Video game

09/06/2013 09h41 - Atualizado em 11/06/2013 19h38

'PS4 será um console para gamers', diz Sony alfinetando o Xbox One

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

O Xbox One foi anunciado pela Microsoft no dia 21 de maio e muitos fãs acharam que o console se aproxima mais de um centro de entretenimento para a TV do que de um videogame. A Sony decidiu então aproveitar o momento para reforçar seu posicionamento e declarou que o PS4 será voltado para os gamers.

Qual será o grande console da próxima geração (Foto: Divulgação)Qual será o grande console da próxima geração (Foto: Divulgação)

Segundo o CEO da Sony, Kazuo Hirai, o PlayStation 4 tem como o seu público principal os gamers. Durante a D11 na Califórnia, uma das maiores conferências mundiais sobre tecnologia, Hirai afirmou que “em qualquer nova plataforma, o primeiro mercado que nós temos que agradar com certeza são os jogadores. Eles serão sempre nossos principais apoiadores e nos ajudarão a aumentar a nossa audiência”.

O CEO também confirmou que o PS4 virá com aplicativos para outras funções, mas que “eles virão depois que estabelecermos nossa plataforma como um videogame de sucesso. Para nós, tudo é pensado para o público gamer”.

A Microsoft, por sua vez, revelou de uma vez por todas como irão funcionar suas novas políticas em relação aos jogos do Xbox One. Confira todos os tópicos abordados pela empresa e entenda o que isso muda para você.

O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação) (Foto: O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação))O Xbox One, novo console da Microsoft (Foto: Divulgação)

Jogos Usados

A tentativa da Microsoft de matar o mercado de games usados se provou correta. Segundo as novas informações, quando você quiser vender o seu jogo usado, sua única opção seria procurar uma loja que tenha um contrato com a Microsoft e esteja conectada ao sistema da empresa. Desta forma, o jogo será permanentemente apagado da sua conta na Xbox Live (o serviço de rede do Xbox) e realocado à venda para os consumidores como se fosse um novo título.

Estima-se que o preço para ativar um jogo poderá variar muito, a priori a Microsoft não irá cobrar uma taxa, mas ela deixa claro que as desenvolvedoras externas poderão exigir um preço para reativação de um título seu. Isso significa que a Microsoft irá controlar efetivamente o preço do mercado de usados, provavelmente para torna-los muito mais caros e diminuir consideravelmente o número de vendas dos mesmos.

Que tal um tiroteio dentro de uma escola abandonada de Battlefield 4? (Foto: Divulgação) (Foto: Que tal um tiroteio dentro de uma escola abandonada de Battlefield 4? (Foto: Divulgação))Battlefield 4 (Foto: Divulgação)

Aluguel de jogos e empréstimo para os amigos

Por enquanto, a nova política também representará o fim de iniciativas como o aluguel de jogos, mas a empresa diz que está buscando maneiras de resolver esta questão. O empréstimo de games entre amigos irá funcionar de maneira muito diferente: basicamente na sua conta da Live você terá o registro de todos os jogos que você possui. Ao chegar à casa de um amigo você deverá fazer login na sua conta da Live e poderá baixar e jogar qualquer um de seus títulos.

Parece bacana, mas vale lembrar que alguns jogos modernos podem ter mais de 15 gigas de tamanho, e não são todos os lares que vão conseguir baixá-los de maneira rápida para você possa jogar enquanto visita seus amigos. Já em sua casa, todas as pessoas (com um número limite de dez contas) poderão ter acesso aos jogos comprados por você, e poderão por sua vez, acessá-los de qualquer Xbox One ligado à Internet.

