Jogos de aventura

22/06/2013 09h04 - Atualizado em 13/04/2015 15h57

Slender, Amnesia e Dead Space: confira os melhores jogos de terror para PCs

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

Para funcionar bem, um jogo de terror precisa fazer o oposto da maioria dos outros gêneros: tirar o poder das mãos do jogador. Para se sentir com medo é importante ser mortal e fraco diante do perigo, é necessário um sentimento de impotência que poucos desenvolvedores conseguem alcançar de maneira adequada. O TechTudo preparou uma lista com os melhores games do gênero divividos em categorias. Confira:

Confira os melhores Jogos leves para PC

O mais barato: Amnesia: The Dark Descent

Uma das criatura bizarras de Amnesia (Foto: Divulgação)Uma das criatura bizarras de Amnesia (Foto: Divulgação)

Amnesia é de longe um dos melhores jogos produzidos nos últimos dez anos. Baseado ligeiramente na obra de Lovecraft, você joga com um homem que acorda em um castelo desolado sem memória. Uma carta, escrita por você mesmo, diz que você deve matar o barão, e que neste exato momento, existem dezenas de coisas no lugar lhe perseguindo.

O jogo é bem assustador e tudo que você pode fazer com os inimigos é se esconder e torcer para que eles não o vejam. Fora isso, os desenvolvedores brincam com a sempre excelente idéia da insanidade, com seu personagem enlouquecendo aos poucos enquanto caminha pelos corredores escuros do castelo.

Uma das melhores coisas sobre Amnesia é seu preço, fruto do trabalho do estúdio independente Frictional Games, o jogo costuma a ser vendido por cerca de R$ 30 no Steam e outros serviços de compras de jogos pela web, porém ele aparece frequentemente em promoções, podendo ser encontrado quase todos os meses por R$ 10.

O mais clássico: Alone in the Dark

Os gráficos estão bem datados, mas o jogo ainda é ótimo (Foto: Divulgação)Os gráficos estão bem datados, mas o jogo ainda é ótimo (Foto: Divulgação)

O inventor do gênero hoje conhecido como Survival Horror, Alone in the Dark foi produzido em 1992 e é considerado o jogo que te colocava pela primeira vez em uma situação de desespero diante de seus inimigos. Novamente inspirado pelas histórias de H.P. Lovecraft, você joga com Edward Canrby, um investigador particular que é contratado para investigar uma mansão assustadora aonde um artista plásticos cometeu suicídio recentemente.

Alone in the Dark é brutal, depois de poucos minutos do jogo ter começado, já existem dezenas de criaturas dedicadas a acabar com sua vida de maneira rápida e direta. O título também apresenta uma boa quantidade de sustos. É preciso pensar muito e ter bastante habilidade para ser bem sucedido e continuar a história do jogo.

O melhor jogo Gratuito: Slender

Um dos melhores exemplos de jogos gratuitos (Foto: Divulgação)Um dos melhores exemplos de jogos gratuitos (Foto: Divulgação)

Slender é um jogo gratuito, que pode ser baixado por qualquer um na página oficial da desenvolvedora. Um simples jogo em primeira pessoa, você encarna alguém tentando desencavar oito manuscritos relacionados a estranha figura conhecida como Slender Man.

Com pouca iluminação e uma boa trilha de efeitos, o jogo é simples e rápido, mas consegue ser muito eficiente no quesito susto. A própria criatura do título, baseado em uma lenda urbana, parece um tanto tosca, mas é extremamente assustadora dentro do contexto.

O mais polêmio: Phantasmagoria

Phantasmagoria (Foto: Divulgação)Phantasmagoria (Foto: Divulgação)

Em uma era onde os computadores começavam a se tornar uma alternativa para os jogos, Phantasmagoria chocou o mundo. No point and click, você assumia o controle de Adrienne, que começa a notar alguns eventos sobrenaturais em sua residência e precisa sobreviver a eles.

O game ficou popularmente conhecido por apresentar cenas pesadas de conteúdo sexual e violência, em cenas com atores de verdade, o que ampliou o realismo do título. O jogo foi banido em centenas de países e um dos primeiros a contar com uma classificação etária para maiores de 18 anos.

