08/06/2013 08h00 - Atualizado em 08/06/2013 08h00

Empresa cria projeto de tênis personalizados que podem ser impressos

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um projeto conceitual desenvolvido pela empresa promete mudar o uso de tecnologia nos calçados, caso se torne um produto real. A companhia desenvolveu a ideia de um tênis personalizado que é criado baseado em dados do usuário e pode ser impresso pelo próprio consumidor em uma impressora 3D.

Tênis seria construído de acordo com perfil do usuário (Foto: Divulgação)Tênis seria construído de acordo com perfil do usuário (Foto: Divulgação)

O funcionamento da tecnologia é bem interessante. O primeiro passo seria ir a uma loja com os produtos para fazer uma avaliação. O usuário utiliza um tênis de testes com sensores de pressão que vão rastrear seus movimentos durante uma espécie de “test drive” dos calçados. Então, um sistema de computação analisa a biometria, combina com os dados coletados pelos sensores e cria um perfil.

A partir daí, o tênis personalizado é desenvolvido especialmente para aquele usuário no computador. A forma, os materiais e as cores podem ser totalmente customizados pela Internet até o arquivo final ficar pronto para a impressão. Em algumas horas, o calçado ideal para seu corpo é produzido de maneira bastante simples e eficiente.

O projeto já teve mais de 2,1 mil visualizações no site Behance, onde foi publicado, e os comentários são bem positivos. Resta saber se, algum dia, o projeto conceitual vai virar produto para o consumidor.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Behance

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Malu Reis
    2013-06-08T13:26:27

    Perfeito para quem tem problemas nos pés. Se já estão imprimindo armas de fogo, não está longe de imprimirem tênis. Longe no entanto está o dia que teremos uma em casa. Vai aí no mínimo mais dez anos, creio. Mas as aplicações são ilimitadas.

  • Jaoa Cardoso
    2013-06-08T13:00:48

    essas viadagens de hoje em dia!!!!

  • Paulo Junior
    2013-06-08T12:07:00

    Engodo!!! Como é que pode as pessoas se acostumarem com essas promessas futuristas que não explicam nada em termos da efetiva solução do problema?

  • Igor Sousa
    2013-06-08T11:22:28

    Massa!!!