores, pois da muito gasto manter um servidor de FIFA 2011 por exemplo, vc acaba tendo q adquirir pelo menos um antes do atual, exemplo, qdo lançarem o FIFA 2014, adquira o 2013 pelo menos pra jogar Online pois o 12 já era....

    recentes

    populares

    • Bruno Barbieri
      2013-06-13T08:35:58  

      Eu não sei então, vendi o meu pois ja tinha enjoado do game estava só pegando poeira na prateleira de casa!

  • Richard Santos
    2013-06-13T14:55:24

    Vamos cer se passa das expectativas

  • Aquiles Oliveira
    2013-06-13T14:06:47

    Promete muito!!!

  • Igor Nóbrega
    2013-06-13T07:44:23

    Legal! Mais um bom jogo de luta pra quebrar os controles.

  • Vinicius Andrade
    2013-06-13T03:42:22

    Só eu achei o Dana White too much excited na conferência da EA? Esse daí promete bastante, o lance é aguardar por mais videos até lançarem.

  • Andre Santos
    2013-06-13T03:24:51

    cool

  • Andre Santos
    2013-06-13T03:24:27

    cool

  • Andre Farias
    2013-06-13T13:30:49

    O pessoal da xBRx esta esperando para mandar ver.

  • Silmara Rezende
    2013-06-13T12:18:59

    Spring 2014...ta logo ae?!!

  • Renato Miranda
    2013-06-13T09:07:23

    Falta só resolverem o problema do "load" SUPER demorado.

  • Andre Santos
    2013-06-13T03:24:19

    cool

  • Andre Santos
    2013-06-13T03:24:51  

    cool

    recentes

    populares

    • Andre Santos
      2013-06-13T03:24:51  

      Para de latir e vai deitar!

  • Igor Souza
    2013-06-15T07:05:04

    Só no game pro Benson escapar daquele chute ...

  • Genivaldo Junior
    2013-06-13T13:58:17  

    Deveria ter para todos os consoles inclusive PCS não é todo mundo q tem condições de ter um PS4 ou um Xbox

    recentes

    populares

    • Genivaldo Junior
      2013-06-13T13:58:17  

      Cara, pra montar um PC com as qualidades do PS4 ou XBOX ONE com certeza daria pra comprar um console. Mas não é esse o motivo deles com certeza.

    recentes

    populares

    • Genivaldo Junior
      2013-06-13T13:58:17  

      Gustavo, o problema é a pessoa tem de fazer 2 investimentos, pois muitos jogos saem apenas para PC e o cara acaba tendo de gastar muito (um pc gamer e um PS4, por exemplo) para aproveitar. Eu optei por comprar um PC pra rodar os jogos dessa geração mas nao posso comprar um PS4.. Tem de ser um ou outro, os 2 nao da.

  • Danilo Macedo
    2013-06-13T10:56:33  

    Só espero que não se esqueçam dos consoles da atual geração também, afinal esse jogo promete!

    recentes

    populares

    • Danilo Macedo
      2013-06-13T10:56:33  

      Lucas Barbosa. Mas a questão nao é essa, se continuar lançando pra atual geração, nem todo mundo vai comprar a nova, então eles querem mais é que vc aposente o seu PS3 e Xbox 360 e mude logo pro PS4 e XOne

    recentes

    populares

    • Danilo Macedo