Antispam

04/07/2013 14h36 - Atualizado em 04/07/2013 14h37

Conheça as cinco maiores ameaças para o Mac OS X

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Kaspersky, empresa que produz um antivírus com o mesmo nome para o Mac OS X, divulgou uma lista em que considera as cinco maiores ameaças para o sistema operacional da Apple. Segundo a empresa, a crescente popularidade do software faz com que ele seja um alvo cada vez mais atraente para programas maliciosos. Confira:

Aumento da popularidade do Mac OS X faz com que ele seja mais visado para ataques (foto: Divulgação) (Foto: Aumento da popularidade do Mac OS X faz com que ele seja mais visado para ataques (foto: Divulgação))Aumento da popularidade do Mac OS X faz com que ele seja mais visado para ataques (foto: Divulgação/ Apple)

Mac se torna um computador zumbi

A maior infecção detectada em um Mac foi causada pelo trojan Flashback/Flashfake, que contaminou mais de 700 mil computadores. A contaminação ocorre quando o usuário visita um site que rode WordPress comprometido, e que transmite o malware através de uma vulnerabilidade do Java. Em seguida, ele infecta as máquinas e as transforma em um botnet zumbi.

Um botnet é uma rede de computadores ligados – neste caso, involuntariamente – para realizar uma tarefa, que pode ser comum, como bots de IRC, até atividades ilegais como enviar spams e participar de DDoS.

Malware chega através de vulnerabilidade do Java (Foto: Divulgação/Apple)Malware chega através de vulnerabilidade do Java (Foto: Divulgação/Apple)

Antivírus falsos/ Ataques de scareware

O Mac OS X tem sido vítima de programas anti-vírus falsos e scareware (um tipo de malware que limita a funcionalidade do computador). Estes ataques começam com publicidade falsa que faz com que o usuário instale o programa e se sinta compelido a comprar a versão completa. Quando isto acontece, o valor cobrado é maior ou deduzido várias vezes, o que torna a conta do usuário insegura.

Vulnerabilidades

O Mac OS X, assim como outros sistemas operacionais, possui várias falhas de segurança, inclusive não detectadas e que podem garantir o acesso não autorizado ao sistema. Uma vez que o computador esteja infectado, criminosos podem usar este acesso para instalar outros programas maliciosos.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Confira no Fórum do TechTudo!

Pode ser difícil detectar malwares no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple)Pode ser difícil detectar malwares no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple)

Ataques dirigidos

Alguns códigos exploram vulnerabilidades com o objetivo de infectar uma pessoa específica e roubar dados que só ela possui. Normalmente este processo ocorre através de um e-mail com um anexo suspeito que é usado para instalar o malware.

Infecções de redes Mac – PC

Alguns malwares foram feitos para se adaptar ao sistema operacional que encontram. Aqueles que se reproduzem por USB, por exemplo, podem infectar tanto Macs quanto PCs.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rander Pereira
    2013-07-04T23:23:35

    Não existe sistema perfeito, mas que o OS X é bem seguro ele é, mesmo sem antivirus é QUASE impossível de ser contaminado, QUASE, mas não é impossível.