Internet

04/07/2013 18h58 - Atualizado em 05/07/2013 12h02

Fisl14: analista da Wikipédia ensina internautas a contribuir para site

Douglas Freitas
por
Do Fisl14

Colaborar com a Wikipédia vai muito além de editar informações ou doar dinheiro à enciclopédia livre. É isso que disse Henrique Andrade, o analista de dados do Wikimedia Foundation, durante o papo "Hackeie a Wikipédia", realizado nesta quinta-feira (4), no Fisl14, que acontece em Porto Alegre. De acordo com Andrade, é possível contribuir criando projetos, levantando dados, realizando pesquisas e muito mais.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

HenriqueHenrique Andrade explicou como as pessoas podem colaborar com o Wikipédia (Foto: Douglas Freitas)

Estamos acostumados com as pesquisas na enciclopédia, mas, por trás da editoração livre, há diversas outras maneiras de contribuir e desenvolver projetos usando a plataforma – e muito conteúdo que a maioria da rede ainda não aprendeu a explorar. Muita gente que trabalha nessas alternativas de produção fazem parte do Movimento Wikimedia, que é quem desenvolve a Wikipédia e diversos outros projetos, como Wikimedia Commons, WikiNotícias, WikiQuote, Wikiversidade e etc.

Os voluntários podem auxiliar no desenvolvimento de extensões, gadgets, robôs, interfaces para aplicativos mobile ou – fugindo um pouco do conhecimento mais técnico – na tradução de artigos e ferramentas. Tudo isso para otimizar a navegação e melhorar o aproveitamento das informações disponíveis na Wikipédia.

Segundo Henrique, hoje existem 18 milhões de artigos no site e 15 milhões de arquivos multimídias com licença livre. Ao todo, o conteúdo representa 1,3 Tera de dados abertos para a rede. “É muita informação que, infelizmente, as pessoas não descobriram ainda”, lamenta Henrique.

Pensando nesse melhor aproveitamento, a Wikipédia está desenvolvendo uma Central de Dados, a fim de ensinar o passo a passo de como acessar e aproveitar ao máximo as informações disponíveis. Henrique deu um exemplo de trabalho que pode ser feito. "Um pesquisador analisou, comparando dois gráficos, que o número de artigos sobre a dengue, cadastrados na Wikipédia, cresce igualmente ao número de casos. Com isso, está desenvolvendo uma ferramenta para, através do número de buscas pelos sintomas da doença, identificar o começo de novas epidemias", disse.

Ainda na conversa, o analista também falou sobre a eterna discussão da confiabilidade das fontes. Segundo ele, há pouco tempo fizeram um estudo em cima de cem artigos das enciclopédias Ecarta e Britânica e mais cem da Wikipédia. A margem de erro foi igual para as três, com a diferença que a Wikipédia é editada muito mais rápido que as outras. De acordo com Henrique, a rede corrige o que vê de errado na enciclopédia. Essa verificação frequente e voluntária faz com que o conteúdo, em plataforma livres, sejam cada vez mais confiável.

Hoje, a Wikipédia é o 5º site mais acessado no mundo e o 9º mais acessado no Brasil. Para o analista, o que precisa ser melhorado é a relação editor-leitor. “Aqui no país, precisamos de mais pessoas escrevendo, ainda temos poucos editores. A informação aberta é como a lógica do software livre: quando mais gente colabora, mais democratização existe”, finalizou.

Tem dúvidas sobre a Wikipédia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares