Internet

26/06/2013 08h49 - Atualizado em 27/02/2014 13h17

Firefox 22 ganha recursos que facilitam a vida de desenvolvedores

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Mozilla acaba de lançar a mais nova versão do Firefox. A atualização do navegador é a primeira a trazer suporte para novos protocolos da internet, como o WebRTC e o asm.js. Estes recursos vão incrementar a performance de aplicativos da web.

Nova versão do Firefox trás melhor performance para aplicativos da web (foto: Divulgação)Nova versão do Firefox trás melhor performance para aplicativos da web (foto: Divulgação)

As novidades são importantes por facilitarem o desenvolvimento deste apps para a web. O WebRTC, por exemplo, permite que os navegadores se comuniquem através de APIs em Javascript. O Firefox não é o primeiro browser a adicionar suporte ao protocolo, já usado pelo Google Chrome. Isto indica um potencial crescimento no número de projetos e companhias explorando a tecnologia.

O Asm.js trata-se de um subconjunto de JavaScript que roda com velocidades quase nativas no navegador. Brendan Eich, diretor da Mozilla, aponta que um dos pontos fortes do sistema é a segurança. “O Asm.js cria uma máquina virtual segura para linguagens de programação como o C ou C++, que possuem problemas de memória”, explica.

O Emcripten, por exemplo, é uma ferramenta que compila estas linguagens e permite convertê-las para funcionar no browser. Atualmente, o Asm.js tem velocidade igual ao dobro da performance nativa, com a possibilidade de se tornar ainda mais rápida.

A empresa lançou ainda a demo do jogo BananaBread para que os usuários possam testar estas novas funções. Ele usa WebGL, Emscripten, asm.js e WebRTC para mostrar que é possível construir jogos multiplayer em 3D e manter a velocidade ao mesmo tempo usando o navegador.

O Firefox 22 também traz outras atualizações menores, como performance melhorada de WebGL, barra de progresso de download na Dock do Mac OS X e suporte a mudanças de tamanho de tela em alta resolução no Windows.

Qual é o melhor navegador do mercado? Comente no Fórum do TechTudo!

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares