Sistemas Operacionais

03/07/2013 12h15 - Atualizado em 16/10/2013 16h11

Microsoft confirma que Windows 8.1 e Xbox One receberão DirectX 11.2

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Microsoft confirmou nesta segunda-feira (1) que o DirectX 11.2 será exclusiva para o Windows 8.1 e o Xbox One. A nova versão do conjunto de APIs foi revelada na última semana durante a conferência Microsoft Build, junto com o preview do Windows 8.1.

A 12ª versão da API DirectX se chamará DirectX Blue (Foto: Divulgação/ Microsoft) (Foto: A 12ª versão da API DirectX se chamará DirectX Blue (Foto: Divulgação/ Microsoft))DirectX 11.2 (Foto: Divulgação/ Microsoft)

A estratégia de lançar a atualização apenas para os sistemas mais novos é uma forma que a empresa encontrou para instigar seus usuários a migrar para eles. A versão 11.1, por exemplo, foi exclusiva para o Windows 8 e a 10, para o Windows Vista. A tática não foi muito bem-sucedida, mas a aposta da Microsoft agora é o Xbox One, que deve ser lançado em uma data próxima e, com sorte, os jogos já serão projetados com os novos recursos. O videogame é baseado na arquitetura x86 com um sistema operacional similar ao Windows 8, o que deve facilitar a conversão dos jogos.

O novo DirectX tráz novos recursos para seus componentes. O Direct3D, por exemplo, permite que desenvolvedores usem tanto GPU quanto RAM do sistema para armazenar texturas. O demo apresentado na conferência teria usado o equivalente a 9GB delas, a maior parte guardada na RAM.

Outro recurso inclui a sobreposição de GPU para a criação de planos múltiplos. Isso permite, por exemplo, que desenvolvedores coloquem arte em 2D em resolução nativa enquanto cenas em 3D são feitas em um plano em escala. Já a API de latência baixa permite uma interface com resposta melhor.

Via Extreme Tech

Se você tem problema para atualizar para o Windows 8.1, consulte o Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • A55555
    2013-07-04T18:02:45

    Nem comentaram sobre o 7 kkk