Celular

07/07/2013 06h00 - Atualizado em 07/07/2013 06h00

Falha de segurança no Android pode afetar 99% de todos os aparelhos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os smartphones Android podem estar em risco. Pesquisadores da Blueblox, empresa especializada em segurança de dispositivos eletrônicos, descobriram uma falha de que pode afetar até 99% dos aparelhos com o sistema operacional do Google. Através desta brecha, usuário maliciosos podem controlar totalmente o telefone de outras pessoas.

Falha pode comprometer usuários do Android (Foto: Reprodução TechnoDominum)Falha pode comprometer usuários do Android (Foto: Reprodução TechnoDominum)

O funcionamento do hack, obviamente, não foi divulgado pela BlueBox, mas a vulnerabilidade já existe desde o Android 1.6 e tem propriedades curiosas. Hackers poderiam explorar a falha para editar códigos de APKs legítimas, sem quebrar as assinaturas criptográficas delas. Dessa forma, seria possível inserir conteúdo malicioso nos programas a ser instalados.

Ao infectar o smartphone, uma notificação de update para o aplicativo apareceria para o usuário, que autorizaria o seu celular ser totalmente explorado ao invés de ser atualizado. Os pesquisadores afirmam que hackers conseguiriam até ganhar controle total do telefone do usuário a partir desta invasão primária.

Qual o melhor antivirus para smartphone? Opine no Fórum do TechTudo!

A Bluebox notificou o Google sobre a falha em fevereiro e destaca que o Galaxy S4 é o único aparelho atualmente imune à falha – o que sugere que um patch de segurança já deve existir para isso. De acordo com o CTO da empresa, Jeff Forristal, um update deve chegar aos aparelhos Nexus em breve. Procurado pelo site Engadget, o Google não comentou o caso.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raul Matos
    2013-07-07T11:55:32  

    Por isso que eu uso o Windows Phone *-*

    recentes

    populares

    • Raul Matos
      2013-07-07T11:55:32  

      Eu não estou dizendo que o Android é um S.O ruim, pelo contrário ele é bom e usei durante um bom tempo, só que minha experiência com o WP foi muito mais satisfatória do que com o Android, por isso eu não penso em voltar para o Android.

    recentes

    populares

    • Raul Matos
      2013-07-07T11:55:32  

      Walter Ramos respeito sua opinião, mas pra mim SO de criança é aquele em que você é bloqueado de mudar tudo "pra não estragar"... usuários de Android não gostam de ficar nas mãos de fabricantes. Lembrando que na verdade o problema do Android não é o Android em si, mas a penca de merdaware que os fabricantes colocam e você não pode remover. Mas enfim...

  • Michel Aguiar
    2013-07-07T10:29:05

    Depois falam mal do windows phone e do IOS...

  • Sergio Barros
    2013-07-07T12:51:32

    Muita balela essa mensagem de que somente o S4 é imune. A fragilidade reportada não está associada a driver de dispositivo do smartphone, mas sim nas próprias aplicações. Portanto, se o Android embarcado no S4 contém a cura para o problema, então basta instalar essa versão do Android nos demais Smartphones.

  • Elias Hermenegildo
    2013-07-07T12:35:13

    ai ai ai .. todos SO, tem falhas.. todos.. WIndows Phone é o pior de todos.. povo burro.. meoo deooos

  • Liberdade Saude
    2013-07-07T12:12:18

    Tá vendo.. Falta de segurança pra população.. os políticos não são seguros.. claro neh.. nem o celulares podem ser confiáveis mais..

  • Jobis
    2013-07-07T11:48:46

    E quem vai querer invadir android.....

  • Gabriel Viana
    2013-07-07T11:47:40

    Meu android é 1.5 :*

  • André Claudino
    2013-07-07T14:53:24

    OOOOOHHHHHH, todo dia se descobre uma falha de software, que novidade! Todos os dias o iTunes me pede para se atualizar por que tem 'novidades'. Todo mês, quando não toda semana, o Windows tem uma atualização de segurança. Se você confia em empresas e não no seu conhecimento, quem vai ficar pastando é você.

  • Gabriel Angeli
    2013-07-07T14:43:22

    ainda bem que tenho um Galaxy S4

  • Sergio Goncalves
    2013-07-07T14:14:32

    A Bluebox informou sobre a falha de segurança em fevereiro e até hoje o Google não fez nada??? Vao soltar um update para aparelhos Nexus??? Muito estranho. Pelo sim, pelo nao, uso o Samsung Galaxy S3 e o antivirus Lookout, alem de não sair baixando qualquer coisa pela net. Me sinto seguro.

  • João Barbosa
    2013-07-07T13:55:07

    Segurança tem é meu celular que não tem bluetooth e nem entra na internet!! quero ver controlá-lo!! kkkkkk

  • Gustavo Vieira
    2013-07-07T16:22:35

    ANDROIDS XING LINGS ... IOS DOMINA

  • Carlos Cavalcanti
    2013-07-07T15:53:33

    Furada nessa matéria. Só poderão ser afetados os celulares que instalarem aplicativos piratas (fora do Google Play)....

  • Remerson Silva
    2013-07-07T15:07:05

    Watch Dogs..contra a taca

  • Carlos Junior
    2013-07-07T14:57:41

    Iphone RULES!!!!!!

  • Cosme Junior
    2013-07-17T18:40:56

    Ah amigo, queria eu ter me enganado, e se eu não souber mexer num aparelho sem complexidade como este sendo da área então quem vai saber? amadores metidos a entendidos? enfim, cada um tem uma experiência diferente com aparelhos, agora ele melhorou, mas o problema é que ele não aguenta chegar a capacidade máxima de uso da memória, isso causou travamentos, lentidão, e o aparelho reiniciava sozinho. Isso não acontece com o apple, eu já usei sua capacidade ao máximo e ele não trava. Agora que liberei memória ele está funcionando bem, até gosto do aparelho, mas em comparação, prefiro o Iphone.

  • Daiana Oliveira
    2013-07-09T14:50:33

    Como o sistema Android é o mais usado atualmente ele se torna alvo dos usuários maliciosos. Assim os usuários sofrem com esse vírus constantemente.

  • Alexandre Lima
    2013-07-09T14:30:48

    Programas para Android, somente no google play, aí não tem perigo.

  • Patricia Magalhae
    2013-07-08T20:44:31

    Por isso que uso Windows Phone plataforma bem segura sistema bem mais leve.a epoca do Android ja passou pra mim e um dos piores sistema que tem.....

  • Diego Santos
    2013-07-08T16:11:59

    povo ignorante, quem destrói ou rouba dados de terceiros é cracker e não hacker.

  • Genilson Santos
    2013-07-08T09:41:51

    por isso que tenho o nokia lumia 800. e já quero trocar pelo lumia 920. sempre vai ser windows phone.

  • Wagner Lima
    2013-07-08T00:34:16

    Tive um galaxy ace s2 s3 xperia neo e nunca tive isso agora instalar bobagens sempre virão com vírus o IOS é bloqueado então claro não instala mais também não usa nada só aquela mesmice.

  • Jeferson Santos
    2013-07-08T00:20:30

    Bom acho q agora não precisamos mais discutir qual é o melhor SO para smarthphone neh! S2 iOS!

  • Anonimo Nome
    2013-07-07T18:01:21

    Tem que ser muito noob pra ter problemas de segurança com celular...

  • Elias Hermenegildo
    2013-07-07T16:58:01

    não existem sistema sem falhas de segurança, nem nunca existirá. uso ios e android todos tem falhas e sempre vão ter.