Fabricantes

18/07/2013 09h23 - Atualizado em 18/07/2013 09h23

Acer abandona Thunderbolt e passa a investir em conexão USB 3.0

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

A Acer anunciou que não usará mais o Thunderbolt (tecnologia de troca de informações ultrarrápida desenvolvida pela Intel) em suas máquinas. A partir de agora, a empresa passa a focar apenas na conexão USB 3.0 que, segundo seus porta-vozes, sofreu melhorias no desempenho, além de ser mais barata e muito mais difundida. Em 2012, a fabricante foi a primeira a incluir o padrão da Intel em computadores com Windows.

“(O USB 3.0) é uma excelente alternativa ao Thunderbolt", disse a porta-voz da Acer, Ruth Rosene. Segundo Rosene, a tecnologia é mais barata, oferece largura de banda similar, permite carregar dispositivos como celulares e tem uma ampla base instalada de acessórios e periféricos.

Thunderbolt 2 chegará em 2014 (Foto: Reprodução/CNET) (Foto: Thunderbolt 2 chegará em 2014 (Foto: Reprodução/CNET))Thunderbolt 2 chegará em 2014, mas Acer não vai aderir à tecnologia (Foto: Reprodução/CNET)

Em resposta, a Intel informou que espera que o Thunderbolt esteja difundido na maioria dos PCs em um período de três a cinco anos. “Existe mais de uma dúzia de novas plataformas já lançadas que usam o padrão, incluindo a Lenovo, Dell, Asus e outras, com mais algumas saindo ainda em 2013″, afirmou Jason Ziller, diretor da Divisão de Conectividade dos Clientes da companhia. Ainda segundo ele, o alvo da tecnologia são os sistemas premium.

O Thunderbolt alcança taxas de transferência de 10Gbps e foi comercializado pela primeira vez em 2011, no MacBook Pro. A Apple, co-desenvolvedora da tecnologia, é a empresa que mais tem tentado difundi-la. Inclusive, há rumores de a companhia utilizará o Thunderbolt 2 em seus próximos lançamentos. A nova geração dobra a capacidade de transmissão, sendo capaz de transmitir filmes em 4K. Já o USB 3.0 deverá alcançar os 10Gbps de transferência apenas em 2014, e, como exigirá mudanças de hardware, apenas os novos equipamentos atingirão tal patamar.

Tem dúvida sobre compatibilidade entre diferentes portas USB? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Cnet

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares