Internet

10/07/2013 10h39 - Atualizado em 10/07/2013 16h08

Google Maps para Android e iOS ganham nova interface e melhorias

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

O Google começou a liberar, nesta quarta-feira (10), uma atualização do Google Maps para smartphones e tablets com Android que conta com uma interface totalmente reformulada, além de melhorias nas funcionalidades do serviço. O novo Maps chega com muitas das melhorias anunciadas pela empresa para a versão web durante o Google I/O, como novas cores e exibição otimizada de construções.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Aprimoramento no sistema de navegação promete facilitar a vida dos usuários (Foto: Divulgação/Google)Aprimoramento no sistema de navegação promete facilitar a vida dos usuários (Foto: Divulgação)

A atualização adicionará, também, a opção Explorar, que promete proporcionar, ao usuário, uma experiência de descoberta de novos lugares de uma maneira rápida e fácil. Sem a necessidade de o usuário digitar nada, ao tocar na caixa de pesquisa, o app exibirá dicas de lugares próximos como restaurantes, hotéis e lugares para se fazer compras.

Passeio pelo novo Google Maps: confira o que mudou no serviço de mapas

Os usuários também passarão a contar com uma navegação aprimorada. De acordo com o Google, além das condições atuais de trânsito já oferecidas pelo serviço, novas informações sobre possíveis problemas nas vias passarão a serem exibidas. Tocando nos alertas, os motoristas poderão obter mais informações sobre o incidente. Já nas estradas, o aplicativo passará a indicar, ao motorista, levando em conta o trânsito, se uma nova rota está disponível e direcionando o usuário para o destino através da rota mais rápida.

Google Maps disponível para tablets com Android e, em breve, para iPads (Foto: Divulgação/Google)Google Maps disponível para tablets com Android e, em breve, para iPads (Foto: Divulgação/Google)

Outra novidade no app é a integração, assim como a versão web, com o Google+. Ela permite que o usuário, ao pesquisar por locais próximos, encontre os comentários e avaliações dos seus amigos do serviço social. Além disso, alguns locais poderão contar com um badge de excelência do Zagat, o que pode garantir uma melhor experiência ao usuário visitando lugares notoriamente conhecidos.

Fim do Google Latitude

Com o lançamento da nova versão do Google Maps, o Google anunciou o fim do Latitude a partir de 9 de agosto. O serviço da empresa permitia que os usuários compartilhassem as suas localizações em tempo real com os amigos, além de poderem manter um histórico completo de todos os trajetos percorridos ao longo do dia e da funcionalidade de check-in, que também existia no Latitude.

Apesar do fim do serviço, o Google implementou ambas as funcionalidades no aplicativo do Google+ para Android e afirma que, em breve, também disponibilizará aos usuários do iOS. Assim, os usuários poderão continuar fazendo check-ins em seus locais favoritos e compartilhando as suas localizações com os amigos, mas não contarão mais com o histórico que existia.

O novo Google Maps será disponibilizado gradativamente aos usuários de dispositivos com Android 4.0.3+ a partir de hoje e, em breve, estará disponível na App Store para iDevices com iOS 6 pra cima.

Já teve problemas com o Google Maps no Android? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nícholas Silveira
    2013-07-16T19:26:05

    Que tiro no pé deu o google ao retirar o latitude como conhecemos desde o início do android. Espero que repensem essa atitude.