Tablet

01/06/2013 15h41 - Atualizado em 01/06/2013 16h34

Facebook pode ser o grande vilão das baterias de iPads e iPhones

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

Para muitos proprietários, a bateria de seu iPhone ou seu iPad tem durado muito menos do que o ideal. Sofrendo do mesmo problema, um especialista em TI e desenvolvedor iOS resolveu investigar o motivo pelo qual a bateria do seu iPhone 4S está chegando a apenas 10% de vida útil após um dia normal de trabalho com pouco uso do dispositivo. Ao final de sua pesquisa, Sebastian Duvel pode concluir que o principal culpado deste problema relacionado a bateria de iPads e iPhones pode ser, na realidade, o aplicativo Facebook.

Galaxy S4 ou iPhone 5? Veja comparativo e descubra qual é o melhor

Duvel utilizou uma ferramenta de desenvolvimento para determinar as cinco aplicações que usam por mais tempo a CPU do dispositivo. O resultado da análise mostrou que quatro dos processos são aplicações do sistema. A quinta aplicação é exatamente o Facebook que, surpreendentemente, utiliza um tempo extremamente excessivo da CPU do iPhone quando comparada as outras quatro listadas.

Facebook para iOS é a aplicação que utiliza a CPU do dispositivo por mais tempo, fazendo assim um uso quase que constante da bateria (Foto: Reprodução/Hagga)Facebook para iOS é a aplicação que utiliza a CPU do dispositivo por mais tempo, fazendo assim um uso quase que constante da bateria (Foto: Reprodução/Hagga)

A segunda parte da análise de Duvel verifica quando um aplicativo é iniciado, fica em segundo plano e quando é definitivamente encerrado. Após duas horas de observação foi possível verificar que, mesmo em segundo plano, o aplicativo do Facebook é ativado em intervalos regulares, realiza uma pequena atividade que dura exatamente 10 segundos e novamente volta a ficar em standby. A realização deste processo por várias e várias vezes durante um dia inteiro explica o por que do Facebook utilizar tanto a CPU do dispositivo e se tornar o grande vilão das baterias de iPhones.

Bateria vicia? Tire dúvidas e saiba como preservar a vida útil de seu celular

O aplicativo do Facebook é constantemente ativado durante todo o dia, mesmo estando em segundo plano (Foto: Reprodução/Hagga)O aplicativo do Facebook é constantemente ativado durante todo o dia, mesmo estando em segundo plano (Foto: Reprodução/Hagga)

Para o especialista, há apenas duas opções para resolver esse problema: excluir o aplicativo do Facebook ou encerrá-lo definitivamente após cada utilização pressionando o botão Home duas vezes, mantendo o dedo sobre o Facebook que aparecerá em uma lista e tocando no “-” para finalizá-lo. E Duvel finalizou dizendo que os mesmos resultados foram obtidos aos testar os aplicativos Facebook Messenger e Facebook para iPad.

Via All Facebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Natanael Braga
    2013-06-02T01:24:48

    isso não é problema...a maioria das pessoas que usam o facebook no celular ou tablet não deslogam ou fecham o app...como normalmente fazemos em um desktop ou notebook...deixando o app apenas minimizado...ou seja....taá consumindo energia mantedo o app aberto...e ao mesmo tempo com as atualizações que o faze faz pra carregar novos posts por exemplo acaba consumindo dados de internet 3g...portanto vc usando o 3g simutaneamente com o app consume mais energia que o normal...

  • Carlos Castro
    2013-06-01T18:28:16

    Mais um bom motivo para eu parar de usar... vamos testar.

  • Julio Crosciatti
    2013-06-01T17:52:15

    O YouTube também detona a bateria de qualquer aparelho!

  • Helio Oliveira
    2013-06-01T17:36:42

    Alguém poderia indicar uma segunda opção do aplicativo para Android ?

  • Joao Neto
    2013-06-01T17:22:37

    Galaxy é lixo de plástico e lixo não gasta bateria.

  • Tony Vidigal
    2013-06-01T16:30:24

    O aplicativo funciona da mesma forma no Galaxy. Toda hora entra automaticamente.

  • Leandro Carvalho
    2013-06-01T16:13:33

    Prefiro o Galaxy!!!

  • Pedro Reis
    2013-06-01T18:46:57  

    Matéria estúpida e totalmente inconclusiva. Ademais, trata o leitor como se nada entendesse de tecnologia. Tenho a pontuar: 1) é obvio que o facebook representa grande porcentagem no uso da bateria de qualquer celular, afinal, os aparelhos modernos mais servem de hand-gadget do que telefone propriamente dito. 2) o facebook busca atualizações com frequencia para informar o usuário de novas notificações, então é obvio que constantemente é acionado pelo sistema em segundo plano.

    recentes

    populares

    • Pedro Reis
      2013-06-01T18:46:57  

      Chupa Pedro Reis!!!

    recentes

    populares

    • Pedro Reis
      2013-06-01T18:46:57  

      pelo menos o cara pesquisou (e soube como fazer isto) chegando a uma conclusa, materia postada... e voce no embalo do seu Phd em TI fez a conclusao. como disseram ai encima... Ta serto Doutor. Depois passa la na loja que sua encomenda de pasto chegou...

  • Wendel Rodrigues
    2013-06-01T17:37:28  

    O aplicativo FaceBook é desenvolvido pela americana Google, a chinesa Samsung não tem nada ver com esse problema. Logo logo o Google vai resolver o problema.

    recentes

    populares

    • Wendel Rodrigues
      2013-06-01T17:37:28  

      App do Facebook desenvolvido pelo seu grande rival, Samsung saiu da Coréia e mudou pra China, putz, dá hora essa erva que tu tá fumando, meu! :D

    recentes

    populares

    • Wendel Rodrigues
      2013-06-01T17:37:28  

      Raphael Melo , pelo menos copiam e fabricam algo (praticamente 100% dos smartphones existente no mundo), e nós, o que fazemos de relevante no universo dos smartphones? Por favor, recolha-se a sua insignificancia! Viva aos asiáticos, se não fosse por eles, ainda estaríamos pagando 10Mil por um Vaio ou uma TV de LCD!

  • Andre Silveira
    2013-06-01T16:28:08  

    Na boa eu ainda to para entender pq as pessoas sao tao viciadas no facebook.

    recentes

    populares

    • Andre Silveira
      2013-06-01T16:28:08  

      Também me pergunto o mesmo, Andre. Existem formas mais inteligentes de manter contato e compartilhar informações ÚTEIS.

    recentes

    populares

    • Andre Silveira
      2013-06-01T16:28:08  

      Eu uso forçado, pois alguns amigos só encontro lá. E como tenho e-commerce, infelizmente minha presença lá é praticamente obrigatória.