Fifa 14 quer novamente mostrar sua força nos games (Foto: Divulgação) (Foto: Fifa 14 quer novamente mostrar sua força nos games (Foto: Divulgação))Fifa 14 (Foto: Divulgação)

Conexão obrigatória com a internet

Como já havia sido divulgado, o Xbox One irá exigir conexão obrigatória com a Internet. Isto deverá ser feito pelo menos uma vez ao dia, do contrário o console irá parar de rodar os jogos. Isto significa que você não poderá jogar seu Xbox caso tenha algum problema na Internet que te deixe mais de 24 horas desconectado. Você também não poderá levar seu Xbox para uma casa no interior, ou local que não tenha internet para passar o final de semana (hoje em dia o 3G ajuda neste problema).

Presentear os amigos ou trocar um jogo

Segundo as novas políticas da Microsoft você ainda poderá fazer isso. No entanto as restrições a esta ação são bem grandes. Um jogo novo só poderá ser doado uma vez, isto é, se o seu amigo te deu um jogo usado, ele nunca mais poderá ser trocado de novo. Outra limitação que diminuirá a troca de jogos é que você só poderá doar um game para alguém que seja seu amigo na Live por mais de 30 dias.

É importante mencionar que, apesar de não haver inicialmente nenhuma taxa para presentear um amigo, as desenvolvedoras podem decidir cobrar para reativar o jogo. Mais uma vez a Microsoft parece querer sair da linha de fogo e jogar a culpa de qualquer taxa na Activision ou Eletronic Arts.

A E3 2013 está chegando. Prepare-se! (Foto: Divulgação) (Foto: A E3 2013 está chegando. Prepare-se! (Foto: Divulgação))A E3 2013 está chegando. Prepare-se! (Foto: Divulgação)

A E3 2013 e as respostas para tantas dúvidas

Tanto o Playstation 4 quanto o Xbox One deverão ganhar mais detalhes nos próximos dias durante a E3 2013. Para muitos analistas, esta será a chance da Microsoft de se redimir diante das polêmicas que envolveram a divulgação de seu novo console.

O TechTudo fará a cobertura, em tempo real, das principais conferência da E3 2013 na segunda-feira (10/06), a partir das 13h30.

O que você achou do Xbox One? É melhor que o PS4?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Silva
    2013-06-09T23:59:25  

    PS4 para Gamers..kkk piada! Gamer de verdade usa PC! Qualquer pc mediano com placa de vídeo mediana.. dá BANHO EM PS4! BANHO! Vídeo game é para jogadores casuais e crianças! FATO!

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2013-06-09T23:59:25  

      Guilherme Silva nem sabe das coisas e ja sai falando affs noob

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2013-06-09T23:59:25  

      Maikon Macedo atá... e WarZ DayZ entre outro..bota ae no seu PSfraco...á não vai dar né??? continuam jogando com graficos mediocres.. e achando q é top seu PSfraco a 30fps..kkkk piada...! uma placa de vídeo on board dá mais desempenho que seu PSfraco

  • Vagner Ranieri
    2013-06-09T11:29:48

    Quando a Microsoft vir em seu primeiro dia de vendas, os consoles estagnados na prateleira e o pessoal comprando o PS4, talvez ela repense nas imposições que adotou. Por outro lado, a Sony diz que o console é voltado pros jogadores, mas não disse absolutamente nada de concreto sobre o sistema, se teriam as mesmas imposições de revenda, empréstimo e etc. A Microsoft pelo menos já colocou as cartas na mesa, a Sony ainda não... E claro obviamente, quem for quebrado primeiro pela pirataria, será o console da vez, assim como foi o Xbox360.

  • Nathan Almeida
    2013-06-09T11:15:23

    O titulo da matéria fala do PS4, porém o conteúdo fala do xbox one, "ta serto"

  • Ilo Cavalcante
    2013-06-09T11:14:40

    Vish, o jeito é ir com o PS4 e o WII U mesmo.....

