06/07/2013 15h37 - Atualizado em 06/07/2013 15h37

Fisl14 ensina como 'fazer' dinheiro com Software Livre

Douglas Freitas
por
Do Fisl14

No mundo atual vemos cada vez mais o avanço tecnológico e formas diferentes de se fazer dinheiro. Uma prova disso é o aumento no número de startups, que são projetos que fazem seus proprietários pagar as contas e viver bem. Com software livre não é diferente, é só saber para onde olhar e o caminho a seguir. Esse foi o tema do papo “Como Fazer dinheiro com Software Livre”, no Fisl14, que acontece em Porto Alegre.

  •  
DSC_0301Jeison Frasson é especialista no desenvolvimento
de aplicativos e plataformas online
(Foto: Douglas Freitas/TechTudo)

Muitas pessoas adotam o software livre como espírito de vida e acaba se tornando militante do código aberto. Mas tem como ganhar dinheiro com o seu projeto nessas condições? Para o analista de sistemas e diretor de tecnologias, Jeison Frasson, tem sim. Segundo ele, quem trabalha com Software Livre tem que seguir alguns preceitos e ficar atento. “Problemas são oportunidades. Quando há alguma dificuldade, ali pode ser a chance de você desenvolver algo bacana e se dar bem”, receitou.

Jeison Frasson é formado como DBA Oracle, é especialista no desenvolvimento de aplicativos, sistemas e plataformas online. Ele é criador do projeto lliure, plataforma para desenvolvimento de websites. Uma grande dica ensinada por ele durante a palestra é: aprender a trabalhar com resultados. Para quem quer projetar com software livre e quer se dar bem com isso, tem que entender que o dinheiro pode não vir através da venda do sistema ou da ferramenta. Na maioria das vezes, o segredo está em saber retirar verba dos resultados gerados pelo software.

Além do estudo técnico, conhecer a história de vencedores na história do software livre é fundamental. Procure ler sobre Richard Stalmman, o fundador do movimento Software Livre, e John "Maddog" Hall, o guru do Linux. Aprenda com as experiências deles e saiba valorizar os seus logros.

Por fim, Jeison lembrou que o software livre é com um código aberto, que pode ser aprimorado constantemente, sempre em busca do modelo de negócio ideal. Se nada der certo, fica a receita final: “Outra maneira de fazer dinheiro com software é ficar famoso e cobrar por fotos tiradas em evento como Fisl14″, brincou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares