Internet

28/06/2013 15h09 - Atualizado em 28/06/2013 15h58

Google+ completa dois anos; veja o que mudou desde o último aniversário

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Segunda maior rede social do planeta, segundo pesquisas mais recentes, o Google+ completa dois anos de vida nesta sexta-feira (28). Desde o seu anúncio, em 2011, até a consolidação mais recente, o serviço da Gigante das Buscas superou a desconfiança e se tornou muito elogiado pelos usuários por suas inovações. Nestes últimos 12 meses, foram lançadas algumas novidades que ajudaram a sua popularidade a dar um salto. Listamos as principais novidades anunciadas desde seu último aniversário.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Google+ completa 2 anos de vida (Foto: Reprodução/Google+)Google+ completa 2 anos de vida (Foto: Reprodução/Google+)

Usuários mais satisfeitos do que o Facebook

Em julho do ano passado, uma pesquisa revelou que o Google+ já tinha usuários mais satisfeitos do que o Facebook. Mesmo assim, o Google seguiu investindo em inovação para sua rede social, além de integrá-la cada vez mais a seus outros serviços. O bate-papo por vídeo do Gmail,o famoso Gtalk, foi substituído pelos Hangouts e os posts com a localização do usuário passaram a redirecionar para o Google Maps.

Além disso, somente no terceiro trimestre de 2012, foram lançados recursos como os Hangouts para músicos, a criação de URLs personalizadas para o usuário e uma nova ferramenta de controlar exibição de posts. Com tantas novidades, o G+ foi crescendo e chegou à marca de 400 milhões de usuários ativos. O sucesso parecia, enfim, chegar ao serviço do Google de maneira definitiva.

Comunidades e integração com YouTube

Um dos maiores sucesso do Orkut, eras as comunidades e faltava essa ferramenta no G+. Ciente disso, a empresa rapidamente pensou em levá-las ao Google+. Em novembro de 2012, foi anunciado o recurso, que recebeu um grande número de elogios dos usuários. Além disso, a integração com o YouTube passou por reformulações e tornou-se muito mais eficiente.

Desta forma, o Google+ conseguiu fechar 2012 com a marca de 500 milhões de pessoas cadastradas e iniciou o ano de 2013 com uma estratégia forte para intensificar a adesão e tentar incomodar o Facebook: a partir de agora, quem quiser criar uma conta em qualquer serviço do Google tem que se registrar no G+. Parece ter dado certo, pois pouco tempo depois, ele já havia ultrapassado o Twitter.

Muitos novos recursos e layout redesenhado

Ainda em janeiro de 2013, foram lançados recursos como zoom e panorâmica em fotos grandes e uma ferramenta de Hangouts em tela cheia, sem falar no serviço que otimiza acesso em redes lentas e na verificação em duas etapas, para dar mais segurança, que vieram no mês seguinte. Cada vez mais completo em termos de recursos, o Google+ só tinha um detalhe para ser modificado: o seu layout.

Mais integrações e ‘independência’ do Hangout

O trabalho contínuo do G+ é louvável e a prova disso é que as inovações e integrações com outros serviços da empresa continuaram dando a tônica no segundo semestre de 2013. Com o fim do Picasa, o Google+ recebeu as fotos do serviço e uma capacidade maior de exibição de fotos em alta resolução. Além disso, o Blogger também ganhou integração com a rede social.

Google+ ganhou melhorias e novas ferramentas no Hangouts on Air (Foto: Reprodução/The Verge)Google+ ganhou melhorias e novas ferramentas no Hangouts on Air (Foto: Reprodução/The Verge)

Os Hangouts, ou bate-papos em vídeo do Google+, sempre foram um destaque da rede social e foram melhorados em 2013. Uma ferramenta para silenciar microfone enquanto digita e outra de acesso remoto se destacaram. Além de diversas melhorias para o uso dos Hangouts On Air. Era apenas uma amostra do que o Hangouts iria se tornar pouco tempo depois, quando virou o serviço oficial de comunicação do Google.

