PC

29/06/2013 09h00 - Atualizado em 29/06/2013 09h00

Intel desenvolve faróis ‘falantes’ que avisam sobre situação do trânsito

João Júnior
por
Para o TechTudo

Um projeto da Intel em parceria com a Universidade Nacional de Taiwan resultou na criação de faróis inteligentes capazes de se comunicarem entre veículos. Seu propósito é avisar ao condutor se os automóveis a sua volta estão acelerando, freando ou fazendo curvas. Deste modo, o veículo pode reagir automaticamente, seja freando ou acelerando.

tail lightsProjeto permite que faróies dialoguem entre si (Reprodução/Engadget)

Em uma demonstração feita para o site Engagdet, duas scooters foram conectadas em um laptop, que rodava um software capaz de receber e transmitir dados em qualquer frequência (USRP + GNU Radio). Segundo os desenvolvedores, para as aplicações práticas, um dispositivo como um smartphone será suficiente.

A scooter da frente portava uma placa VLC FrontEnd que se comunica com os faróis traseiros, enquanto a de trás tinha um diodo com ângulo de visão de 120º montado debaixo do guidão. O diodo é capaz de receber a força dos sinais dos veículos ao redor para determinar qual é o mais próximo. O módulo de frequência das luzes traseiras impede interferência e permite que múltiplos veículos sejam monitorados simultaneamente.

Quando a scooter dianteira aperta os freios, o smartphone montado na de trás mostra um quadrado vermelho. Algo similar ocorre quando a moto da frente aciona a seta para esquerda. Quando todas essas informações forem compiladas, será possível transmitir a situação do trânsito para a nuvem, de modo que outros possam saber e trocar suas rotas para escapar do congestionamento. O projeto ainda está em desenvolvimento e não há previsão de quando será aplicado.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares