Internet

27/06/2013 06h00 - Atualizado em 27/06/2013 06h00

Testamos o Graph Search do Facebook: confira como funciona a busca social

Melissa Cruz Cossetti
por
Para o TechTudo

Lançada pelo Facebook no início de 2013, a busca social reúne e exibe dados sobre pessoas, lugares, e interesses que já foram compartilhados na rede social pelos próprios usuários. A nova função ainda não é uma realidade para todos os membros e se encontra em fase de testes para os que utilizam o site no idioma inglês americano. Para conhecê-la é preciso se inscrever e aguardar a liberação do serviços para o seu perfil.

Como habilitar a nova busca social do Facebook

Site da Graph Search, em português, não informa quando o recurso estará disponível no idioma. (Foto: Reprodução)Site da Graph Search, em português, não informa quando o recurso estará disponível no idioma. (Foto: Reprodução)

Conhecida como Graph Search (em português, busca em grafo ou diagrama), a função permite que o usuário encontre o que está procurando através de seus amigos, dentro do próprio Facebook. Ou seja, a busca social mostra como resultado o que foi curtido e compartilhado pelos usuários da rede social, incluindo jogos, músicas, lugares, fotos, vídeos e interesses (curtidas, amigos em comum e outras informações).

Para isso, o serviço cruza informações e conta com mais de 40 filtros para ajudar o usuário a encontrar, entre os dados fornecidos por amigos, amigos de amigos, ou públicos, resultados bem específicos.

Na busca social, resultados são únicos

Por exemplo, “mulheres que gostam de patinação”, “amigos homens que jogam futebol”, “restaurantes que ‘fulano’ visitou”, entre outros. Ao digitar palavras chave, sugestões de busca podem ser selecionadas com a tecla “tab”, por meio de um auto completar, com sentenças simples em inglês como “movies my friends like” ou mais complexas como “my friend’s photos of dogs taken in Rio de Janeiro”.

Isso faz com que cada resultado dessas pesquisas seja único, já que todo membro da rede social tem uma seleta rede de amigos e interesses que resulta em um mapa de conexões sempre diferente.

Na busca social, em inglês, há sugestões de pesquisa usando pequenas sentenças (Foto: Reprodução)Na busca social, em inglês, há sugestões de pesquisa usando pequenas sentenças (Foto: Reprodução)

Ao fazer a busca mais ampla por pessoas, como “My friends who study Journalism”, é possível ainda utilizar os filtros como sexo, relacionamento, emprego, cidade em que mora, cidade natal, idade, linguagem, entre outros, incluindo posição política e religiosa, parentes e grupos a que pertence.

Rompendo com a busca tradicional

Ao utilizar o serviço, o usuário observa que as buscas não são mais como a tradicional busca na web, oferecidas por motores como Google e Bing, e que apresentam como resultados páginas de internet.  A Graph Search oferece resultados com base no grafo aberto da rede e também no conteúdo público.

Entretanto, a mesma busca ainda fornece resultados tradicionais, com uma integração com o Bing (semelhante o que acontece entre Google+ e Glooge). Quando isso acontece, resultados são exibidos como “Web Search”. Vale lembrar que a busca por pessoas (perfis) e páginas de fãs permanece igual e acontece no mesmo local.

Em inglês, Facebook sugere um tour pelo novo serviço de busca social (Foto: Reprodução)Em inglês, Facebook sugere um tour pelo novo serviço de busca social (Foto: Reprodução)

A Graph Search somente está disponível para usuários de English (US) e, a mudar o idioma para o português, ela simplesmente desaparece. Segundo o Facebook, ainda não há previsão para a busca social ser lançada em português. Aos usuários dos perfis em língua inglesa, ao “aceitar” usar o novo recurso é oferecido um tour pela ferramenta.

Visual no topo do Facebook muda

Antes de qualquer observação sobre a seu funcionamento, a primeira alteração que o usuário percebe é no design da página. A busca social mudou o visual do topo, que ganha um grande “F” na esquerda destacando a busca dentro da rede.

Facebook ganha novo visual com a chegada da busca social (Foto: Reprodução)Facebook ganha novo visual com a chegada da busca social (Foto: Reprodução)

Já os pedidos de amizade, mensagens, notificações e links para home, perfil, configurações e atalhos de privacidade, antes também exibidos na esquerda, agora passam a ser mostrados no lado direito do novo topo, introduzido nesta nova fase de busca social do Facebook.

Mas, para que serve a busca social?

A princípio, pode ser interessante para encontrar amigos, amigos de amigos, ou pessoas públicas que pratiquem o mesmo esporte, frequentem os mesmos lugares ou tenham interesses culturais em comum.

Em breve, tudo o que for compartilhado no Open Graph (grafo aberto) poderá ser buscado dentro do Facebook e, toda informação de curtir, post, comentário, música, filmes, jogos e aplicativos consumidos estarão disponíveis para os usuários, de acordo com suas configurações de privacidade.

Vale a pena instalar o Facebook Home no meu Android? Confira os comentários dos leitores no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Richard Radtke
    2013-07-25T00:12:05

    melhor coisa que o Markito criou depois da timeline .. tô achando o máximo