Tablet

25/07/2013 08h35 - Atualizado em 25/07/2013 08h35

Android 4.3: entenda as novidades do novo sistema do Google

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Android 4.3, enfim, foi oficializado. A nova versão do sistema operacional móvel do Google foi um dos destaques do evento desta quarta-feira (24), em San Francisco, onde foi apresentado também o novo tablet Nexus 7. Dentre as principais novidades estão suporte a um novo motor gráfico, multiusuários com perfis restritos e algumas mudanças nos aplicativos.

O sistema já está disponível para a linha Nexus e chegará a todos os telefones da linha "Google Edition" em seguida. Já o primeiro aparelho lançado com o Android 4.3 de fábrica é o novo tablet Nexus 7.

Novo Android é mais rápido, suave e com melhor resposta (Foto: Divulgação)Novo Android é mais rápido, suave e com melhor resposta (Foto: Divulgação)

A função de multiusuários vinha sendo testada em versões anteriores do sistema, mas nesta nova versão ela foi aperfeiçoada. Além de trazer diferentes perfis, agora ele funcionará como nos computadores: um administrador poderá designar todas as permissões de um outro usuário. Assim, um pai poderá restringir a compras de apps e o acesso a determinados recursos nos perfis de seus filhos, por exemplo. O recurso, quando apresentado, se mostrou capaz de filtrar até os níveis gratuitos de um jogo específico.

O Bluetooth Smart, por sua vez, não tem grandes diferenças para o Bluetooth tradicional. Seu funcionamento é o mesmo, mas a busca de dispositivos é mais eficiente e ele consome menos bateria. Como diz seu nome, ela é uma conectividade mais inteligente. De acordo com pesquisas recentes, esta nova tecnologia promete gastar até 17 vezes menos energia do que a original. Conhecido também como Bluetooth Low Energy, ele pode se torna o novo padrão em breve.

O que mais chamou a atenção no novo Android, porém, foi sua compatibilidade com a API gráfica OpenGL ES 3.0, que trará experiências gráficas de qualidade aos dispositivos com o sistema do Google. No evento, foi demonstrada uma versão de um game de corrida da Unity que apresentou um visual bastante apurado no novo Nexus 7. Além disso, o novo motor gráfico trouxe suporte a vídeos FullHD (1080p).

No site oficial de desenvolvedores do Android foram divulgadas mais algumas novidades, como a capacidade maior de reproduções de mídia, o acesso remoto à barra de notificações e melhorias nas ferramentas de perfis. De acordo com o Google, o Android 4.3 está mais rápido, mais leve e mais suave. O TechTudo fez testes com uma versão vazada do novo Android em um Nexus e confirmou algumas melhorias, mas pouquíssimas inovações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruna Souza
    2013-11-06T11:54:34  

    Atualizei meu s3 e ta show de bola....Valeu Samsung.

    recentes

    populares

    • Bruna Souza
      2013-11-06T11:54:34  

      via odin ou pelo kies mesmo?

  • Renato Carlos
    2013-12-15T20:32:37

    nenhum bate o Nokia 3310, esse sim, TANQUE DE GUERRA MERMAO :)

  • Rodrigo Porto
    2013-07-25T18:55:00

    Meu S4 é excelente... Estou muito satisfeito! Mas vejo gente aqui que toda hora fala mau de um e de outro, dizendo que android é de pobre e maçã é de rico... Aff... Se quer aparecer pendura uma melancia no pescoço filho... Fique com o seu IOS e deixe os outros em paz... Cuide da sua vida!!!

  • Wandark Freire
    2013-07-25T19:17:49

    Iphone, Apple, IOS. Samsung demais aparelhos com Android, os Windows Phone da vida. São maravilhas presente no mercado para nós consumidores. Lembrem-se que quem ganha com concorrência somos nós. Então que haja essa disputa e deixem os otários Fanboys puxarem saco das suas preferências, é até engraçados ver as bizarrices da ignorância.

