09/06/2013 08h00 - Atualizado em 09/06/2013 08h00

Universidade desenvolve sensor que permite controlar a casa com gestos

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

A possibilidade de controlar aspectos da casa sem precisar levantar do sofá está muito próxima. Pesquisadores da Universidade de Washington estão trabalhando em um sensor que que permite controlar a TV ou acender as luzes à distância, usando apenas os gestos.

Pesquisadores de universidade desenvolvem o WiSee, um sensor que permite controlar a casa inteira por meio de gestos. (Foto: Reprodução / Ubergizmo)Pesquisadores de universidade desenvolvem o WiSee, um sensor que permite controlar a casa inteira por meio de gestos. (Foto: Reprodução/YouTube)

Chamado de WiSee por seus criadores, o projeto tem uma idéia bem similar ao conceito aplicado no Kinect. Entretanto, a tecnologia não requer proximidade como os sensores que já estão disponíveis no mercado. Um receptor do dispositivo se baseia em sinais Wi-Fi para controlar aparelhos como TVs, computadores, termostatos etc.

O software reconhece nove tipos diferentes de gestos e seus desenvolvedores afirmam que ele é capaz de distingui-los com cerca de 94% de precisão, mesmo em um local repleto de pessoas. Mas, apesar dos avanços, o projeto não está finalizado. O próximo passo, de acordo com os pesquisadores, é fazer com que o roteador consiga controlar vários dispositivos simultaneamente.

Ainda não se sabe quando ou se o WiSee chegará ao mercado. Mas seus criadores inscreveram o projeto para ser apresentado durante a 19ª Conferência Internacional de Redes e Computação Móvel, que ocorre em setembro.

Veja como o sistema funciona no vídeo abaixo:

Via Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vadim Vladimir
    2013-06-09T10:52:04

    Imitação chinesa do leepmotion.