Google I/O marca início de novo ciclo

Em maio, um mês antes do aniversário de dois anos do Google+, o Google realizou a sua edição 2013 do Google I/O, conferência onde costuma apresentar o que vai ter de melhor no ano. E o G+ recebeu uma grande atenção no evento, com mais mudanças de layout, diversas opções de edição de foto, ferramenta de backup e muito mais. Foi um aviso: o Google+ vai continuar inovando em busca do topo do mercado de redes sociais.

O Vice-presidente sênior de engenharia do Google, Vic Gundotra, deixou um recado em seu perfil oficial do Google+, lembrando o segundo aniversário do Plus. "Obrigado aos usuários da rede pelo seu suporte e entusiasmo e prometo que continuaremos trabalhando para construir algo para se amar", completa o diretor da companhia.

Recado de aniversário do Google+ por Vic Gundotra em seu perfil pessoal na rede (Foto: Reprodução/Google+)Recado de aniversário do Google+ por Vic Gundotra em seu perfil pessoal na rede (Foto: Reprodução/Google+)

Além das mudanças na versão web, o aplicativo para Android do Google+ também ganhou novos recursos neste segundo aniversário. A edição de imagens e um localizador de seus amigos são os destaques, além do layout. Resta saber se o ritmo de novidades do Google+ entre este ano e o próximo vai ser tão intenso. Se em só um semestre já houve tantos recursos novos, quem sabe no fim do ano a lista seja ainda maior.

Veja a nova cara do Google+:

  •  
Novo layout do Google+ mostra novidades na rede do Google (Foto: Divulgação)Novo layout do Google+ mostra novidades na rede do Google (Foto: Divulgação)

Tem alguma dúvida sobre o Google+? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rivison Silva
    2013-07-01T14:17:00

    Pois é. A cada nova reportagem mostrando o crescimento e a qualidade do Google+ aparecem alguns alienados do Facebook com a mesma piadinha de que não tem ninguém lá. Mas a verdade é que esses ou nunca utilizaram ou então abrem um perfil e não circulam ninguém. É mais ou menos como abrir um perfil no Twitter e não seguir ninguém e querer que o Twitter crie vida num passe de mágica. Hoje o Google+ se tornou minha rede preferencial. Não dá pra ignorar tanto recurso excelente numa rede só porque meus amigos "modinhas" estão alienados ao Facebook. Portanto pra mim Face já é coisa do passado.

  • Rômulo Avila
    2013-06-30T01:09:13

    quem tem um pouco mais de QI consegue ver que o g+ é muito superior. Facebook ficou pros funkeiros colocarem em suas "músicas".

  • Mateus Santos
    2013-06-29T16:46:41

    O G+ é melhor que o Facebook...

  • Matheus Saldanha
    2013-06-28T18:40:09

    Só uso o facebook para mensagens agora, Google+ é muito superior. Muito provavelmente até o final do ano aconteça uma grande migração de rede social, do Facebook pro G+

  • Nelson Souza
    2013-06-28T18:07:14

    continua mesmo lixo!

  • Arthur Sousa
    2013-06-28T16:06:18

    Legal, vem pro Plus que o Plus tá bombando !!!

  • Sr Mrm
    2013-06-29T01:50:24  

    Nunca será. NUNCA. g+ eh a prova que nao adianta ter dinheiro pra bancar o produto se o produto eh uma merba. E outra, se ele fosse bom, nao seria obrigatorio o cadastro para usar uma conta google.

    recentes

    populares

    • Sr Mrm
      2013-06-29T01:50:24  

      você não é obrigado, e sim incentivado. ao terminar os cadastros de algum outro serviço pelo fato de ser o mesmo login destes.

  • Bárbara Rocha
    2013-06-28T19:51:42  

    Eles mexem, mexem, mas continua a mesma porcaria vazia. Só funcionário do google e fanboy usam...

    recentes

    populares

    • Bárbara Rocha
      2013-06-28T19:51:42  

      eu vejo mais conteudo no g+ do que no facebook.

  • Luis Guimarães
    2013-06-28T17:50:46

    Agora só falta ter pessoas pra usarem! HAHAHAHAHA!