Jogos de ação

04/07/2013 06h30 - Atualizado em 04/07/2013 06h30

GTA 5: Rockstar explica a jogabilidade, instalação e planos para o Brasil

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

No site oficial do aguardado Grand Theft Auto 5, a Rockstar Games respondeu uma série de perguntas dos fãs sobre o jogo. Entre as novidades estão detalhes sobre a jogabilidade dos três protagonistas, uma instalação obrigatória de 8 GB na memória do seu console e o lançamento do jogo em dois discos na versão para o Xbox 360. Além disso, temos informações sobre a disponibilidade das edições especiais de GTA 5 no Brasil.

O lançamento de GTA 5 está cada vez mais próximo (Foto: Divulgação) (Foto: O lançamento de GTA 5 está cada vez mais próximo (Foto: Divulgação))O lançamento de GTA 5 está cada vez mais próximo (Foto: Divulgação)

Michael, Franklin e Trevor, os protagonistas de GTA 5, possuem suas próprias histórias, hábitos, amigos e conhecidos no universo do jogo, que se cruzam constantemente. Fora das missões é possível alternar o controle entre eles livremente e em tempo real. Eles levam suas vidas normalmente, até que o jogador os “interrompa” e passe a controlá-los. É possível que estejam em uma discussão familiar, trabalhando ou mesmo fugindo da polícia quando forem selecionados.

A proposta é oferecer uma boa dose de realismo ao mundo do jogo. Cada personagem tem seus próprias missões, mesmo secundárias. Há missões em que o jogador controla somente um personagem, outras em que combina o controle de dois, e as que alterna entre todos os três. Fora das missões, também é possível reuní-los em diferentes atividades. Por outro lado, a Rockstar avisa que é impossível estar no controle de um personagem e matar um dos outros dois. É preciso cooperar.

Quanto ao grande mapa azul presente na edição especial, a Rockstar conta que ainda há o tradicional mapa do jogo presente na edição padrão. Entretanto, já que o mundo do jogo é muito grande, o mapa teve que ser dividido entre a frente e o verso do mapa encartado. Por sua vez, o mapa em azul (como uma planta baixa da cidade) mostra o mundo completo em apenas uma face, e inclui mais informações que o mapa comum.

Espere muita ação nas missões de GTA 5 (Foto: Divulgação) (Foto: Espere muita ação nas missões de GTA 5 (Foto: Divulgação))Espere muita ação nas missões de GTA 5 (Foto: Divulgação)

Falando em edições limitadas, a Rockstar avisa que está trabalhando com as autoridades do Brasil para lançar no nosso país a Edição Especial e a Edição de Colecionador do jogo. Por problemas alfandegários, as lojas brasileiras ainda não estão realizando pré-vendas oficiais destas edições, mas a produtora espera que estas pendências se resolvam em breve.

Já em relação à instalação do jogo nos consoles, a empresa avisa que “Grand Theft Auto 5 é o maior e mais ambicioso jogo que já criamos, e tira vantagem de todo o poder de processamento da atual geração de consoles”, conta o site. Assim, serão necessários aproximadamente 8 GB de memória livre para instalação, tanto no PlayStation 3, quanto no Xbox 360. No caso do console da Microsoft, o jogo será lançado em dois discos: um somente para instalação e outro para jogar.

Não se preocupe, as versões para PS3 e 360 de GTA 5 serão iguais (Foto: Divulgação) (Foto: Não se preocupe, as versões para PS3 e 360 de GTA 5 serão iguais (Foto: Divulgação))Não se preocupe, as versões para PS3 e 360 de GTA 5 serão iguais (Foto: Divulgação)

Novamente sobre a jogabilidade, a empresa garante que os primeiros vídeos mostrando o jogo em ação – com menus, elementos na tela e comandos para os controles – serão revelados em breve. Juntamente com estes serão divulgadas informações sobre o multiplayer online (que terá fortes políticas e recursos de combate a trapaceiros) e customização de armas e veículos. Carros serão, mais uma vez, totalmente customizáveis.

Quanto a versões para outras plataformas, como Wii U, PCs e os consoles da nova geração, a Rockstar afirma que o foco atual da empresa é o lançamento para PS3 e Xbox 360, “para entregar a melhor experiência possível para os consoles que as pessoas têm agora”. A Rockstar garante que as versões para PS3 e Xbox 360 possuem visual e jogabilidade virtualmente iguais. Grand Theft Auto 5 será lançado em 17 de setembro.

Qual seu personagem favorito de GTA 5? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!

Via Rockstar Games

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Arthur Sousa
    2013-07-04T10:39:01

    To quase comprando um XBOX só pra jogar esse GTA, o complicado é que montei um pc muito bom esperando esse jogo --'

  • Thiago Cosmos
    2013-07-04T13:39:27

    Toda vez que passo por aqui , tem o jogo mais esperado do ano , é melhor colocarem um dos jogos mais esperados que fica bem melhor .

  • Vinicius Alexandre
    2013-07-04T13:38:48

    Mas o jogo mais esperado do ano nao era o "The Last of Us"? Esse pessoal tem que decidir o que quer da vida !

  • Anderson Mendonça
    2013-07-04T13:06:33

    Espero que não seja tão mal trabalhado como o IV, para Computador os brasileiros que compraram o game via steam teve - estão tendo uma baita dor de cabeça, como por exemplo, ter que criar imail internacional para registar o game, sendo que a KEY fornecida pela steam é INVALIDA, como se não bastasse, os requisitos minimos exisgidos não condiz, afinal, há muitas reclamações de compradores que possuem os requisitos necessarios ( minimos ) e não conseguem rodar o game nem no MEDIO, só conseguem rodar em LOW e com um baita lag, enfim, tomara que não precisamos passar por isso novamente no GTA V. PC

  • Zequinha
    2013-07-04T12:41:03

    vou comprar um HD rs

  • William Silva
    2013-07-04T12:29:36

    cambada de virgens!

  • Fernando Rezende
    2013-07-04T11:21:23  

    O jogo terá legendas em português?

    recentes

    populares

    • Fernando Rezende
      2013-07-04T11:21:23  

      Segundo umas reportagens anteriores, parece que sim

    recentes

    populares

    • Fernando Rezende
      2013-07-04T11:21:23  

      Acredito que sim, até porque eles estão começando a querer investir mais no Brasil, e como o Xbox vem alguns jogos em portugues a Sony deverá lançar em portugues.

  • Davit Pereira
    2013-07-04T10:48:34

    sem comentários.

  • Arthur Sousa
    2013-07-04T10:43:25  

    A reportagem toda fala o que tem no vídeo do Guilherme Gamer, até com as mesmas palavras

    recentes

    populares

    • Arthur Sousa
      2013-07-04T10:43:25  

      Eles reproduziram como está no site oficial da rockstargames, assim como o Guilherme Gamer.

  • Diego Pereira
    2013-07-04T08:04:15  

    Tenho PS3, mas queria esse jogo para PC, para explorar o máximo de sua capacidade grafica...

    recentes

    populares

    • Diego Pereira
      2013-07-04T08:04:15  

      Provavelmente eles vão lançar pra pc depois, não se preocupe !

    recentes

    populares

    • Diego Pereira
      2013-07-04T08:04:15  

      É isso mesmo, querendo ou não, um PC Gamer é sempre a melhor opção em gráficos....hehe.

  • Renan Santos
    2013-07-04T13:46:56

    Ô dó de quem tem Xbox Slim... Ou compra um HD ou não joga GTA! Ainda bem que tenho PS3 e vou de Watch Dogs e PS4.

  • Tilapia
    2013-07-04T13:56:34

    Não vejo a hora de comprar o GOW IV. Isso sim é o jogo mais esperado do ano. GTA, COD, WD não chegam aos pés do poderoso Kratus.

