Fabricantes

14/07/2013 08h00 - Atualizado em 14/07/2013 08h00

Master System completa 30 anos; veja seus 10 melhores jogos

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O SG-1000, primeira versão do famoso Master System, completa no próximo dia 15 de julho nada menos que 30 anos de idade. Curiosamente, o console da Sega chegou ao mercado no mesmo dia do NES, o famoso "Nintendinho". O SG-1000 recebeu inúmeros títulos que se tornaram marcantes em sua história, mas como são muitos, o TechTudo resolveu reunir apenas os 10 melhores disponíveis para a saudosa plataforma. Confira abaixo:

Alex Kidd in Miracle World (Foto: Divulgação)Alex Kidd in Miracle World (Foto: Divulgação)

10 – Mortal Kombat 2

Mortal Kombat 2 se destacou no Master System por ter sido “a versão que a concorrência não teve”. Basicamente, o jogo saiu no Master e também no Game Gear, portátil de 8-bits da Sega, mas nunca chegou ao Nintendinho - apesar de ter sido adaptada para o Game Boy.

Esta edição do famoso de luta era até bem trabalhada, com gráficos bem coloridos, apesar da limitação de lutadores e também da falta de violência.

Mortal Kombat 2 (Foto: Reprodução/GamesDBase)Mortal Kombat 2 (Foto: Reprodução/GamesDBase)

9 – Shinobi

Shinobi era referência em termos de ninjas nos videogames, ao lado de outras figuras similares, como o Ninja Gaiden, da Tecmo. Com produção da própria Sega, o primeiro jogo -  que viria a originar uma grande e clássica série - chegou ao Master System em 1987, mas não de forma exclusiva. Apesar disso, a versão de Master era considerada superior, em termos de edições para consoles.

Na jogabilidade, a dificuldade era alta e a missão do jogador era avançar pelo cenário com o habilidoso ninja.

Shinobi (Foto: Reprodução)Shinobi (Foto: Reprodução)

8 – Super Monaco GP

Super Monaco GP talvez seja o jogo de corrida mais popular do Master System. Apesar de ser apenas de Fórmula 1, o game foi lançado no auge da modalidade, em 1990, quando estrelas como Ayrton Senna e Nigel Mansell brilhavam.

O jogo tinha gráficos muito coloridos e uma jogabilidade bem rápida, que lembrava o ainda mais clássico Enduro, mas, claro, muito mais “moderno” em sua respectiva época.

Super Monaco GP (Foto: Reprodução)Super Monaco GP (Foto: Reprodução)

7 – Black Belt

Black Belt era praticamente um jogo pirata lançado como oficial. Ele era, na verdade, uma versão ocidental e adaptada do game japonês Hokuto no Ken, que por sua vez é baseado no anime Fist of the North Star.

Com personagens que perderam seus nomes e viraram apenas “Herói” ou “Heroína” e artes trocadas, a aventura colocava o jogador no controle de um “faixa preta” que precisava quebrar a cara de todos que cruzavam seu caminho.

Black Belt (Foto: Reprodução)Black Belt (Foto: Reprodução)

6 – Bonanza Bros.

Bonanza Bros. é uma das poucas séries originais da Sega que nunca ganharam sequência. Lançado nos fliperamas, o jogo chamou a atenção quando chegou ao Master System, por apresentar uma simulação de gráficos em 3D nunca antes vista no console.

No controle de dois ladrões, o jogador tinha que se movimentar pelo cenário não apenas para os lados, mas também mudando de planos, usando e abusando dos efeitos gráficos para dar perspectiva. É uma pena que o título não tenha se desenvolvido em série, mas ao menos ganhou diversos relançamentos.

Bonanza Bros. (Foto: Reprodução)Bonanza Bros. (Foto: Reprodução)

5 – Land of Illusion

Land of Illusion é um jogo do Mickey Mouse que chegou ao Master System e também Game Gear, para satisfazer os fãs que curtiram o clássico Castle of Illusion, mas que não gostaram da versão adaptada para o primeiro console da Sega.

Este jogo, porém, apresenta uma história diferente e jogabilidade única. Apesar de só controlarmos Mickey, o jogo tem a participação de outros heróis Disney, como Donald e Minnie.

Land of Illusion (Foto: Divulgação)Land of Illusion (Foto: Divulgação)

4 – Jogos de Verão (California Games)

Talvez um dos games mais populares de Master System no Brasil, Jogos de Verão era um tipo de” mini olimpíada”, onde os jogadores competiam em partidas de esportes radicais e de praia – como surfe, skate, bicicleta e… peteca.

O título fez um enorme sucesso por ser simples de se aproveitar e por seu modo multiplayer, que também permitia jogar com apenas um controle em alguns casos.

Jogos de Verão (Foto: Reprodução)Jogos de Verão (Foto: Reprodução)

3 – Sonic Chaos

Sonic Chaos não foi o primeiro Sonic do Master System, mas fez um grande sucesso por ter belos gráficos e novidades na jogabilidade que existiam apenas nas versões para Mega Drive.

