Tablet

05/06/2013 09h41 - Atualizado em 05/06/2013 09h41

Novos processadores Cortex-A12 farão smartphones rodarem vídeos 4K

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

As telas Full HD (1080p), presentes no Galaxy S4 e no Xperia ZQ, mal chegaram ao mercado e já podem se tornar obsoletas. A ARM apresentou sua nova arquitetura de processadores Cortex-A12 para dispositivos móveis nesta segunda-feira (3). O chip é capaz de rodar vídeos em 4K Ultra HD (2160p), o dobro de resolução dos tops de linhas atuais.

Xperia ZQ, o smartphone top de linha da Sony (Foto: Allan Melo/TechTudo)Novo processador ARM fará com que smartphone rodem o dobro da resolução máxima atual (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Baseada no conceito “big.LITTLE”, de onde também foi criado o chip Exynos 5 octa-core do Galaxy S4, os novos processadores terão ainda desempenho 40% superior à geração atual. Além do processamento superior, os novos chips poderão trabalhar com mais de 1 Terabyte (equivalente a 1024 GB) de armazenamento de dados.

O novo processador contará ainda com a GPU Mali-T622, o menor e mais eficiente processador gráfico já criado. De acordo com a ARM, este chip possui um novo tipo de codificação/decodificação de vídeo chamado Mali-V500, que promete eficiência energética. Além disso, ele será capaz de rodar e gravar vídeos Full HD em chips de núcleo único e 4K UltraHD em processadores de múltiplos núcleos.

A tecnologia 4K poderá chegar aos jogos de smartphones e tablets? Opine no Fórum do TechTudo!

A ARM promete que o Cortex-A12 estará nos smartphones já no próximo ano. Segundo a empresa, a nova tecnologia estará não somente nos modelos top de linha, mas também nos intermediários.

Via Phone Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Junior
    2014-08-22T18:53:46

    ué... farão?? O meu galaxy note3 filma e roda video em 4k... e nem tem cortex a12, a qualcomm já implementou isso faz tempo...

  • Eduardo Magliano
    2013-06-05T11:58:56

    Gostaria muito que tanta tecnologia fosse voltada também para a durabilidade da bateria!!! ..."promete eficiência energética"... Duvido muito que mesmo com eficiência energética, essa bateria dure mais de 1 dia!