  • Walter Ramos
    2013-07-25T13:00:31  

    Dizer na teoria que consome até 17x é muito fácil. Mas da teoria à prática existe um imenso abismo. 17x menos... Ah, tá.

    recentes

    populares

    • Walter Ramos
      2013-07-25T13:00:31  

      Só um recurso ter grande economia é uma coisa. A chamada da matéria foi, como os jornalistas adoram, muito exagerada.

    recentes

    populares

    • Walter Ramos
      2013-07-25T13:00:31  

      e na chamada da matéria parace que é o sistema que gasta sendo na verdade é apenas o Bluetooth

  • Andre Costa
    2013-07-25T11:33:09  

    Vocês notaram a diferença nas mudanças do IOS7 para o Android 4.3??? Isso sim são mudanças significativas. E não apenas de ícones de gosto duvidoso. Grande avanço, parabéns ao GOOGLE.

    recentes

    populares

    • Andre Costa
      2013-07-25T11:33:09  

      Não é o Android 5.0, é 4.3. Se fosse mudanças grandes não seria 4.3.

    recentes

    populares

    • Andre Costa
      2013-07-25T11:33:09  

      Robert Takeshi, acho que ele não leu a parte que o sistema não teve mudanças significativas além de poucas melhorias. Fanboy é pouco para chamar esse indivíduo.

  • Breno Queiroz
    2013-07-25T14:19:08  

    android lixo,,,, iphone sempre será melhor

    recentes

    populares

    • Breno Queiroz
      2013-07-25T14:19:08  

      Android: Sistema Operacional. IPhone = Aparelho. Se você quiser comparar Android com iOS a gente até conversar...

    recentes

    populares

    • Breno Queiroz
      2013-07-25T14:19:08  

      noob nao sabe nem a diferença entre um xing ling e um celular de verdade

  • Marcelo
    2013-07-25T11:29:01  

    E o Android continua com seus ícones cada um de um tamanho diferente, kkk... Mas o iOS não tem bluetooth e precisa do poluidasso iTunes pra qualquer coisa... E o Windows Phone esquisitão afundando no mercado... Opa, blackberry, mas o novo custa mais caro que iPhone 5, rsrsrs... Ferrou.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2013-07-25T11:29:01  

      Mas que "belo" comentário.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2013-07-25T11:29:01  

      Os ícones são do mesmo tamanho, se esse for o problema fique com Android mesmo, tem várias vantagens: fora o fato da Apple ter os piores mapas você ainda tem que pagar qualquer aplicativozinho bunda e não pode instalar programas de terceiros sem fazer falcatruas e perder a garantia. A tela do Galaxy é maior, o aparelho é mais barato e é TOTALMENTE INTEGRADO com os serviços do Google, gratuitos e cada vez melhores. Ter um iPhone é jogar dinheiro no lixo. Se é pra parecer riquinho é melhor andar rasgando notas de 2 R$...

  • Filipe Massignan
    2013-07-25T15:14:54

    Alguém que tem Nexus aqui que já saiu a atualização ???

  • Anderson Costa
    2013-07-25T13:35:26  

    Como que atualiza o Nexus 4? Clico no aparelho em Atualizações do Sistema e o mesmo informa que ja esta atualizado, esta na versão 4.2.2. E Agora José?

    recentes

    populares

    • Anderson Costa
      2013-07-25T13:35:26  

      Acabou de ser exibida em um evento, ainda não está liberada para todos.

  • Vinícius Silva
    2013-07-25T15:16:34

    Agora é aguardar as grandes inovações na 5.0! Não esperava muito da 4.3 mesmo não... Mas até que foi bom ;)

  • Danilo Lima
    2013-07-25T13:33:17

    Quem critica o Android, NUNCA teve experiencia com a versão pura do sistema em um Nexus! Fato, Nexus 4 da de mil em qualquer IPhone!

  • Murilo Carvalho
    2013-07-25T12:31:04

    Depois de dois celulares Android troquei pro I5 e nunca mais quero ver esses Androids puro marketing chega na hora é cheio de problema!

  • Rodolfo Rocha
    2013-07-25T13:32:23  

    Quem só Lê a capa da matéria pensa que o consumo da bateria vai ser 17x menor...mas é só o gasto de energia com as transferências por bluetooth que são mais economicas...vão aprender a fazer o negócio direio

    recentes

    populares

    • Rodolfo Rocha
      2013-07-25T13:32:23  

      Parei de acessar o site do terra por esse motivo e já vi que o TECHTUDO ta fazendo a mesma coisa.

    recentes

    populares

    • Rodolfo Rocha
      2013-07-25T13:32:23  

      O nome disso é jornalismo barato ou sensacionalista.

  • José Gonçalves
    2013-07-25T09:52:00  

    Ahhh o Andróid prova sua capacidade de melhorias... Gostei muito dessa função de multiusuários... Muito útil!

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-07-25T09:52:00  

      Anonimo Nome "Parecem duas mocinhas" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-07-25T09:52:00  

      Parecem duas mocinhas... até parece que o WP8 não copiou nada do Android...

  • José Gonçalves
    2013-07-31T11:13:03

    Estava pensando em comprar um Iphone5 essa semana, para testar e ver se é toda essa maravilha que falam, e também quero testar o WP. Não sei se é bom ou ruim por que nunca usei. Mas estou pensando em mudar de ideia, parece que a Apple acumulou um monte de riquinho retardado aqui no Brasil, queria mesmo as funcionalidades do Iphone, não ficar pagando de melhor do que outros. Sinto muito, mas vou comprar algum com WPhone, pelo menos os usuários não parecem tão "sem noção".

  • Carlos Moncao
    2013-07-25T13:38:38  

    Até agora nada de 4.3 no meu Nexus 4.

    recentes

    populares

    • Carlos Moncao
      2013-07-25T13:38:38  

      Bruno Silva, mas foi via OTA? Porque até agora só vi pessoas que atualizaram pela ROM que vazou na net.

    recentes

    populares

    • Carlos Moncao
      2013-07-25T13:38:38  

      Aqui já.

  • Rodrigo Reitz
    2013-08-02T11:25:52

    Pessoal.... essa historia do S3 travar do nada.... é muito facil resolver... é so limpar os arquivos enviados e recebidos do whatsapp.... ele vai entupindo a memoria ram do aparelho... e depois.. começa isso.... trava do nada. O meu estava assim... foi so limpar e pronto.... ta otimo. Lembro que tem q fazer isso manualmente...la na pasta: meus arquivos - todos os meus arquivos - sdcard0 - Whatsapp - media - whatsapp images - sent. Abraço a todos

  • Margareth Santos
    2013-07-31T17:58:15

    s3 reiniciando e desligando. vc precisa reistalar o android estava com o meu assim. reistalei resolvel.

  • Anonimo Nome
    2013-07-25T16:31:35  

    Com o Android você tem total liberdade para a pirataria, instabilidade, pegar vírus e indisponibilidade de atualizações. Viva a liberdade pra se aborrecer!

    recentes

    populares

    • Anonimo Nome
      2013-07-25T16:31:35  

      Da uma olhada direitinho nas noticias que você vai encontrar algo de invulnerabilidade do iOS, é algo bem novo e tão tendo muitas vitimas de usuários iOS. Sinto pena de gente assim que acham que o sistema da apple é imune a vírus.

  • Lucas
    2013-10-03T17:13:52

    tem como atualizar esse android de graça ???

  • Jorge Brito
    2013-07-25T10:06:27

    Olá bom dia a todos excelente notícia novidades no android muito legal mesmo mais minha dúvida seria a seguinte, caso faça a atualização perderei minhas configurações no meu nexus 4 tipo a aparência os aplicativos ele será novamente totalmente reiniciado ? agradeço a todos.

  • Wendel Brito
    2013-07-25T11:59:41  

    Gente, alguém me ajuda? eu tenho um xperia S e gostaria de saber se ele pode ser atualizado para o 4.2 ou até esse novo 4.3?

    recentes

    populares

    • Wendel Brito
      2013-07-25T11:59:41  

      Pesquisa no google "Xperia S CM10.1" e é só seguir algum tutorial.

    recentes

    populares

    • Wendel Brito
      2013-07-25T11:59:41  

      Por enquanto só saiu atualização para o 4.1 ele hardware para atualizar até o 4.3 só depende da Sony.

  • Leandro Dupret
    2013-07-25T13:51:26

    Reportagem sem nexus...

  • Joao Fusa