06/06/2013 15h22 - Atualizado em 06/06/2013 15h22

Gray Malin, o fotógrafo que transforma praias num espetáculo de padrões

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Basta olhar uma foto do ensaio “À la plage, à la piscine” ("Na praia, na piscina", em tradução livre), do fotógrafo americano Gray Malin, para ter vontade de conhecer os litorais ao redor do mundo. A série, que mostra imagens de praias e piscinas de diversos países, capturadas de um helicóptero, é uma verdadeira celebração visual da felicidade do verão, com suas cores, luzes e formas peculiares. Vistos de cima, pessoas e objetos tornam-se padrões visuais, criando repetições e arranjos dignos de uma obra de arte.

Praia Coogee, Sydney, Austrália (Foto: Reprodução/Gray Malin)Praia Coogee, Sydney, Austrália, no projeto "À la plage, à la piscine" (Foto: Reprodução/Gray Malin)

Orlas públicas e particulares, famosas ou desconhecidas, fazem parte do catálogo de Malin, que já fotografou nos cinco continentes – passando pelo Brasil. A inspiração veio quando ele, de pé na varanda de um hotel em Las Vegas, olhava para a piscina e reparava nos frequentadores. “Fiquei fascinado pelo espetáculo de centenas de banhistas e nadadores fazendo farra na piscina gigantesca. Tirei uma foto da cena, o que acabou sendo a centelha criativa que deu início à série”, contou Marlin ao "Weather.com".

Para capturar as imagens, ele precisa ficar pendurado em helicóptero sem porta, como se fosse saltar. Por isso, seu trabalho requer agilidade e precisão, já que a paisagem perfeita se desfaz em instantes. “Quando se está voando em um helicóptero em alta velocidade, inclinando-se para fora e com ventos fortes, frequentemente você só tem uma fração de segundos para dar o clique certo. Uma grande fotografia é questão de timing“, define.

Praia de Albatroz, Portugal (Foto: Reprodução/Gray Malin)Praia de Albatroz, Portugal (Foto: Reprodução/Gray Malin)
Costa da Caparica, Lisboa, Portugal (Foto: Reprodução/Gray Malin)Costa da Caparica, Lisboa, Portugal (Foto: Reprodução/Gray Malin)

Além disso, “À la plage, à la piscine” depende muito de uma previsão meteorológica precisa. “O tempo é o fator mais importante para todas as minhas sessões de fotos, especialmente (a condição) eólica.” Por essa razão, o artista passa horas em pesquisa online antes de escolher um destino, o que não acaba com a admiração ao chegar no local. “É sempre uma surpresa, independentemente do quanto eu acho que sei sobre o lugar”, diz.

As fotografias fazem parte do acervo do Maison Gray. O estúdio é do próprio Malin, que tem 27 anos e aprendeu a trabalhar com câmeras ainda escola, se especializando posteriormente com cursos universitários em marketing e fotografia.

Praia em Dubai, um dos Emirados Árabes Unidos (Foto: Reprodução/Gray Malin)Praia em Dubai, um dos Emirados Árabes Unidos (Foto: Reprodução/Gray Malin)
Tahiti Beach Club, em Saint Tropez, França (Foto: Reprodução/Gray Malin)Tahiti Beach Club, em Saint Tropez, França (Foto: Reprodução/Gray Malin)
Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Gray Malin)Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Gray Malin)

Via Weather

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares