04/06/2013 07h30 - Atualizado em 04/06/2013 07h30

Trocar de celular todo ano pode custar mais que um carro, mostra estudo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Você é daqueles que troca de celular todo ano só para tirar onda com o iPhone, Galaxy ou Lumia mais poderoso? Talvez seja melhor esperar mais um pouquinho para pegar seu próximo gadget. Um levantamento comprovou que essa troca anual de aparelhos pode representar um risco financeiro para o usuário e que é possível economizar mais de R$ 50 mil com a mudança de hábitos.

iPhone, Android e Windows Phone juntos (Foto: Allan Melo / TechTudo)Trocar de celular todo ano pode gerar um grande gasto ao longo do tempo (Foto: Allan Melo / TechTudo)

O estudo, feito pelo site Minhas Economias, leva em conta um planejamento a longo prazo, com valores fictícios e considerando um mundo sem inflação. Para o cálculo, o preço dos celulares foram fixados em R$ 1 mil e a taxa de juros em 6% ao ano. O objetivo é verificar quanto uma pessoa economizaria em 30 anos, caso optasse por trocar de celular de dois em dois anos ou de três em três, ao invés de anualmente.

O cálculo mostra que os usuários que escolhessem trocar seus aparelhos de dois em dois anos teriam R$ 40.680,43 a mais, enquanto os que optassem por adquirir um novo smartphone a cada três anos economizariam R$ 54.225,23. Ou seja, uma economia e tanto, que poderia fazer diferença no futuro.

Tem alguma dúvida sobre smartphones? Faça uma pergunta para os usuários do Fórum do TechTudo!

E aí, acha que vale a pena trocar de celular todo ano ou prefere aguardar mais tempo? Considera que essa economia em 30 anos seria, realmente, vantajosa? Não deixe de dar a sua opinião nos comentários!

Via Minhas Economias

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Azulay
    2013-08-05T22:56:10  

    Se eu não trocar de celular, economiso 1 milhão de dólares!

    recentes

    populares

    • Rafael Azulay
      2013-08-05T22:56:10  

      Da para fazer várias aulas de português com esse dinheiro rs

  • Guilherme Garcia
    2013-06-04T10:44:26  

    Celular so é caro no Brasil. Aqui nos Estados Unidos eu peguei um S4 com uma entrada de 170 dollares, e parcelas de 20 dollares mensais mas que nem é cobrada enquanto vc manter o plano que alias...nao tem contrato. Vc so paga o restante do valor caso vc cancele o contrato que é de apenas 60 dollares mensais tudo ilimitado (ligacao, mensagem, net e ligacoes pro brasil) A qualidade de servico das operadoras aqui sao 10000x melhor que no brasil. Mas infelizmente o nosso governo ta pouco se lixando pra gente e nada fazem. Triste.

    recentes

    populares

    • Guilherme Garcia
      2013-06-04T10:44:26  

      E nao tem nem como perder dinheiro aqui, pq sempre que eu troco de celular, eu pego o meu antigo e vendo no brasil. Vou vender meu antigo S3 em novembro, vai me dar pelo menos duas semanas de gastos pagos.

  • Edilson Jovanini
    2013-06-11T23:15:02

    O bom é aquele que satisfaz vc sem luxo

  • Mauricio Santos
    2013-06-04T22:02:21

    É aquela velha história, parar de sair a noite, ir as festas e shows para se divertir, trocar de celular todo ano, viajar nas férias e etc... em vinte anos o cara fica rico... ... pra poder viajar com a família todo ano, sair pra se divertir, trocar de celular todo ano e etc... rs!

  • Ricardo Theiss
    2013-06-04T17:25:45

    Os números até podem ser "verdadeiros" mas será que colocaram na balança os possíveis negócios que são facilitados com as novas tecnologias, por exemplo? Com mais ferramentas você pode aumentar sua receita e isso pesa bastante nesse cálculo. Essas pesquisas econômicas são sempre mega tendenciosas e acreditam que colocando valores exorbitantes acabam tendo mais credibilidade. Pra mim é tudo bullshit!

  • Anonimo Nome
    2013-06-04T17:00:25

    Não sei onde está o erro, aqui mesmo nos comentários teve gente que disse que dá o antigo para algum familiar e compra um novo para si...

  • Lucas Tanaka
    2013-06-04T16:53:02

    Gostaria de saber quem escreveu essa materia, pois tambem gostaria de um CELULAR doado todo o ano, pra quem voce doa ? bando de ignorantes mesmo !

  • Gilberto Silva
    2013-06-04T16:01:38

    Eu nem troco o meu!!!!!kkkkkkkkk

  • Marcelo Alves
    2013-06-04T17:26:08

    ixi, nem terminei de ler a noticia senao fico depressivo

  • Danilo Lima
    2013-06-04T12:54:54

    Vocês não levaram em consideração as vendas dos aparelhos antigos? Não chega a 50 mil nem ferrado...

  • Henrique Lima
    2013-06-04T12:24:40

    Eu tenho o mesmo celular a 7 anos já, e ele nem era top de linha na época e pretendo trocar quando se tornar um incomodo e passar a dar muitos problemas.

  • Gilson Jose
    2013-06-04T11:08:24

    Compro um e uso até não funcionar mais ( por falta de bateria ou peças). Ainda uso um ZTE N-alguma coisa.

  • Diego Santos
    2013-06-04T11:29:14  

    Tenho celular pós pago desde 2007, troco de celular todo ano e paguei nesses 6 anos R$ 300,00 somados os valores dos celulares. Tive um Motorola Dext(gratis), um Xperia X10(grátis), um iPhone 4(R$ 150,00) e um Razr i(R$150,00). Só um louco, ou então quem tem dinheiro saindo pelo ladrão pode pagar R$ 2400,00 em um Galaxy S4 todo ano.

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2013-06-04T11:29:14  

      Cara, aí depende muito também, porque você gastou muito dinheiro com a conta de celular... se somar o valor da conta, verá que gastou bastante também.

  • Pedro Camilo
    2013-06-04T11:04:15  

    Para quem tem conta pós paga, como eu, os descontos anuais na renovação do plano/contrato, valem a pena. Pagar R$150 num S3 Mini ou um pouco mais em um Razr i, acho que compensa.

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2013-06-04T11:04:15  

      deve ser uma beleza utilizar um smartphone com conta pré-paga... coisas de brasileiro...

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2013-06-04T11:04:15  

      Eduardo Mattos muito pelo contrário, é tranquilo. A única coisa ruim é que a franquia de dados é baixa, mas é só cancelar e renovar o plano (via SMS) que você tem a franquia renovada. De resto é de boa. Como não ligo muito, é o melhor plano, estou acumulando quase R$ 100,00

  • Paulo Pimentel
    2013-06-04T10:19:18  

    Eu já sou obrigado a trocar todo ano o iphone,pois tenho 2 filhos (12 e 15 anos)um com o 4 outro com 4s e eu com com 5.E ai se eu não comprar o 5s quando lancar.hahaha

    recentes

    populares

    • Paulo Pimentel
      2013-06-04T10:19:18  

      Mentiroso detected!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Pimentel
      2013-06-04T10:19:18  

      Verdade! Parabéns pra você cara! Você será responsável por futuros marginais sem limite!

  • Emerson Rodrigues
    2013-06-04T09:06:58  

    Troco a cada 5 anos, se aguentar os 5 kkkkkk, na verdade nem pecisava de smartphone, celularzinho de 99 ja resolve meu problema...

    recentes

    populares

    • Emerson Rodrigues
      2013-06-04T09:06:58  

      Depende da real necessidade, eu, assim como o Emerson, preciso apenas de um celularzinho qualquer que faça e receba ligações. Mais que o suficiente.

    recentes

    populares

    • Emerson Rodrigues
      2013-06-04T09:06:58  

      Isso serve não só para celular, mas para produtos que envolvem tecnologia como computadores, televisores, etc. Sempre pretendo comprar o que tiver de TOP no momento para ficar um bom tempo com o produto. Comprei o Galaxy S3 no lançamento nos EUA e agora apresentou a "Síndrome da Morte Súbita" onde a placa-mãe queimou. Uma nova custa R$750,00, quase o preço de um celular novo. A partir desse momento não compro mais nada da marca Samsung...

  • Juca Souza
    2013-06-04T12:19:38  

    Que matéria sem noção...Eu troco de celular todo ano, aprendi com o mercado e hoje a internet facilita tudo com sites de compra e venda...Comprei o GalaxyNote 1...ano passado...por 1000r$..vendi semana passada por 850r$...adquiri um GalaxyNote2 por 1.300...daqui um tempo vendo por 1.100-1.200...Claro que estou perdendo dinheiro, mas pra mim compensa...agora 50mil??? Claro..se vc trocar todo ano e doar o seu ex-celular...é a mesma coisa de trocar de carro e o seu usado vc não contabiliza nao troca pelo novo e joga fora...???

    recentes

    populares

    • Juca Souza
      2013-06-04T12:19:38  

      Perfeito!

  • Gilflavio Santos
    2013-06-04T11:10:00  

    que materia chata esta falando algo en torno de 30 anos primeiro quem troca de celular todo ano acho que faz aquele plano de pegar os lançamento por um preço bom pois paga o plano mensalmente, tambem essa materia pode ser outra ficar milionario e so vc nao comer,nao assistir,nao usar internet,nao ter celular e so trabalhar 16 horas por dia sem gastar nada dessa forma vc economiza quase todo seu dinheiro.

    recentes

    populares

    • Gilflavio Santos
      2013-06-04T11:10:00  

      É a tipica pesquisa de economista... "se vc não tomar café depois do almoço. no final de 50 anos vai ta rico.." "se não beber com 100 anos vai pode compra uma ferrari.." e por ai vai.. Ai o que vc vai fazer daqui a 30 anos com esse dinheiro? comprar um carro que não é pq o custo anual de um carro de 50.000 é muito maior que esses 1000 reais... Concordo que economizar é importante... mas se o dinheiro não vai fazer falta... a pessoa tem mais é que ser feliz e gasta com o que quer...

    recentes

    populares

    • Gilflavio Santos
      2013-06-04T11:10:00  

      E viva o consumo desenfreado... Será que ninguém percebe que o intuito da matéria é conscientizar a compra? Comprar pensando em longo prazo? É claro que cada um sabe onde o calo aperta pô...

  • Victor Moore
    2013-06-04T11:24:15  

    E quem liga para daqui a 30 anos rs coisa mais futil rssss Daqui a 30 anos muitos de nós estaremos mortos.

    recentes

    populares

    • Victor Moore
      2013-06-04T11:24:15  

      Existe riscos e possibilidades, uma pessoa que trabalha precisa pagar contas fixas para sobreviver e juntar dinheiro é dificil nessas condições, dependendo do salário. Mas concordo em partes com os comentários acima força de vontade e planejamento é tudo conquistar algo.

    recentes

    populares

    • Victor Moore
      2013-06-04T11:24:15  

      E o melhor é que vc não pense só em vc,se todo mundo tivesse esse seu modo de pensar o mundo estaria lotado de lixo, e as próximas gerações? , lembre que quando vc morrer o mundo vai continuar girando e com bastante gente pra carregar.

  • Fernando Kowacic
    2013-06-04T09:37:39  

    com eletrônicos eu sempre faço a mesma coisa, compro o que e considerado "TOP" e uso ate ficar obsoleto. Da pra usar o mesmo equipamento por 6 ou 7 anos. Melhor do que comprar um equipamento "médio" e trocar a cada 3 ou 4 anos

    recentes

    populares

    • Fernando Kowacic
      2013-06-04T09:37:39  

      Concordo em parte com vc.Acho valida a ideia de comprar um top d linha pra poder aguentar mais tempo.So discordo em relacao aos 6 ou 7 anos.No mundo de hj,acho muito tempo pra comprar um equipamento novo,mesmo sendo top.Voce acha que se comprasse um Iphone 5s q sera lancado esse ano,ou um S4,voce aguentaria ficar com eles ate 2020??

    recentes

    populares

    • Fernando Kowacic
      2013-06-04T09:37:39  

      Acho que, pra quem usa smartphone pra jogo ou tarefas pesadas, o tempo máximo é 2 anos, 3 com muita boa vontade e se for um top de linha. Eu fiquei 1 ano com um defy e no final desse ano o aparelho já não atendia o que eu queria dele... minha previsão é de ficar uns 2 anos com meu S3 atual, que já tá fazendo 9 meses de uso e tá como novo. Enquanto me atender pro que preciso e estiver funcionando bem, fico com ele...

  • Sandro Loopi
    2013-06-19T23:10:00  

    geralmente o pessoal vende o antigo por 50% a menos do valor comprado e com esse valor ele integra pra comprar o novo. sem falar que esses celulares smarts phone não são tão caro assim. o que faz o valor ficar puxado é a alta taxa de impostos embutidos pelo governo desse país. aliás o povo tá lutando nas ruas em todo país contra os altos impostos também.

    recentes

    populares

    • Sandro Loopi
      2013-06-19T23:10:00  

      isso ai sandro

  • Vinícius Chamhum
    2013-06-05T08:15:34  

    E o celular antigo ? Vai jogar fora ? Eu troquei um Ipgone 3G por um Iphone 4S. Vendi o 3G por 500,00 e comprei o novo por 1250,00. Essa teoria ai ta valendo nada não.

    recentes

    populares

    • Vinícius Chamhum
      2013-06-05T08:15:34  

      oq e um ipgone?

    recentes

    populares

    • Vinícius Chamhum
      2013-06-05T08:15:34  

      Guilherme Hessel, o que você escreveu aí? Não deu pra entender.

  • Jefferson Cruz
    2013-06-05T00:06:01  

    Troco de celular todo ano, mas nunca paguei mais de 100 reais num aparelho. Basta saber aproveitar as promoções das operadoras.

    recentes

    populares

    • Jefferson Cruz
      2013-06-05T00:06:01  

      hahaha... ele acredita msmo

    recentes

    populares

    • Jefferson Cruz
      2013-06-05T00:06:01  

      Eliseu Ribeio Isso de ficar preso é relativo. Meu caso como uso muito celular, tanto pra ligação, sms, e internet. Vale a pena eu pagar o plano que tenho. Falo pq já fiz os cálculos de quanto gastaria pra ter um pré. Mesmo que esse pré tenha uma excelente promoção no meu caso não vale a pena. Então já que uso celular com plano aproveito pra ta sempre de cel novo xD

  • Fernando Correa
    2013-06-04T10:16:08  

    Reportagem interessante, porém muito fraca. Achei que iam pegar e falar mais sobre a renovação e inovações tecnológicas... achei que ia mostrar dados mais concretos de quanto tempo um top de linha ficaria obsoleto, tipo, "o S3 mesmo não sendo mais o top ainda é um celular que tem uma vida útil muito de X anos pois os novos softwares desenvolvidos necessitam de X de processamento e a expectativa é de que a partir de TAL ANO a previsão é que os softwares necessitarão de um processamento acima dele". Faltou colocar o valor de revenda do celular usado. A matéria só somou os valores e os anos.

    recentes

    populares

    • Fernando Correa
      2013-06-04T10:16:08  

      Uai cara, tu veio na matéria errada então, porque essa fala sobre o custo de se trocar o celular todo ano e não de vantagens ou desvantagens entre modelos atuais, futuros ou passados.

    recentes

    populares

    • Fernando Correa
      2013-06-04T10:16:08  

      Pedecola se vc troca de celular vc faz o que com seu antigo? Se vc troca de carro faz o que com seu antigo? se vc troca de casa faz o que com sua antiga? Todo produto tem um preço de venda. Ai só destacou o preço de adquirir. A matéria só comparou trocar todo ano com dois e tres anos, mas porque dois e tres anos? teria que ter uma justificativa... Mas de boa. Cada um agrada com um tipo de informação... uns são mais criteriosos, outros aceitam tudo que é jogado...