  • Wellington Silva
    2013-07-09T18:10:13

    se nao lançar pra pc, vou comprar um Xbox só pra jogar ele..... GTA V e Watch Dogs serão os jogos do ano

  • Anderson Mendonça
    2013-07-09T13:29:09  

    E os requisitos para rodar esse game no maximo ?

    recentes

    populares

    • Anderson Mendonça
      2013-07-09T13:29:09  

      ps3 e xbox 360 não tem pra pc vc não leu a noticia??

  • Daniel Speratti
    2013-07-04T18:13:26  

    Eu trabalho na Rockstar e garanto, a versão pro x360 será mais perfeita, com gráficos mais detalhados.

    recentes

    populares

    • Daniel Speratti
      2013-07-04T18:13:26  

      prazer trabalho na sone ps4 sera lançado amanha kkkk deixa dessa

    recentes

    populares

    • Daniel Speratti
      2013-07-04T18:13:26  

      E eu venho do futuro dizer que no dia 15 de setembro a Microsoft fechou as portas pq os duendes magicos venderam crack pro Bill Gates...

  • Sergio Junior
    2013-07-04T15:57:12

    aqui todo jogo é o mais esperado do ano kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Dylan
    2013-07-04T15:02:44  

    Jogo de criança....

    recentes

    populares

    • Dylan
      2013-07-04T15:02:44  

      Se esse e Jogo de Criança vo se criança ate Morre,Elias Nunes tem meu respeito.\o/

    recentes

    populares

    • Dylan
      2013-07-04T15:02:44  

      kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rogerio Borges
    2013-07-04T13:57:37

    É impressionante como os comentários de toda matéria aqui no Techtudo descambam pra essa briguinha sem fundamento de fanboys de duas empresas estrangeiras. Haja saco viu. É um monte de zé mané mesmo.

  • Wesley Araujo
    2013-07-04T10:53:45  

    Coitado de quem tem X-box, além de ter que usar 2 discos, ainda tem que ter 8 GB disponíveis, sendo que têm consoles que tem apenas isso de memória interna (360 Slim), ainda bem que comprei o PS3 com 360 GB de HD...

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2013-07-04T10:53:45  

      Alexandre Cardoso até que enfim um comentário que preste!!

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2013-07-04T10:53:45  

      Jefferson Silva Falo tudo To com meu PS3 250gb n me arrependo.\o/

  • Talison Dalamaria
    2013-07-04T14:37:10

    Mais um game mais esperado do ano, acho que só nesse primeiro semestre teve uns 35 jogos mais esperados do ano eita tech tudo sempre com reportagens sensacionais!!!

  • Linard164
    2013-07-04T11:32:36  

    Sou fã do GTA, mas pelas imagens o Watch Dog ganha de 10 a 0 fácil fácil, em relação os gráficos. Pelo que parece ser os gráficos não são dos melhores, tendo a impressão de que o GTA 4 tem um gráfico bem melhor. Espero que eu queime a língua e seja ótima, até porque esta demorando muita para o lançamento.

    recentes

    populares

    • Linard164
      2013-07-04T11:32:36  

      Realmente você defecou pelos dedos. Se informa primeiro. Assistiu a vídeo comparação entre o GTA V e o IV? Não há absolutamente como comparar, absurdament superior.

    recentes

    populares

    • Linard164
      2013-07-04T11:32:36  

      Quem é Watch Dogs no rolê?

  • Luiz Teviiz7
    2013-07-04T15:08:12

    Esse sim Eh o Mais Esperado do Ano

  • Ibis Silveira
    2013-07-04T15:02:01

    Bem, eu não vou comprar um vídeo-game por causa de um jogo. Se não tem pra PC não vale o meu tempo.

  • Nicholas Pereira
    2013-07-04T17:12:59

    HUEHUEHUEHHE toda vez vcs falam isso e eu deixo baixo.. mas já tá ficando chato.. TODO DIA TEM O JOGO MAIS ESPERADO DO ANO. Já foram pelo menos uns 10 jogos os mais esperados do ano.

  • Marcelo Ramos
    2013-07-04T16:57:23

    GTA TNT O MELHOR SITE DE GTA DO BRASIL!