06/07/2013 06h00 - Atualizado em 06/07/2013 06h00

Fisl14: planta-robô reage a toque humano com sons e luz

Giordano Tronco
por
Do Fisl14

Uma das atrações mais legais do 14º Fórum Internacional Software Livre, que ocorre de 3 a 6 de julho em Porto Alegre, é a área de robótica. Lá, desenvolvedores realizam oficinas e apresentam suas invenções, como uma planta-robô que ao ser tocada produz sons e luz por meio de aparelhos.

Quando a mão toca nas folhas, as luzes acendem (Foto: Giordano Tronco)Quando a mão toca nas folhas, as luzes acendem (Foto: Giordano Tronco/ TechTudo)

A invenção é obra de Ricardo Guimarães, programador do grupo Gypsy Ware, e funciona por conta de uma placa de robótica chamada Arduino. Conectado a um computador e a sensores instalados na planta, o Arduino registra a reação entre a umidade da planta e a mão da pessoa que a toca e traduz tudo em luzes e ruídos, emitidos através de uma caixa de som.

A experiência com a planta está registrada no blog do Gypsy Ware. A programação do Arduino tem muitas utilidades, conta o instrutor de robótica Leonardo Murillo: "Com uma placa dessas e alguns sensores e circuito infravermelho dá para fazer a automação do quarto inteiro brincando. Dá para controlar o ar condicionado e a TV, e também para fazer controle de iluminação, onde a luz da casa muda conforme o dia escurece".

Dois modelos de Arduino (Foto: Giordano Tronco) (Foto: Dois modelos de Arduino (Foto: Giordano Tronco))Dois modelos de Arduino (Foto: Giordano Tronco/ TechTudo)

O Arduino é um hardware livre e seu projeto está disponível de graça na internet: é só baixar, comprar as peças e montar. Quem não se sentir seguro na empreitada pode encomendar uma placa pronta, cujo custo varia de R$ 40 a R$ 80. Há tutoriais de programação para leigos na internet, mas Leonardo Murillo garante que não é difícil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ramon Pontini
    2013-07-07T23:20:55

    Que inútil uma planta robô.