Jogos de esporte

15/07/2013 07h40 - Atualizado em 15/07/2013 10h23

Fifa Soccer completa 20 anos: veja elementos que revolucionaram a série

Flavio Barboni
por
Para o TechTudo

Fifa Soccer completa nesta segunda-feira (15) duas décadas desde que o primeiro título chegou às lojas. A franquia de futebol mais vendida do mundo não só se tornou uma referência nos games de esporte, como também revolucionou a jogabilidade do gênero graças a seus principais elementos. Confira as principais evoluções do game:

Fifa International Soccer inaugurou a série 20 anos atrás (Reprodução/TechTudo) (Foto: Fifa International Soccer inaugurou a série 20 anos atrás (Reprodução/TechTudo))Fifa International Soccer inaugurou a série 20 anos atrás (Reprodução/TechTudo)

Revolucionando o futebol virtutal

Fifa International Soccer chegou ao mercado em 15 de julho de 1993 e tornou a experiência de jogar futebol no videogame agradável e amigável. Antes dele, o velho esporte bretão tinha algumas tentativas ruins e poucas séries com sequência, casos de Formation Soccer (TurboGrafx/PC Engine/Super Nintendo) e Sensible Soccer (Computadores).

O game da EA Sports tinha muitas inovações, como jogadores que respeitavam esquemas táticos, a visão isométrica, torcida animada, replays, arbitragem em campo, várias formas de marcar gols, diferenças climáticas que alteram as condições da partida e, claro, o aval da entidade que governa o futebol em todo o mundo. Na fase de desenvolvimento o game era conhecido como EA Soccer e chegou ao mercado trazendo apenas seleções, no clima da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos.

Clubes

O crescimento da série Fifa se confunde com a própria história do futebol virtual, que viria a ter em Winning Eleven/PES e International Superstar Soccer, ambos da Konami, seus maiores rivais. O primeiro Fifa chegou com a ambição de ser um jogo mais realista em relação ao que já havia na época, mas foi na edição seguinte, Fifa 95, que a série trouxe uma de suas principais características durante anos: a presença de clubes e ligas reais.

Fifa 95 introduziu as principais ligas de futebol do mundo (Reprodução/MobyGames/TechTudo)Fifa 95 introduziu as principais ligas de futebol do mundo (Reprodução/MobyGames/TechTudo)

Apesar da ausência de jogadores de verdade, os torcedores de alguns dos principais países do mundo futebolístico tiveram a chance de escolher o time para qual torciam. A série deixou as genéricas competições entre seleções para pôr em campo rivalidades entre clubes de forma exclusiva. Até clubes brasileiros do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do Internacional de Porto Alegre, foram inclusos.

Ídolos

A partir de Fifa 96 a EA Sports fechou contrato com a FIFPro, organização que representa os jogadores profissionais em todo o mundo e garantiu finalmente a presença de craques do futebol real, como Romário, Rivaldo, Roberto Carlos, Roberto Baggio, Eric Cantona, Giuseppe Signori e Edgar Davids, o que se tornou um grande diferencial em relação aos concorrentes e seus jogadores fictícios.


Inspirada pelos games de gerenciamento de futebol, ainda populares só no Reino Unido, a edição “96” apresentou o conceito de criação de times personalizados (ainda arcaico) e um modo de transferências. Era possível então adquirir astros e montar equipes ainda mais poderosas que o Flamengo do Baixinho e Sávio, e o Palmeiras de Djalminha, Roberto Carlos e Cafu. Nos jogos atuais, é impensável um modo carreira sem a possibilidade de recorrer ao mercado de jogadores.

Patrocinadores

Os primeiros esboços da inclusão de camisas mais realistas, com patrocinadores e emblemas dos clubes foi em Fifa 99, mas de forma genérica, já que não haviam uniformes licenciados. Em Fifa 2000, apareceram os primeiros clubes com uniformes licenciados: todos da Major League Soccer, a liga americana de futebol.

A partir do Fifa 2001, os uniformes foram completamente licenciados (Divulgação/TechTudo)A partir do Fifa 2001, os uniformes foram completamente licenciados (Divulgação/TechTudo)

No Fifa 2001, a EA Sports desenvolveu um novíssimo motor gráfico, com visual mais realista e – finalmente – uniformes completamente licenciados, inclusive dos 12 maiores clubes brasileiros e do Atlético Paranaense. A partir daí, os uniformes licenciados se tornaram obrigatórios não só na série, mas como na concorrente Pro Evolution Soccer alguns anos depois.

Estádios e Eliminatórias

Jogos de futebol com seleções sempre foram bastante comuns e genéricos, mas o acréscimo das Eliminatórias completas para a Copa do Mundo de 98 em Fifa Road to World Cup 98 deram um novo significado na escolha de um país para representar. Apesar de um gameplay fraco em relação ao concorrente Winning Eleven, o trabalho feito pela EA Sports contou também com a recriação de templos mundiais do futebol, como Maracanã, Wembley e San Siro e estádios menos prestigiosos, como o Hasely Crawford Stadium, em Trinidad e Tobago.


O modo de Eliminatórias voltou em Fifa 2002, para a Copa de Coréia do Sul e Japão, implementado com as copas continentais (Eurocopa, Copa América, etc) e a Copa das Confederações. Também havia a opção de realizar amistosos preparatórios e conquistar posições no ranking da Fifa, no caso de escolher a França – então campeã do mundo e com vaga automática – ou as anfitriãs Coréia do Sul e Japão. Porém, ao conquistar a tão sonhada vaga não há aonde ir, já que a Copa do Mundo não está inclusa no jogo!

Futsal

Foi na série Fifa que outras modalidades de futebol ganharam espaço nos games. Em Fifa 97, o futebol indoor – popular na América do Norte – foi introduzido para partidas amistosas, opção mantida até a edição seguinte, Fifa Road to World Cup 98. O espaço de jogo é reduzido e jogam apenas cinco atletas de cada lado. Não há linhas laterais e nem meta, lembrando os rinques de hóquei no gelo.

O futebol indoor, semelhante ao futsal, esteve presente em Fifa 97 (Reprodução/Moddb/TechTudo)O futebol indoor, semelhante ao futsal, esteve presente em Fifa 97 (Reprodução/Moddb/TechTudo)

O futebol indoor renderia mais tarde na criação da série Fifa Street, com regras menos estritas que o association football  (futebol de campo, se preferir). Street trouxe também em futuras edições outras formas de jogar futebol, como as modalidades de rua e o futsal, que apesar da enorme popularidade mundial, nunca teve a devida representação nos games. Na edição de 2012 de Fifa Street, foram criados até torneios fictícios usando as regras do futebol de salão, que também é gerenciado em todo o mundo pela Fifa.

Realismo

Ainda que muito populares, os primeiros games da série Fifa pecavam na questão realismo. A movimentação robótica, a física que deixava a bola leve e a inteligência artificial limitada deixavam os lançamentos anuais da série sempre atrás de Winning Eleven e até de outros títulos de futebol quanto à fluência das partidas.

Simulação e realismo se tornaram marcas registradas da série a partir do Fifa 09 (Reprodução/TechTudo)Simulação e realismo se tornaram marcas registradas da série a partir do Fifa 09 (Reprodução/TechTudo)

Em Fifa 2003, a Electronic Arts finalmente desenvolveu um motor de jogo focado em suprir a necessidade dos fãs de futebol, cada vez mais acostumados à simulação dos games da Konami. A curva evolutiva só cresceu, com a adição de melhorias a cada edição e o desenvolvimento de motores gráficos cada vez mais realistas, que ultrapassaram a qualidade do rival a partir de Fifa 09. Veio o controle de dribles, o controle de jogadores sem a bola para criação de jogadas e até as diferentes formas de marcação, com botões diferentes.

Dê sua opinião: Qual é o melhor Fifa 13 ou PES 13?

Música

Uma boa trilha sonora nunca influenciou na qualidade de jogos de futebol e, talvez, até por isso, a EA Sports desbravou praticamente sozinha este campo. O primeiro game a contar com trilha sonora licenciada foi Fifa 98, que provavelmente traz uma das seleções mais seminais entre os jogos de esporte com “Song 2” dos ingleses do Blur como canção-tema, e faixas in-game de nomes fortes da música eletrônica: Crystal Method e Electric Skychurch.


Desde então a série foi embalada por canções de bandas como Oasis, Linkin Park, Gorillaz, Fatboy Slim, DJ Tiesto, Robbie Williams, Muse, Kings of Leon, entre tantos outros. Até nomes brasileiros como Os Tribalistas, Seu Jorge e Cansei de Ser Sexy já figuraram nas seleções sonoras de Fifa. O peso da trilha sonora acabou influenciando o concorrente Pro Evolution Soccer, que também passou a incluir nomes populares da música mundial.

Futuro

Em 20 anos foram mais de 120 milhões de unidades vendidas de todos os games da série Fifa, a consolidando como uma das dez séries mais vendidas da história dos videogames. Resultado para deixar os executivos da EA com sorrisos de orelha a orelha. A entidade máxima do futebol, que empresta seu nome ao game, demonstrou o valor da parceria ao renovar até 2022 a licença da série.

A EA Sports promete que Fifa 14 na nova geração de consoles será o maior jogo de futebol já lançado (Reprodução/TechTudo)A EA Sports promete que Fifa 14 na nova geração de consoles será o maior jogo de futebol já lançado (Reprodução/TechTudo)

Fifa é um sucesso absoluto e mesmo com versões anuais, nunca sai de moda. Prova é que, segundo a EA, mais de 65 milhões de partidas do game são jogadas todas as semanas em seus servidores. E consolidar o sucesso na próxima geração, com o Xbox One e o PS4, é o desafio da empresa para Fifa 14. Afinal, a Konami quer dominar o mundo com PES 2014!

Qual será o melhor: Fifa 14 ou PES 2014? Participe do Fórum TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Rodrigues
    2013-07-15T13:29:34  

    '' inclusive dos 12 maiores clubes brasileiros e do Atlético Paranaense.'' Só pode ter sido um coxa-branca que escreveu esta matéria. O Furacão está entre os maiores do Brasil e, inclusive, naquele ano havia sido campeão brasileiro.

    recentes

    populares

    • Gabriel Rodrigues
      2013-07-15T13:29:34  

      Maiores do Brasil com UM título??hahaha Tem que ter libertadores e Mundial para estar no seleto clube dos maiores do Brasil.Vai te esconder!!!

  • Ricardo Brito
    2015-02-17T20:01:59

    Rico Salamar, Janco Tiano Tito mancuso kkk bons tempos

  • Marcio Guimaraes
    2013-07-15T15:54:41  

    Quem lembra do Janco Tianno? Fazia muitos gols com ele! :)

    recentes

    populares

    • Marcio Guimaraes
      2013-07-15T15:54:41  

      rico salamar do brasil, joe dela savia e roberto favaro da italia

  • Beto Gusmao
    2013-07-15T11:34:01

    Escalação da Seleção Brasileira no FIFA 94: Ricado Santana; Enrico Moeser, Luis Silva, Marco Pitzos, Julios Barretto, Tomas Gabriel; Manoel Fernando, Tito Mancuso, Peter Mueller; Janco Tianno e Rico Salamar

  • Beto Gusmao
    2013-07-15T11:32:11  

    escalação da Seleção brasileira no FIFA 94 : Ricado Santana; Enrico Moeser, Luis Silva, Marco Pitzos, Julios Barretto, Tomas Gabriel; Manoel Fernando, Tito Mancuso, Peter Mueller; Janco Tianno e Rico Salamar

    recentes

    populares

    • Beto Gusmao
      2013-07-15T11:32:11  

      como é que tu lembra disso? Janco Tianno era o pelé nesse jogo!!!

  • Marco Pires
    2013-07-15T11:22:47

    joguei viva até a o fifa 2002, que tinha aqueles efeitos no chute.. dps vim para o PES, e desde 2013 voltei a preferir o fifa. tenho o PES2013 e o FIFA 2013... e ta melhor, bem melhor. Mas vamos ver o que traz em 2014.

  • Peterson Souza
    2013-07-15T11:03:27

    Fifa do Master System... o melhor de todos!

  • Alexandre Sewald
    2013-07-15T11:01:48  

    Janco Tianno, um mito!!!

    recentes

    populares

    • Alexandre Sewald
      2013-07-15T11:01:48  

      Nada seria sem o Alejo.

    recentes

    populares

    • Alexandre Sewald
      2013-07-15T11:01:48  

      Janco Tianno maior que Pelé!!!

  • Thiago Gonzales
    2013-07-15T11:01:43

    joguei todos do primeiro até o Fifa 99, e Fifa 64. Depois veio o reinado dos jogos da Konami... Apesar que mesmo anteriormente era mais divertido jogar com os amigos o internacional super star soccer. Mesmo assim é saudosista ver todos esses Fifas

  • Marcos
    2013-07-15T13:06:57

    Aguardem o Pes 2014, pois vai arrebentar.

  • Kleber Petenati
    2013-07-15T12:39:34

    Dava pra parar na frente do goleiro que ele chutava a bola no peito e vc metia para o gol... erro muito tosco uahuahuah

  • Me La
    2013-07-15T12:01:12

    "(...)inclusive dos 12 maiores clubes brasileiros e do Atlético Paranaense. " HAHAHA time pequeno.

  • Fernando Santos
    2013-07-15T11:56:43

    O fifa 97 do mega drive tinha futebo lindoor era muito bom.Quando se fazia gol apertava-se os botoes e a torcida fazia sons diferentes cornetas,gritos e tudo mais haha,era massa de mais,Voltando aos velhos tempos

  • licenio gabe
    2013-07-15T10:50:11  

    fifa>>>>>>>>abismo>>>>>>>>>>>pes

    recentes

    populares

    • licenio gabe
      2013-07-15T10:50:11  

      Típico fanboy que começou a jogar FIFA ontem. Tá Serto campeão!

  • João Silva
    2013-07-15T14:18:43

    'inclusive dos 12 maiores clubes brasileiros e do Atlético Paranaense' HAHAHAHAHAHAHA

  • Kleiton Sousa
    2013-07-15T14:11:47

    até hoje os gráficos do pes são melhores. talvez a realidade não mas os gráficos sim.

  • Eric Oliveira
    2013-07-15T13:49:00

    fifa 95 para mega drive o melhor fifa de video game, e o fifa 98 para pc o melhor para pc..

  • Israel Mota
    2013-07-15T13:41:30

    Viva Alejo! kkkk

  • Fábio Filho
    2013-07-15T11:00:03  

    Alejo artilheiro! alias, apenas os fortes vão entender

    recentes

    populares

    • Fábio Filho
      2013-07-15T11:00:03  

      Rico Salamar e Roberto Favaro são lendas no FIFA

    recentes

    populares

    • Fábio Filho
      2013-07-15T11:00:03  

      Allejo >>> suas vidas

  • Fabianohenrique
    2013-07-15T15:42:23

    Alguém sabe me informar se quem tem mais de 13 anos pode jogar FIFA? Ouvi falar que FIFA é jogo SUB 13, e que jogo de adulto é PRO EVOLUTION SOCCER.

  • Fabianohenrique
    2013-07-15T15:37:40

    Quando você é criança, anda de bicicleta, depois fica adulto e compra uma moto. O mesmo eu fiz com o FIFA, jogava quando era criança, virei adulto comprei PRO EVOLUTION SOCCER.

  • Amauri Dolife
    2013-07-15T15:29:37

    no winning eleven o Shevchenko era o foda0

  • Lucas Cabral
    2013-07-15T14:53:00

    Fifa 96 o que mais me divertia, quando eu jogava no meu play 2 o SnesStation (tinha todos os jogos de Nintendo) , horas e horas de jogatina.

  • Joao Ponce
    2013-07-15T14:37:11

    Sempre preferi o WE e depois o PES, mas nessa geração o FiFA melhorou muito e ,na minha opinião, ficou melhor! OBS : Alejo era do super star soccer, nao do FIFA... O que eu sinto falta mesmo era do CASTOLO hahahaha "craque" do WE!

  • Thiago Santos
    2013-07-15T17:00:04

    Eu peguei de '94 para frente...