Entre elas estava a participação de Tails, o parceiro do Sonic, e a existência do “dash” que Sonic aplicava no chão para se locomover mais rápido. O design das fases também era extremamente bem feito, criativo e diferente de tudo que já existia.

 


2 – Alex Kidd in Miracle World

Alex Kidd in Miracle World é outro grande hit do Master System e merece o segundo lugar no nosso TOP 10. Isso por conta de diversos fatores, como música viciante, personagem carismático, gráficos coloridos e jogabilidade divertida.

Quem não se lembra de andar pelo cenário quebrando blocos de pedra e disputando “pedra-papel-tesoura” contra os chefões das fases? Vale lembrar que este game vinha na memória do aparelho em alguns modelos vendidos no Brasil.


1 – Phantasy Star

Phantasy Star é o grande campeão em nosso TOP 10. O RPG clássico de Master System é considerado por muitos, até hoje, como o melhor jogo do sistema. Complexo, com história emocionante, cenário inusitado com mistura futurista/medieval e elementos de magia, além de jogabilidade de RPG puro, Phantasy Star marcou.

Em uma propaganda da época, a tec Toy, representante brasileira da Sega, dizia que “o jogo demorava meses para ser terminado”. Um pouco exagerado, mas era um dos maiores games do Master, com horas e horas para se concluir a campanha. Uma pena que a série tenha se tornado online atualmente e tenha perdido todo o seu charme, porém, as lembranças ficam!


Opine no fórum: Qual é o melhor jogo do Master System na sua opinião?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Patrício
    2014-12-03T11:40:38

    Double Dragon

  • Leonardo Patrício
    2014-12-03T11:37:52

    Super Futebol era legal

  • Daniel Saga
    2013-07-14T12:30:58

    que saudade desse tempo !! jogava demais !!! tempos q nao voltam mais... uma pena

  • Fábio Roulien
    2013-07-14T10:59:02

    Eu tinha o nintendinho mas jogava master com o adaptador no game gear direto Jogos de verão clássico surf com um controle de movimento muito a frente do tempo e a embaixadinha que foi esquecida também era divertido pacas...

  • THIAGO REIS
    2013-07-14T10:55:27

    Tenho o meu até hoje, funcionando direitinho! Pra mim faltou Super Mônaco GP 2, Altered Beast e Strider, mas a lista é boa.

  • Jefferson Lago
    2013-07-14T10:59:46

    Bons Tempos....... Tenho meu Master System, pena que nao esta ligando mais...

  • Filipe Oliveira
    2013-07-15T18:21:15

    Cara, Double Dragon tinha que estar aí!!! Era top!!! Super Volley tb era legal, só perdia pro volley do Mega Drive mesmo. Nunca mais fizeram um jogo de volley, que engraçado isso...

  • Pablo Brito
    2013-07-15T16:00:48

    Marlon, estes jogos que você está falando são da Nintendo e os jogos acima são de Master System. Abraço!

  • Gustavo
    2013-07-26T15:29:12

    Esta fotografia é do Mortal Kombat 1 e não do 2 !!! O segundo jogo na versão para o Master nem tinha o Rayden ! Já fui mestre nesse jogo!

  • Bruno Coringa
    2013-07-21T12:20:01

    faltou Y's the Vanished Omen

  • Caio Almeida
    2013-07-16T00:22:05

    falto monica na caverna do dragao!! o melhor!

  • Pablo Brito
    2013-07-15T13:03:44

    Joguei todos estes jogos e ainda tinha o Bonanza Bros em cartucho e o Alex Kid in Miracle World na memoria do console.Esqueceram de mencionar que o jogo Bonanza Bros foi o primeiro jogo com vozes digitalizadas para consoles 8 bits. Faltou o melhor jogo de nave dos consoles da época: R-TYPE.Tinha ainda Ninja Gaiden,jogos do Asterix e Obelix, Lucky Dime Caper (Pato Donald), Out Run Europa, Golden Axe, Altered the Beast, Alex Kid in Shinob World, Zillion, The Revenge of Shinobi, Double Dragon,Mortal Kombat 1 e outros, que com certeza fazem parte dos melhores jogos do Master System.Nostalgia pura!

  • Junior Oliveira
    2013-07-15T10:27:44

    Nostalgia total!!! não sou da época mas já joguei muito emulado do Master como, Land of Illusion e Mortal Kombat 2.

  • Wlisses Rezende
    2013-07-15T09:05:42

    Realmente é o MK1 que tá ae. Gente q ta comentando nao esqueçam que é do Master q tamos falando hehe (falar q faltou Mario foi facepalm hehe). E MK tinha sangue sim se nao me engano era no inicio no jogo digitar: A,B,A,B,Baixo,Cima. Meu primeiro console love love :3

  • Acidez Crítica
    2013-07-14T13:39:07

    O Master System NÃO tem 30 anos. Ele foi lançado em 1987, portanto, à não ser por alguma aberração matemática, ele tem 26 anos. O que completou 30 anos foi esse SG-1000, primeiro console da SEGA, mas que NÃO era o MS. O correto seria "Primeiro Vídeo-Game da SEGA completa 30 anos". Quem completou 30 anos foi o Atari 2600, o mais famoso console da família Atari.