O melhor de 2012: The Walking Dead: The Game

Considerado o melhor jogo de 2012, Walking Dead é bom em qualquer plataforma (Foto: Divulgação)Considerado o melhor jogo de 2012, Walking Dead é bom em qualquer plataforma (Foto: Divulgação)

Produzido em 2012 pela Telltales, Walking Dead é um point-and-click muito diferente do usual. Com um roteiro impressionante e bem escrito, além de personagens muito carismáticos o jogo dividido em cinco capítulos foi tão popular entre a crítica que foi considerado por muitos o melhor do ano de seu lançamento.

Com gráficos e jogabilidade simplista, Walking Dead se sustenta por uma narrativa voltada para o drama humano e a impotência dos personagens diante da tragédia de viver em um mundo pós-apocalíptico. O sucesso foi tão grande que uma continuação já foi encomendada para a desenvolvedora.

O Melhor Mod: Cry of Fear

O melhor mod para Half Life (Foto: Divulgação)O melhor mod para Half Life (Foto: Divulgação)

Half Life é um jogo fantástico que até hoje é sinônimo de piada por não ter ganhado ainda sua terceira continuação. Sua comunidade de fãs também é responsável por alguns dos melhores e mais populares mods do mercado (como Counter Strike), Cry for Fear é um dos melhores exemplos.

O mod é uma campanha inteiramente nova para uma pessoa, narrando a história de um adolescente que acorda sem memória em um beco de Estocolmo na Suécia. O único caminho de saída está repleto de abominações, e você nunca consegue distinguir o que é real e o que é a sua cabeça. O mod ficou tão bom e se tornou tão popular que será lançado gratuitamente como um jogo próprio para Steam em um futuro próximo.

A melhor adaptação: Call of Cthulhu – Dark Corners of the Earth

O personagem principal começa insano em um asilo (Foto: Divulgação)O personagem principal começa insano em um asilo (Foto: Divulgação)

Depois de tantos jogos inspirados na obra do Mestre do Horror, H.P. Lovecraft, finalmente temos um título adaptado diretamente de seus contos. Lançado para PC e Xbox este belíssimo jogo combinava mais ou menos cinco histórias dentro de uma só, a clássica “A Shadow over Innsmouth”, “Dagon”, “Call of Cthulhu” e “The Shadow Out of Time”. O resultado é surpreendentemente positivo.

Durante a maior parte do jogo você é um homem acuado, em uma cidade medonha onde todos querem lhe ver morto. É preciso fugir muito, se esconder, e torcer para que seu personagem não enlouqueça muito rápido e cometa suicídio. Ainda que a parte final do jogo seja consideravelmente mais fraca, graças a evolução do personagem e suas armas, que começam a se tornarem fortes demais ao ponto de permitir matar seus inimigos (o que gera certa satisfação, mas diminui o fator assustador), Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth é um jogo excepcional que merece ser mais conhecido.

Os melhores gráficos: Dead Space

Dead Space foi um sopro de originalidade no mercado atual (Foto: Divulgação)Dead Space foi um sopro de originalidade no mercado atual (Foto: Divulgação)

Na mais recente geração de consoles e PCs, surgiu um jogo que prestava uma grande homenagem aos populares clássicos de survival horror dos anos 90. Dead Space foi uma das melhores surpresas dessa geração, reproduzindo com maestria todas as qualidades dos bons jogos de horror em gráficos de ponta.

Dead Space fez tudo certo, boa história, bons personagens, ambiente assustador, inimigos assustadores, escassez de recursos e um excelente drama psicológico. O único problema foram as continuações, a impressão que temos é que o jogo está constantemente recebendo mais sequências que o empurram cada vez mais para o campo da ação e longe do campo do horror. Porém, sempre com um visual único que apresenta um incrível sistema de sombra e luz, além de inimigos e personagens muito bem definidos.

