Internet

04/07/2013 14h01 - Atualizado em 04/07/2013 14h01

Apple dará informações do tráfego em tempo real no Mapas, como o Waze

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google adquiriu o Waze recentemente, mas é a Apple que pretende utilizar funções parecidas com as do tradicional aplicativo colaborativo de GPS. Uma patente publicada nesta quinta-feira (4), nos Estados Unidos, revelou os planos da fabricante do iPhone em torno desses recursos. A medida tentará diminuir a satisfação dos usuários com o Apple Maps, adotado no iOS 6.

Patente mostra intenção da Apple de incrementar o Mapas (Foto: Reprodução Thiago Barros)Patente mostra intenção da Apple de incrementar o Mapas (Foto: Reprodução Thiago Barros)

As características demonstradas no documento, que é chamado de “Classificação de Alertas e Rotas Especificadas por Usuários”, são bastante semelhantes às do Waze e descrevem um sistema para que os usuários possam emitir classificações para rotas, ruas ou localidades. O funcionamento seria simples.

Ao fazer uma busca por um determinado local, o usuário receberia as instruções que foram preparadas pelo Mapas. Caso quisesse, poderia avaliar aquele caminho, as ruas pelas quais passou, e ainda sugerir uma rota melhor. Assim, quando outro usuário fosse procurar aquela rua ou aquele caminho teria acesso a estas informações.

Atualização para o iOS 7 apagará meus apps? Opine no Fórum do TechTudo!

“Alertas gerados por usuários em tempo real permitem notificações de eventos mais rápidas e precisas”, diz um trecho do registro da patente. Isso claramente indica uma preocupação da Apple em adotar as informações do tráfego em tempo real.

No documento, inclusive, há também a descrição de outro serviço, com atenção especial aos alertas emitidos sobre acidentes, fechamento de vias, entre outros. Um dos destaques desta área fica por conta de um sensor que emitiria notificações por push de qualquer problema relacionado ao local onde o usuário está.

Resta saber se estas tecnologias da patente realmente serão aproveitadas e quando as possíveis novidades chegam ao Mapas. A Apple não se pronunciou oficialmente.

Via 9To5Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Marinho
    2013-07-09T17:41:21

    "A medida tentará diminuir a satisfação dos usuários com o Apple Maps, adotado no iOS 6." Não seria "insatisfação"?