Internet

26/07/2013 08h57 - Atualizado em 26/07/2013 08h57

Falha no Google Glass liberava controle total dos óculos a hackers

Lucas da Silva
por
Para o TechTudo

Uma empresa americana de pesquisa em segurança, a Lookout, descobriu uma grave vulnerabilidade no Google Glass. Os óculos com funções inteligentes do Google podia, por meio desta falha, ser controlada remotamente por hackers, entregando a localização, imagens e todo o controle do gadget.

Google Glass (Foto: Fabricio Vitorino / TechTudo)Google Glass é criticado pela facilidade à invasão de privacidade, principalmente a dos não usuários (Foto: Fabricio Vitorino / TechTudo)

Usando um QR code (uma espécie de códigos de barra mais complexo) malicioso, era possível forçar o Glass a se conectar secretamente a um ponto de Wi-Fi, o que permitia ao hacker ver todos os dados que passavam pelo sistema. Essa falha, juntamente com uma vulnerabilidade do Android 4.0.4, causava uma combinação que dava total controle do dispositivo. O Google já solucionou a falha, e por isso a Lookout pode detalhar como ela afetava o sistema.

O que esperar do Google Glass? Veja a opinião dos outros leitores

O método, entretanto, considera um número de fatores para que a falha dê certo ao invasor. Porém, esta descoberta chama atenção para os problemas que o Google terá de enfrentar para que o Glass seja um aparelho seguro aos seus usuários. A privacidade é um dos pontos de maior discussão sobre o produto, que pode filmar, fotografar e gravar áudio com facilidade, e o debate tende a se intensificar com a descoberta de vulnerabilidades como esta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Izo
    2013-08-05T09:50:40

    Será que tem de grau?

  • Denis Franco
    2013-07-28T13:23:51

    O acesso do Google aos dados? ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA!!!!!!111!!!ONZEONZE!!!

  • Italo Neto
    2013-07-28T11:22:01

    Google Glass o óculos espião made in USA, compre o seu e ajude o Tio Sam espionar o mundo todo.

  • Junior Scheeren
    2013-07-27T01:13:17

    óculos feio...

  • Fauly Castro
    2013-07-26T18:00:56

    falha ? aham

  • Alessandro Andrade
    2013-07-26T12:54:29

    Nossa.... notícia de QUASE UM MÊS atrás..... só pode ser pró-Apple essa galera do Tech Tudo... se tem algo ruim a ser divulgado sobre o Android ou a Google eles não perdem a oportunidade!

  • Gengis Khan
    2013-07-26T12:22:49

    Acho que o google glass não vai pra frente, porque não é todo mundo que gosta de óculos. Eu mesmo não gosto muito e uso somente e as vezes para dirigir.

  • Nilson Rodrigues
    2013-07-26T11:49:11

    Embora pareça estranho o seu uso e aquisição e que virá causar um número grande de acidentes entre pedestres e motoristas, acredito que será muito vendido (baixando o preço). O problema será maior do que o que ocorre com os motoristas usando o celular ao dirigirem. Vai ter muito pedestre abraçando postes e outros pedestres enquanto distraídos.

  • Anonimo Nome
    2013-07-26T11:01:06

    Aff... notícia velha

  • Elias Hermenegildo
    2013-07-26T09:46:11

    falha!? aii aiii... todos sistemas sao falhos entao. e ponto.

  • Izanami
    2013-07-26T09:41:29

    Não usarei um treco desses nem tão cedo, ainda mais depois de vir à tona a profunda deslealdade dos estadunidenses em relação aos direitos e garantias dos cidadãos... eu hein.

  • Fred Masson
    2013-07-26T11:25:31

    Android com falha na segurança? Qual a novidade?

  • alberto teixeira
    2013-07-26T10:38:52  

    Que coisa mais idiota esta invenção. E mais idiota ainda quem compra uma idiotice desta!

    recentes

    populares

    • alberto teixeira
      2013-07-26T10:38:52  

      As pessoas falavam a mesma coisa dos celulares e hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha um. Idiota para mim são as pessoas com a cabeça fechada, que não tentam analisar a tecnologia de forma positiva. Vejo o Google Glass como o futuro da tecnologia e imagino que em uma futuro próximo será uma tecnologia usada pela grande maioria da população... Imagine só que ao invés de ter um celular, um tablet e um computador, você poderá ter apenas um óculos ou quem sabe apenas uma lente de contato... (:

  • Ricardo Aquino
    2013-07-26T09:51:55  

    deve ser o barak obama espionando a gente não tem geito mais

    recentes

    populares

    • Ricardo Aquino
      2013-07-26T09:51:55  

      Jeito! com J

  • Miseravão
    2013-07-29T11:53:30  

    Tem gente que parece caipira na época do lampião a querosene, dizendo que não usará a lâmpada elétrica pois é magia do demônio.

    recentes

    populares

    • Miseravão
      2013-07-29T11:53:30  

      Kkkkkkkk... Minha Bisavó dizia isso !!!

  • Rafael Moreira
    2013-07-26T12:26:05  

    UFA! Achei que ia permitir que os hackers controlassem a mente de quem esta usando o óculos.

    recentes

    populares

    • Rafael Moreira
      2013-07-26T12:26:05  

      Que pena... tava pensando em presentear uma minha ex-namorada com um desse pra ver se ela volta comigo... Mais já que não da pra hackear a mente dessa não compensa o valor... =(

    recentes

    populares

    • Rafael Moreira
      2013-07-26T12:26:05  

      rsrsrsrs Trols!!!!!!