  • Rogerio Rocha
    2013-06-09T11:14:24

    O Xbox One nem foi lançado e infelizmente já nasceu morto, estas empresas tem que entender e o seguinte, quem manda são os games,eles sim ditam as regras,se não estiver de acordo será um quebradeira geral. Nós Games não podemos nos sentir presos a estas empresas mercenarias que só visa em obter lucro. já em relação a pirataria não tem jeito não dou menos de 6 mesês para que alguém quebre esta trava de segurança do Xbox One, o mercado pirata e muito forte tudo e questão de programas ainda mais que as duas plataformas vão ultilizar o Leitor Bluray e só questão de tempo.

  • C4rioc4
    2013-06-09T12:01:42

    Ja tive os dois consoles.....hoje tenho so o Xbox 360. Quando era garoto so jogava PS1, depois 2..... Mas nem lembro porque, comprei meu 1o Xbox360.... Deu pau, 3x tive que vender por causa das 3 red lights e em viagens, trazia outros.... Comprei entao o ps3... Joguei bem..... Nao precisava pilhas...o problema eram os amigos na live.... Nao tinha nenhum..... Ja no Xbox...lotado..... Agora nao sei realmente o que fazer....... Adoro o Xbox apesar de ter me dado muito prejuízo com red Light.... Se todos migrassem para o ps4 eu ia junto...mas jogar fifa14 , battlefield sem amigos.um saco.e ai?

  • C4rioc4
    2013-06-09T12:00:44

    Ja tive os dois consoles.....hoje tenho so o Xbox 360. Quando era garoto so jogava PS1, depois 2..... Mas nem lembro porque, comprei meu 1o Xbox360.... Deu pau, 3x tive que vender por causa das 3 red lights e em viagens, trazia outros...... Comprei entao o ps3... Joguei bem..... Nao precisava pilhas...o problema eram os amigos na live.... Nao tinha nenhum... Ja no Xbox...lotado....Agora nao sei realmente o que fazer....... Adoro o Xbox apesar de ter me dado muito prejuízo com red Light.... Se todos migrassem para o ps4 eu ia junto...mas jogar fifa14 , battlefield sem amigos.um saco. e agora ?

  • C4rioc4
    2013-06-09T12:00:13

    Ja tive os dois consoles.....hoje tenho so o Xbox 360. Quando era garoto so jogava PS1, depois 2..... Mas nem lembro porque, comprei meu 1o Xbox360.... Deu pau, 3x tive que vender por causa das 3 red lights e em viagens, trazia outros...... Comprei entao o ps3... Joguei bem..... Nao precisava pilhas...o problema eram os amigos na live.... Nao tinha nenhum..... Ja no Xbox...lotado..... Agora nao sei realmente o que fazer....... Adoro o Xbox apesar de ter me dado muito prejuízo com red Light.... Se todos migrassem para o ps4 eu ia junto...mas jogar fifa14 , battlefield sem amigos.um saco.e ai?

  • Rodrigo Tito
    2013-06-09T11:43:11

    ta na hora de chegar outra empresa de gamers.

  • Leonardo Moura
    2013-06-09T11:30:21

    HAHAHA!conectado na internet.No Brasil a internet se arrasta e locais que nem existe dessa maneira adios Xbox one.depois que foram desbloqueados PS3 e XBOX360 a venda de consoles aumentou bastante.

  • Nathan Almeida
    2013-06-09T11:17:18  

    O título da matéria fala do PS4, porém o conteúdo fala do xbox one, "ta serto"...

    recentes

    populares

    • Nathan Almeida
      2013-06-09T11:17:18  

      hahahahahahha é mesmo!!!!

  • Paulo Freitas
    2013-06-09T13:05:11

    Acredito que a Sony está observando a reação do público que é fã do xbox e vai jogar em cima da falha da microsoft. Com certeza não vai colocar restrições em trocas de jogos nem conexão à internet que para mim é um absurdo já que nesse país os jogos para vídeo games são considerados jogos de azar por isso esses preços abusivos. Estou aguardando com ansiedade a E3 amanhã onde serão disponibilizadas todas informações dos consoles e veremos como será o PS4.

