Video game

09/06/2013 09h41 - Atualizado em 11/06/2013 19h38

'PS4 será um console para gamers', diz Sony alfinetando o Xbox One

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

O Xbox One foi anunciado pela Microsoft no dia 21 de maio e muitos fãs acharam que o console se aproxima mais de um centro de entretenimento para a TV do que de um videogame. A Sony decidiu então aproveitar o momento para reforçar seu posicionamento e declarou que o PS4 será voltado para os gamers.

Qual será o grande console da próxima geração (Foto: Divulgação)Qual será o grande console da próxima geração (Foto: Divulgação)

Segundo o CEO da Sony, Kazuo Hirai, o PlayStation 4 tem como o seu público principal os gamers. Durante a D11 na Califórnia, uma das maiores conferências mundiais sobre tecnologia, Hirai afirmou que “em qualquer nova plataforma, o primeiro mercado que nós temos que agradar com certeza são os jogadores. Eles serão sempre nossos principais apoiadores e nos ajudarão a aumentar a nossa audiência”.

O CEO também confirmou que o PS4 virá com aplicativos para outras funções, mas que “eles virão depois que estabelecermos nossa plataforma como um videogame de sucesso. Para nós, tudo é pensado para o público gamer”.

A Microsoft, por sua vez, revelou de uma vez por todas como irão funcionar suas novas políticas em relação aos jogos do Xbox One. Confira todos os tópicos abordados pela empresa e entenda o que isso muda para você.

O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação) (Foto: O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação))O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação)

Jogos Usados

A tentativa da Microsoft de matar o mercado de games usados se provou correta. Segundo as novas informações, quando você quiser vender o seu jogo usado, sua única opção seria procurar uma loja que tenha um contrato com a Microsoft e esteja conectada ao sistema da empresa. Desta forma, o jogo será permanentemente apagado da sua conta na Xbox Live (o serviço de rede do Xbox) e realocado à venda para os consumidores como se fosse um novo título.

Estima-se que o preço para ativar um jogo poderá variar muito, a priori a Microsoft não irá cobrar uma taxa, mas ela deixa claro que as desenvolvedoras externas poderão exigir um preço para reativação de um título seu. Isso significa que a Microsoft irá controlar efetivamente o preço do mercado de usados, provavelmente para torna-los muito mais caros e diminuir consideravelmente o número de vendas dos mesmos.

Que tal um tiroteio dentro de uma escola abandonada de Battlefield 4? (Foto: Divulgação) (Foto: Que tal um tiroteio dentro de uma escola abandonada de Battlefield 4? (Foto: Divulgação))Battlefield 4 (Foto: Divulgação)

Aluguel de jogos e empréstimo para os amigos

Por enquanto, a nova política também representará o fim de iniciativas como o aluguel de jogos, mas a empresa diz que está buscando maneiras de resolver esta questão. O empréstimo de games entre amigos irá funcionar de maneira muito diferente: basicamente na sua conta da Live você terá o registro de todos os jogos que você possui. Ao chegar à casa de um amigo você deverá fazer login na sua conta da Live e poderá baixar e jogar qualquer um de seus títulos.

Parece bacana, mas vale lembrar que alguns jogos modernos podem ter mais de 15 gigas de tamanho, e não são todos os lares que vão conseguir baixá-los de maneira rápida para você possa jogar enquanto visita seus amigos. Já em sua casa, todas as pessoas (com um número limite de dez contas) poderão ter acesso aos jogos comprados por você, e poderão por sua vez, acessá-los de qualquer Xbox One ligado à Internet.

Fifa 14 quer novamente mostrar sua força nos games (Foto: Divulgação) (Foto: Fifa 14 quer novamente mostrar sua força nos games (Foto: Divulgação))Fifa 14 (Foto: Divulgação)

Conexão obrigatória com a internet

Como já havia sido divulgado, o Xbox One irá exigir conexão obrigatória com a Internet. Isto deverá ser feito pelo menos uma vez ao dia, do contrário o console irá parar de rodar os jogos. Isto significa que você não poderá jogar seu Xbox caso tenha algum problema na Internet que te deixe mais de 24 horas desconectado. Você também não poderá levar seu Xbox para uma casa no interior, ou local que não tenha internet para passar o final de semana (hoje em dia o 3G ajuda neste problema).

Presentear os amigos ou trocar um jogo

Segundo as novas políticas da Microsoft você ainda poderá fazer isso. No entanto as restrições a esta ação são bem grandes. Um jogo novo só poderá ser doado uma vez, isto é, se o seu amigo te deu um jogo usado, ele nunca mais poderá ser trocado de novo. Outra limitação que diminuirá a troca de jogos é que você só poderá doar um game para alguém que seja seu amigo na Live por mais de 30 dias.

É importante mencionar que, apesar de não haver inicialmente nenhuma taxa para presentear um amigo, as desenvolvedoras podem decidir cobrar para reativar o jogo. Mais uma vez a Microsoft parece querer sair da linha de fogo e jogar a culpa de qualquer taxa na Activision ou Eletronic Arts.

A E3 2013 está chegando. Prepare-se! (Foto: Divulgação) (Foto: A E3 2013 está chegando. Prepare-se! (Foto: Divulgação))A E3 2013 está chegando. Prepare-se! (Foto: Divulgação)

A E3 2013 e as respostas para tantas dúvidas

Tanto o Playstation 4 quanto o Xbox One deverão ganhar mais detalhes nos próximos dias durante a E3 2013. Para muitos analistas, esta será a chance da Microsoft de se redimir diante das polêmicas que envolveram a divulgação de seu novo console.

O TechTudo fará a cobertura, em tempo real, das principais conferência da E3 2013 na segunda-feira (10/06), a partir das 13h30.

O que você achou do Xbox One? É melhor que o PS4?