Internet

23/07/2013 14h33 - Atualizado em 23/07/2013 14h33

Google quer criptografar arquivos do Drive para evitar espionagem

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google começou a testar um novo modelo de criptografia nos arquivos enviados pelos internautas ao seu serviço de armazenamento na nuvem, o Google Drive. De acordo com o site Cnet, uma pequena porcentagem dos dados armazenados nos servidores do Drive, inclusive, já está sob a nova proteção.

Drive pode ganhar mais segurança em breve (Foto: Divulgação)Drive pode ganhar mais segurança em breve (Foto:
Divulgação)

Duas fontes com conhecimento do projeto revelaram ao Cnet que os testes começaram nesta semana e têm como objetivo fazer com o que o Google se diferencie de outras empresas que, segundo informações recentes, podem passar dados de usuários para o governo norte-americano.

Normalmente os servidores destas companhias possuem chaves de criptografia somente nas conexões, mas não nos arquivos armazenados e nas informações pessoais.

Após as fontes passarem as informações ao Cnet, o site entrou em contato com o Google, mas a companhia se recusou a comentar o assunto.

Em abril de 2012, a empresa já havia afirmado que os arquivos eram enviados para os servidores em transferências criptografadas, porém, armazenados em servidores sem qualquer criptografia. Caso a mudança realmente ocorra, o Google não poderá disponibilizar estes arquivos para terceiros nem em casos onde seja solicitado pela justiça.

O Google tem um histórico de lutar pela privacidade de seus usuários e pela liberdade na Internet e, por isso, parece estar tentando adicionar mais uma camada de proteção aos dados que os internautas guardam em sua rede – seja contra a espionagem de autoridades ou contra um possível ataque hacker. Resta saber se os rumores serão confirmados e se a companhia vai anunciar as alterações nas políticas de armazenamento do Drive.

Via CNET.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Frota
    2013-07-24T06:48:47

    É, criptografa e deixa a chave privada na mão do tio Obama, óóóóó, como eles são legais, pffff...