PC

05/06/2013 12h05 - Atualizado em 06/06/2013 08h39

Intel confirma Thuderbolt 2 com o dobro da capacidade de transferência

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Intel confirmou a chegada ao mercado da segunda versão da Thuderbolt . A tecnologia de portas de alta velocidade da empresa vai receber melhorias que permitirão a realização de tarefas muito mais complexas. Uma delas é o suporte aos vídeos com resolução 4K.

Thunderbolt 2 chegará em 2014 (Foto: Reprodução/CNET)Thunderbolt 2 chegará em 2014 (Foto: Reprodução/CNET)

Em publicação no seu site oficial, a Intel deu alguns detalhes das novidades do Thuderbolt 2, como vem sendo chamado. O principal deles é o fato de a capacidade de transferência que a tecnologia permite ter sido dobrada de 10 Gbs para 20 Gbs. Com isso, a transmissão de dados e a exibição simultânea de vídeos 4K passa a ser suportada.

“Esta meta foi alcançada combinando as duas versões independentes de canais de 10 Gbs em um único, de 20 Gbs, mas bidirecional, que suporte data e/ou display", explicou a nota da Intel. Além disso, a adição do DisplayPort 1.2 permite o streaming de vídeo para um monitor 4K ou para monitores duplos QHD. Tudo isso com os mesmos cabos e conectores usados com o Thunderbolt atual.

A porta Thuderbolt, que permite transferência de arquivos de maneira mais rápida do que a disponível nas portas USB 3.0, foi lançada como uma colaboração entre a Apple e a Intel no início de 2011. Agora a tecnologia está presente em quase todos os computadores mais recentes da companhia de Tim Cook  – com exceção do Mac Pro Tower.

Empresas como Lenovo e Acer também contam com a entrada em alguns de seus PCs. Com o Thuderbolt 2, a ideia da fabricante é de que a tecnologia seja integrada a novos chips e esteja presente nos lançamentos de 2014.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Henrique
    2013-06-05T23:55:56

    é ThuNderbolt não Thuderbolt