05/06/2013 07h00 - Atualizado em 05/06/2013 08h15

Malware para Mac OS pode comprometer o sistema, dizem pesquisadores

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

Pesquisadores de segurança descobriram um malware capaz de comprometer o Mac OS. Chamado de “Clampzok.A”, ele altera os arquivos binários do sistema afetado. A notícia marca um dos primeiros ataques virais que podem afetar a plataforma OS X.

Pesquisadores descobrem primeiro malware capaz de comprometer o Mac OS. (Foto: Reprodução / Cult Of Mac)Pesquisadores descobrem primeiro malware capaz de comprometer o Mac OS. (Foto: Reprodução / Cult Of Mac)

O malware foi lançado originalmente em 2006 para Windows e Linux. Entretanto, ele recebeu uma atualização recentemente para afetar arquivos em dispositivos Mac OS. Quando executado, o “Clampzok.A” atinge o segmento PAGEZERO__ de um binário saudável para que ele contenha o código do vírus, infectando assim, outros arquivos binários vizinhos.

Mas o "Clampzok.A” tem suas limitações. O ataque só funciona em arquivos binários de 32 bits. E, embora ainda existam muitos arquivos desse tipo para OS X, as versões mais recentes estão migrando para o código de 64 bits.

Além disso, não é difícil detectar se o sistema está ou não infectado pelo malware. Basta realizar uma verificação da capacidade de leitura de execução do chamado PAGEZERO__ do binário para verificar se algum código foi comprometido. Aplicativos adquiridos pela Mac App Store deixarão de funcionar caso estejam infectados, o que pode facilitar na hora de descobrir se o vírus está presente na máquina.

Tem dúvidas sobre segurança? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares