Jogos de estratégia

22/07/2013 14h36 - Atualizado em 05/04/2016 11h17

League of Legends: campeões brasileiros dão dicas sobre como se tornar 'pro'

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

League of Legends teve seu primeiro Campeonato Brasileiro realizado em São Paulo e a equipe PaiN Gaming foi a grande vencedora, conquistando não apenas uma vaga na rodada internacional que ocorre em agosto, na Alemanha, mas também o prêmio em dinheiro de US$ 30 mil (cerca de R$ 60 mil). Conversamos com a equipe ao final do torneio para conhecer um pouco mais de sua história e conferir dicas sobre como um jogador pode se tornar profissional no famoso game online.

Brasil é campeão mundial de Counter-Strike depois de 10 anos

Os integrantes da PaiN Gaming não têm segredos para se tornarem campeões, para eles, o principal é o treinamento duro e dedicado, até chegar a um nível que supere desafios. Os integrantes Thúlio “sirT” Carlos, PaiN Kami Razer, Pain Venon Razer, Martin “Espeon” Gonçalves e Felipe “brTT” Gonçalves se sentiram com a sensação de dever cumprido neste torneio.


“Estamos muito felizes de termos vencido o Campeonato Brasileiro de League of Legends. A disputa com a equipe CNB HyperX foi árdua, mas tivemos um ótimo desempenho e garantimos esta vaga”, disse “Necro”, treinador da equipe. “O time treinará ainda mais para conquistar o primeiro lugar no torneio que acontecerá na Gamescom e representar o Brasil no Campeonato Mundial de League of Legends”, ressaltou.

Equipe PaiN Gaming antes da final de League of Legends (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Equipe PaiN Gaming antes da final de League of Legends (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Quando questionado sobre a possibilidade de encarar equipes asiáticas, europeias e norte-americanas, que teoricamente são bem fortes, Necro deu a entender que não se preocupa tanto. “Hoje, se estivéssemos no ranking mundial, tenho certeza de que estaríamos pelo menos na quarta colocação”, afirmou. Eles lembram ainda que a torcida influencia, sim, e muito, durante uma partida profissional.

PaiN Gaming comemora com o troféu na mão (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)PaiN Gaming comemora com o troféu na mão (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Mas para ser campeão e estar no topo, não basta ter habilidades, como revelou Martin “Espeon” Gonçalves, “support” da equipe. “Para entrar na PaiN, por exemplo, não basta ser bom, você tem que ser um cara legal, se dar bem com os outros. Se a gente encontra um cara que é bom, mas é chato, arrogante e não tem como crescer a partir disso, ele não entra”, disse.

Finalíssima reuniu quase 8 mil pessoas (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Finalíssima reuniu quase 8 mil pessoas (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

A rotina de treinos, porém, pode ser considerada puxada para alguns. Espeon falou que o treino ocorria durante boa parte do dia a dia dos integrantes da equipe. “Em alguns dias nós acordávamos 10h e treinava até as 13h. Depois de um intervalo íamos até as 19h e depois até as 23h. Mas isso depende do dia, em alguns casos acordávamos 13h e treinávamos o dia todo sem parar, inclusive com outras equipes, mas isso dependia muito do horário de cada um”, adicionou.

Os estudos também são um ponto importante para os membros da equipe. Alguns tiveram que trancar a faculdade para se dedicar ao League of Legends e treinar duro, levando o jogo de forma realmente profissional. É por isso que boa parte do valor da premiação vai para este ponto, como explicou a equipe. “Vamos guardar o dinheiro para os estudos, alguns precisaram trancar a faculdade e outros nem puderam começar. Enquanto não der para viver exclusivamente do League of Legends, temos que estudar para ter essa formação”, lembram os integrantes.

Venom, Brtt e Kami reunidos na comemoração (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Venom, Brtt e Kami reunidos na comemoração (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

A equipe CNB HyperX ficou em segundo lugar e leva para casa US$ 15 mil. A premiação total da temporada brasileira de League of Legends foi de US$ 100 mil, sendo que US$ 40 mil foram distribuídos durante as 4 etapas classificatórias e o valor restante, de US$ 60 mil, esteve em jogo na grande final.

“O Campeonato Brasileiro de League of Legends foi, com certeza, uma das experiências mais marcantes que os fãs brasileiros de eSports já tiveram a oportunidade de acompanhar”, comentou ainda Bruno Vasone, gerente de eSports da Riot Games Brasil. “Esperamos que os próximos campeonatos do jogo no País sejam ainda maiores”, completou o executivo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Patrick Marques
    2013-07-22T20:04:03  

    um dia esse joguinho ai chega aos pés do DOTA, que na real esse sim é um jogo de estrategia e equipe! DOTA WIN!

    recentes

    populares

    • Patrick Marques
      2013-07-22T20:04:03  

      Patrick Marques não sabe jogar e fica falando besteira do game.

  • Ezequiel Damaceno
    2013-07-23T11:33:52

    Jogo na minha casa e ganho pra isso..huhu

  • Lucas Barreto
    2013-07-23T18:47:01

    Vinicius, a Riot pagou o transporte de ida e volta e estadia para os participantes. Taxa de inscrição foi free, vc é inscrito no brasileirão de acordo com sua pontuação decorrente dos outros campeonatos oficiais que ocorreram no ano. Logo... so teve despesa com alimentação mesmo, rs.

  • Luiz Canella
    2013-07-23T03:49:25

    A descrição da ultima foto está errada, a ordem correta seria Venom, Kami e Brtt.

  • Eduardo Vieira
    2013-07-22T20:37:26  

    Sir Tulio.. esse sim jogou demais, quando começou a pegar o maokai e ficar gankando mid toda hora, deixando o kami um monstro e deixando o takeshi fora do jogo.. kami só ficou forte graças ao Mao do SirT.. GG

    recentes

    populares

    • Eduardo Vieira
      2013-07-22T20:37:26  

      Kami, Brtt e Venom jogaram muito!

    recentes

    populares

    • Eduardo Vieira
      2013-07-22T20:37:26  

      se vc tivesse prestado atencao ir ver q o takeshi so pegou lissandra pro kami nao pega.. e nao pegou seu melhor champ... por isso nao fez nada nas partidas

  • Ramiro
    2013-07-22T22:34:15

    kd os óculos ????

  • João Amorim
    2013-07-22T21:38:34

    Qual é o atalho pra ser um campeão dos games???

  • Marcelo Simoes
    2013-07-22T21:00:26  

    foram 60MIL DOLARES!!!!! NÃO REAIS! prestem atenção na proxima!

    recentes

    populares

    • Marcelo Simoes
      2013-07-22T21:00:26  

      Leia VOCÊ com atenção cara... Foi 60 mil dólares no total, 60 mil R$ pro primeiro colocado(30 Mil US$) 30 Mil R$ pro segundo colocado (15 Mil US$) e cerca de 15 Mil R$(7.5 Mil US$) para o terceiro e quarto lugar.

  • Vinicius Gomes
    2013-07-23T11:41:48

    O recalque dos jogadores de Dota bate e volta em forma de US 100 mil, e parabéns a Pain Gaming.

  • Amanda Oliveira
    2013-07-23T04:25:54

    go paiN! <3

  • Roberto Barbosa
    2013-07-22T23:45:53

    Bando de Sapo Cego!!!

  • Marcelo Carvalho
    2013-07-23T09:02:23

    Que a paiN mereceu vencer o brasileiro tudo bem, agora o Necro falar que a paiN, se estivesse no ranking mundial, estaria em quarto lugar e sacanagem...prova disso foi a final da IEM que não estava nem todos os times top do mundo e ainda ficaram em último lugar. A paiN evoluiu muito, tem tudo para vencer a qualificatória para o mundial, mas colocaria o time brasileiro no top 20 e não em quarto como o treinador disse. (acho que a fama fez o cara subir no salto alto).

  • Eric Lopes
    2013-07-23T00:59:07

    equantos os cara criticam abaixo ai os caras ganharam 60 mil reais e 2 horas.. carregar tijolo da isso tudo???? reXpeita o LOL equipe Wicked a próxima campeã Brasileira!

  • Half Life
    2013-07-22T21:35:21

    virgens

  • Rafael Mallmann
    2013-07-22T18:56:31

    Huahuahua, a cara do Kami! lol

  • Alberto Junior
    2013-07-23T00:56:28

    Bando de retardados, desocupados, autistas, mimados e alienados!!!! Cristhian Marcelino, você não é o único mongoloide que fica jogando durante todo o dia!!!

  • John Sperman
    2013-08-21T10:05:02

    concordando com o Vinicius, 60mil em 5, fora os gastos, em quanto tempo isso um ano jogando 15 horas por dia sem ter tempo pra outras coisas, vivendo o dia todo com um monte de marmanjos, e no fundo a unica "skill" q vc tem na vida é apertar botoes num teclado en um mouse, vc nao tem um curso superior, nao sabe fazer nada demais, alem de a maioria serem anemicos, pq nao tem tempo pra se exercitar, e mal caminham pra "trabalhar", entao sim, nao é saudavel, nao da mto dinheiro, nao sustenta familia, ser "pro" disso, é desculpa pra nao trabalhar de verdade ou aprender "skill rl". Fonte: ja fui um

  • J. André
    2013-07-22T22:45:33  

    Todos tem cara de retardados criados por vó. Bando de alienados!

    recentes

    populares

    • J. André
      2013-07-22T22:45:33  

      Você não os conhece para dizer isto xD

  • Tercilio Junior
    2013-07-22T18:52:55

    HAUAHUAHAUHAU o Mario Nascimento leu meus pensamentos kkkk

  • Gonryoumaru
    2013-10-07T19:00:02

    só nao pode receber dica do venom. ele é um top muito meia boca.

  • Cleiton Rocha
    2013-07-22T21:01:44

    Sou mais o Tibia...

  • Gabriel Cardoso
    2013-07-22T20:25:14

    Kami,kami,kami esse sim melhor jogador BR!

  • Rômulo Lima
    2013-07-22T20:20:13

    O melhor de todos os jogos é o eterno Tibia!!!!!

  • Lucas Luke
    2013-07-23T10:12:48

    Virar um jogador de video games e ganhar dinheiro é difícil e a volta não é tão grande. Acho mais fácil você pegar uns 50 reais depositar em algum jogo de poker online e jogar torneios. Eu mesmo, já fiz isso. E usando da estratégia ganhei 2 mil dólares em um torneio, jogando apenas 8 horas em um dia. Tudo bem que foi só uma vez e logo que ganhei retirei a grana e parei por um tempo, mas se você ver o esporte a longo prazo terá bons frutos. Se for investir em um jogo, que seja poker, pois ganhar dinheiro como esses cara é a mesma coisa que ganhar na loteria. Tá fácil ganhar na loteria?

  • Guilherme Barbosa
    2013-07-23T09:35:17

    Daqui a pouco vem o Sergio Cabral dizer que além de melhorar o transporte da Zona Oeste, o brT ainda ganha campeonato de LoL