  • Felipe Cordeiro
    2013-07-14T12:51:03

    Ta de brincadeira né? Aquela foto do Mortal Kombat não é Mortal Kombat 2 e sim Mortal Kombat 1. E outra. Onde entra Sonic 1 e Sonic 2? Sonic Chaos tem um bom gráfico mais o jogo é muito fácil. Em vez de colocar esse Bonanza, podia ter colocado Jurassic Park.

  • Diego Silva
    2013-07-14T11:51:28

    se comparassem a diversao das gerações, o video game foi diminuindo consideravelmente o nivel. lembro quando jogava mega drive, e seus Road Rash, Streets of Rage etc. Era muito mais divertido, hoje é somente um filme com comandos, só se preocupam com graficos...

  • Fernando Londe
    2013-07-14T11:41:32

    que saudade dessa época...

  • Paulo Santiago
    2013-07-14T11:31:47

    Sobre Phantasy Star: "Uma pena que a série tenha se tornado online atualmente e tenha perdido todo o seu charme". Comentário perfeito! Coisa de quem jogava mesmo! Faltou citar que foi um dos primeiros jogos traduzidos pra português na história. Me fez lembrar da "guerra" SegaxNintendo... Os RPGs do NES eram melhores, mas dizer isso dava discussão na época rsrs Parece que fazem séculos agora...

  • Tiago Affonso
    2013-07-14T11:30:21

    Show'd bola mesmo, época muito boa... Joguei quase todos estes jogos citados aí...

  • Bruno Santos
    2013-07-14T11:21:56

    phantasy star realmente é o melhor, foi o primeiro jogo de RPG que joguei...saudades dessa época

  • Francisco Ferreira
    2013-07-14T11:07:02

    Qualquer tipo de lista sempre vai ser controversa e injusta. Mas Phantasy Star merece o primeiro lugar. Jogo sensacional, de vez em quando dá vontade de zerar de novo.

  • Rodrigo Oliveira
    2013-07-14T10:59:07  

    O Mortal Kombat que aparece na foto é o MK1 de Master System e não o 2...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Oliveira
      2013-07-14T10:59:07  

      isso aí!

  • Daniel Freitas
    2013-07-14T12:22:29  

    Exatamente isso, concordo com Diego Silva. Estava conversando com uns amigos meus sobre a dificuldade dos games de hoje. Podemos terminar God of War, Asassins Creed mas não terminamos nem mesmo Power Rangers dos clássicos. Os jogos hoje se preocupam demais com gráficos, videozinhos, muitos efeitos de cores e luzes mas esquecem do desafio propriamente dito. Lembro que terminar Phelios, Gaiares, Shadow of the Beast era coisa desafiadora, hoje o que é? Muita saudade da época mas ainda jogo e tem empresas criando jogos estilo NES (a JoyMasher) muito bons e com dificuldade ao nível. =)

    recentes

    populares

    • Daniel Freitas
      2013-07-14T12:22:29  

      Julio Cesar Com todos respeito, ainda jogo esses jogos e digo que a dificuldade não está na idade sim a programada por eles. Se você diz que esses jogos que eu disse são "fáceis" de zerar então tente por si só porque tenho certeza absoluta que você nunca sequer passou perto de algum deles. Hoje em dia ainda jogo clássicos de Master, Mega e Snes e digo e afirmo, são bem mais difíceis que os de hoje em dia. Meus sobrinhos zeram qualquer jogo de ps3 e xbox, fui mostrar pra eles os jogos de NES e ficaram travados com a dificuldade e disseram "isso sim é difícil". Jogue você mesmo e depois fale...

    recentes

    populares

    • Daniel Freitas
      2013-07-14T12:22:29  

      Daniel Freitas Concordo contigo. Os consoles antigos eram realmente difíceis de zerar. Mesmo os jogos de portáteis eram muito bem elaborados e davam trabalho, vide Out of This World, que saiu para vários consoles e até PC... até hoje é muito difícil. Por isso quando alguém me fala "Nossa, esse game tem gráficos realistas", eu nem dou corda ao assunto... prefiro mil vezes um jogo com gráficos simples, mas difícil e divertido, do que um jogo em que você só precisa ficar andando e metralhando o botão X pra matar todo mundo.

  • Luciano Cruz
    2013-07-14T11:58:02  

    tenho meu master semi novo na caixa ate hoje, quem quiser comprar to vendendo ele

    recentes

    populares

    • Luciano Cruz
      2013-07-14T11:58:02  

      Eu compro.

    recentes

    populares

    • Luciano Cruz
      2013-07-14T11:58:02  

      Eu tinha um N64, com alguns jogos e dei ele para um amigo... me arrependi até a alma, e jurei de pé junto que nunca mais me desfaço de nenhum console.