  • Wesley Pereira
    2013-06-09T13:01:36

    Você paga 200 reais por um jogo original. Cuida dele com todo o carinho para que nos próximos 10 ou 20 anos ele se torne uma verdadeira relíquia para os colecionadores. Só que não vão poder comprar pq o jogo não vai mais rodar a não ser que vc pague novamente por uma licença. Um verdadeiro absurdo! Vou ficar com o WiiU nessa geração.

  • Wesley Pereira
    2013-06-09T12:56:06

    Não sou fã da Sony, não gostei das restrições da Micro$oft e acho que vou comprar apenas o Wii U nessa geração.

  • Andre Rodrigues
    2013-06-09T12:49:38  

    Acho que muita gente ta confundindo bloqueio de console com essa politica absurda Micro$oft. O bloqueio de console é para impedir para impedir que jogos copiados do original rodem no console. Eu até concordo, imagina se não tivesse, jogos como God of War venderiam apenas uma unidade, a pessoa copiaria, colocaria na internet e pronto o resto do mundo teria o jogo de graça. E a grana nao entraria para desenvolver novos jogos. Mas so que a Micro$oft tá fazendo é absurdo e muito pior que isso. Além de comprar o jogo original vc não poderá emprestar para um amigo e ainda terá que jogar online !

    recentes

    populares

    • Andre Rodrigues
      2013-06-09T12:49:38  

      Também acho absurda acabar com o mercado de games usados. Se eu quiser levar o jogo para a casa de um amigo também ficaria impossibilitado. Apesar de ser fã do Xbox 360, acho que a Microsoft acabou de dar um tiro no pé. Vou comprar apenas o WiiU

  • Rodrigo Dias
    2013-06-09T12:19:03

    Video game primeiramente como o proprio nome diz e como sempre foi é pra jogar jogos, em segundo plano pode ser utilizado os recursos com conteudo interativos, online e etc. portanto nota 10 pra sony que nao esqueceu disso

  • Rildo Silva
    2013-06-09T11:40:47  

    Acho que os fãs da Sony e Microsoft, tem que parar de olhar pra si, e aceitar as coisas como são: Xbox sempre foi pra entretenimento social, e melhorou ainda mais isso. Ps4 nunca foi pra entretenimento social, e agora quer entrar nesta área. Não tem como falar qual é melhor ou pior, cada um tem seus benefícios. Na minha opinião, Xbox sai na frente, pois promete melhorar oq já é bom. Ps4 ainda não mostrou muita coisa (nem mesmo mostrou o console). Obs: tenho os 2 consoles.

    recentes

    populares

    • Rildo Silva
      2013-06-09T11:40:47  

      PS3 nunca foi para entretenimento social ?! e X-BOX foi ? Como assim ?! No dia que voce rodar filmes em blueray no X-BOX vc me avisa. Eu tenho o PS3 com TV HD e simplesmente não preciso comprar blueray player para ver filmes, pq o PS3 já é um BR player. Além de economizar em grana economizei em espaço no rack da TV !

  • Rogerio Rocha
    2013-06-09T11:15:49  

    O Xbox One nem foi lançado e infelizmente já nasceu morto, estas empresas tem que entender e o seguinte, quem manda são os gamers,eles sim ditam as regras,se não estiver de acordo será um quebradeira geral. Nós Gamers não podemos nos sentir presos a estas empresas mercenarias que só visa em obter lucro. já em relação a pirataria não tem jeito não dou menos de 6 mesês para que alguém quebre esta trava de segurança do Xbox One, o mercado pirata e muito forte tudo e questão de programas ainda mais que as duas plataformas vão ultilizar o Leitor Bluray e só questão de tempo.

    recentes

    populares

    • Rogerio Rocha
      2013-06-09T11:15:49  

      torço para isso,mas até agora ninguém conseguiu destravar nem o playstation 3 e ainda tem algumas versões do xbox 360 que a destrava não é completa...

    recentes

    populares

    • Rogerio Rocha
      2013-06-09T11:15:49  

      Renan Bezerra claro que destravaram o ps3 e ainda com acesso a psn.

  • Elimar Nascimento
    2013-06-09T13:47:43

    A Microsoft simples detonou o seu videogame. Tenho um XBOX 360 e não troco pelo PS3, mas na nova geração vou ter que comprar um PS4. Com certeza será um fracasso de vendas e aí eles terão que rever milhões de coisas.

  • Roberto Sakiyama
    2013-06-09T13:34:03

    Eu tenho o XBOX 360 e apesar de poder desbloquear como muitos amigos fizeram ,nao desbloqueei e faço sempre as atualizações necessárias e nunca usei jogo pirata , mas com essa nova política da Microsoft , se eu comprar , digo se eu comprar ,o que vai ser muito difícil , vou desbloquear-lo , mas como disse vai se muito difícil , pois ja me decidi em comprar um PS4, ADEUS XBOX ONE, espero que seja igual ao Windows millenium , nao deixou saudades nenhuma.

  • Ricardo Marques
    2013-06-09T12:04:05  

    Depois de uns meses já terá um desbloqueio e toda essa "política de segurança" irá por água abaixo. Lembrem que tudo da microsoft vem bloqueado e sempre é desbloqueado. A sony também possui vários bloqueios, demorou um pouco mais mas também foi desbloqueada.

    recentes

    populares

    • Ricardo Marques
      2013-06-09T12:04:05  

      nem foi lançado o PS4 e já tem desbloqueio????? kkkkkk... cada um viu...

    recentes

    populares

    • Ricardo Marques
      2013-06-09T12:04:05  

      "Danilo Pereira" caraka mano, até eu mesmo me rachei de rir com o grave que eu falei kkkkkkkkk O DESBLOQUEIO ERA DO PS3......."PS3"......... E NÃO "PS4". Agora já era, podem zuar kkkkkkk enquanto isso eu escondo minha cara de baixo da terra.

  • Allan Rodrigues
    2013-06-09T14:35:43

    Esta questão do controle é relativo. A quem prefira jogar somente no analógico, então com certeza irá preferir o Xbox, mas quem prefere o digital (cruzeta) irá preferir o PS devido a posição acima no controle. O controle é padrão, entretanto o tamanho da mão varia muito, o que pode ser bom pra um talvez não seja o ideal para outro. É impossível fazer controle para cada tipo de ser humano. Uma sugestão pra Sony, deveria haver 2 tipos de controles, um com analógico acima no lugar da cruzeta e outro padrão, aí o camarada compraria o que melhor lhe convir.

  • Rodrigo
    2013-06-09T14:27:53

    pc barra os 2 só jogo no pc

  • H Guilherme
    2013-06-09T13:44:37  

    o problema não é o console em si... mas os jogos em geral não estao sendo feito para gamers.. tanto jogos para xbox como para ps4... jogos que só se preocupam com grafico e enredo, para se admirar e não para jogar... a sony pode fazer um console pra gamers mas não existira jogos para eles

    recentes

    populares

    • H Guilherme
      2013-06-09T13:44:37  

      Po cara, depende, eu acho jogos como GoW III e Batman Arkhan City revolucionários na forma de jogar. Mas concordo contigo, tirando algumas exceções, a maioria dos jogos realmente não são desafiadores.

  • Michael Roberto
    2013-06-09T11:52:20  

    o xbox e o play são muito bons, mas na minha opinião o diferencial são os controles o do xbox é 100 vezes melhor fato...

    recentes

    populares

    • Michael Roberto
      2013-06-09T11:52:20  

      o controle da sony é horrivel, esse é o principal motivo de eu ter um xbox

    recentes

    populares

    • Michael Roberto
      2013-06-09T11:52:20  

      Como eu nunca joguei X-Box, só joguei PS3, nao posso falar nada do controle, mas pelo menos em aparencia são bem parecidos. O controle do x-box tem os botões tipo "gatilho" equivamentes ao L1/R1 e L2R2 do PS ?