O mais popular: Resident Evil

Resident Evil 2, possivelmente o ponto mais alto da série (Foto: Divulgação)Resident Evil 2, possivelmente o ponto mais alto da série (Foto: Divulgação)

Resident Evil deixou o mundo do horror há alguns jogos. Apesar disso não podemos esquecer sua importância como principal nome do gênero Survival Horror. Sem a estrondosa popularidade do game da Capcom a maioria dos jogos desta lista nunca teria sido desenvolvida. Com mais de 70 milhões de jogos vendidos, uma franquia com quase dez filmes entre live-action e animações, quadrinhos, livros e jogos de tabuleiro, Resident Evil é sem dúvidas uma das maiores marcas já lançadas pela indústria de games.

Toda essa popularidade é justificada, Resident Evil 1I e 2 estão de muito longe entre os melhores jogos de sua geração. Com personagens carismáticos, uma atmosfera aterradora, inimigos bizarros e muitos sustos, os jogos da série viraram uma fenômeno e abriram a porta para vários títulos do mesmo estilo incluindo Silent Hill.  Apesar da transformação da franquia, Resident Evil se encontra entre os melhores jogos de ação das gerações atuais, entretanto, o genêro survial horror está cada vez mais distante da série.

Qual o melhor personagem de jogos de terror de todos os tempos?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geilson Silva
    2013-06-22T10:34:22  

    como um cara faz uma reportagem sobre uma coisa que ele n sabe o nome ! slander

    recentes

    populares

    • Geilson Silva
      2013-06-22T10:34:22  

      Slender é com "E" significa esguio e dá sentido ao jogo

  • Lucas Araujo
    2013-06-22T12:11:27  

    Nome do jogo é slender nao slander arrumem isso ai

    recentes

    populares

    • Lucas Araujo
      2013-06-22T12:11:27  

      rsrs, pedindo assim educadamente... mas é pra já...

  • Elcio
    2013-06-22T10:08:51

    Saudades de quando resident evil era um "survival horror" =/

  • Bruno Froes
    2013-06-22T10:04:31

    Phantasmagoria é o melhor de todos até hoje eu jogo deviam relançar o jogo

  • Alex Silva
    2013-08-15T11:38:55

    Pergunta que não quer calar: CADÊ SILENT HILL???

  • Emerson Rodrigues
    2013-06-24T09:28:23

    Dead space é otimo, mas tem um bug que não me deixa fechar o jogo... e olha que não é pirata... rsrsrs

  • Gabriel Almeida
    2013-06-22T10:36:20

    A Frictional é nada mais nada menos que GENIAL! Depois dos excelentes 'Penumbra, Penumbra: Overture, Penumbra: Black Plague e (aqui com o estilo um pouco alterado com relação aos anteriores e um bug chato no ultimo nível) o Penumbra: Requiem', ela lança o sensacional Amnesia. Esse estúdio tem que receber incentivos, criatividade de sobra deles.

  • William Farias
    2013-06-22T10:34:00

    Se Resident é assim tão bom (acho Resident 3 o melhor de todos os tempos) pq não se faz uma remasterização ou seja la como isso se chama... Trás o jogo para Play 3 ou 4 totalmente remasterizado???

  • Rafael Pires
    2013-06-22T10:13:36

    Slander? hahaha

  • Silas Soares
    2013-08-17T14:47:48

    Poderiam ter colocado Fatal Frame.

  • Pedro Paulo
    2013-06-22T11:39:59

    Na minha opinião, RE 1, 2 e 3 são os melhores jogos do gênero. Quando era pequeno não gostava de jogar sozinho a noite kkkk. Pena que a partir do 4, o jogo perdeu o "espirito" das primeiras versões, deixando de lado o terror e o enredo, dando muito destaque para a ação.

  • Cesar Dantas
    2013-06-22T11:17:29

    Quando o ser humano passa a viver com coisas ruins, alimentando seu espírito de coisas ruins a tendência é a sua natureza se tornar insensível, sem compaixão, sem amor....procure não deixar seus filhos ser formado o carater com coisas ruins.

  • Bruno Vestena
    2013-06-23T02:50:11

    eu tenho slender é super chato

  • Rogerio Borges
    2013-06-22T14:35:08

    Lista de jogos de terror sem Silent Hill? Esse techtudo só pode estar de sacanagem né.

  • John Tejada
    2013-06-22T11:47:35

    dead space é sinistro