Computadores

26/07/2013 16h21 - Atualizado em 26/07/2013 17h09

Microsoft monta PC que roda jogos a 12K de resolução

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A equipe do blog Extreme Windows, da Microsoft, montou um PC potente o suficiente para rodar jogos com resolução de 12K. Para isso, eles usaram três monitores de 4K e um total de três processadores para atingir a taxa de 60 frames por segundo.

Experimentando jogos a 12k com três processadores gráficos (foto: Divulgação)Experimentando jogos a 12k com três processadores gráficos (foto: Divulgação)

O programador Gavin Gear, autor da façanha, explica que jogos no PC devem ser jogados com performance extrema. “Jogos em DirectX no Windows sempre estão no limite da tecnologia de hardware e software gráficos”, afirmou.

Para montar o equipamento, ele usou três monitores Sharp PN-K321 4K Ultra HD, que custam juntos cerca de US$ 15 mil (aproximadamente R$ 33 mil). O primeiro desafio encontrado foi a forma de conectar os monitores no mesmo computador e, para isso, teve que descobrir quão poderoso deveria ser seu processador gráfico para aguentar jogar um jogo de DirectX 11 em 30 Hz – a maior taxa possível. A solução encontrada foi usar uma placa ASUS HD 7970 DirectCU II, que possui suporte para até quatro saídas de vídeo.

Uma vez que este problema foi resolvido, ele conseguiu uma tela com resolução de 11.520 x 2.160 pixels, o equivalente a 12 monitores com resolução de 1.920 x 1080, somando cerca de 24.883.200 pixels.

O jogo escolhido para o teste foi Dirt 3, já que o efeito panorâmico dos monitores funcionaria bem com o game de corrida. O primeiro teste resultou em uma taxa de frames um pouco inferior à marca de 30 Hz, o que fez com que fosse necessário desativar alguns recursos para melhorar a jogabilidade. Um deles foi desligar o multisampling, o que permitiu uma taxa média de 35 frames por segundo.

O próximo desafio foi usar o recurso MST (Multi-Stream Transport) dos monitores para aumentar a taxa de atualização para 60 Hz, o que criou novos problemas. Por padrão, monitores conectados por DisplayPort ou HDMI possuem atualização máxima de 30 Hz devido às limitações de banda inerentes que existem nas especificações. Isto significa que é necessário mais de uma saída, o que era possível com as configurações do Sharp PN-K321 e adicionando uma segunda placa ASUS HD 7970 em modo Crossfire. Desta forma, ele foi capaz de atingir cerca de 150 frames por segundo com um monitor.

O último teste seria usar os três monitores na potência máxima. O problema é que as placas ASUS não suportavam esta configuração, o que fez com que Gear e seu amigo Jeff, que trabalha na AMD, precisassem encomendar um driver customizado para a façanha. Desta forma, eles conseguiram unir seis displays, mas o jogo só funcionou a 8 fps.

3-way AMD 7970 Crossfire setup used for the 12K 60 Hz PC Gaming Technology Demo (click/tap to enlarge)AMD 7970 Crossfire realizando o seu trabalho no máximo (Divulgação)

Após mexer nas configurações novamente, eles adicionaram uma terceira placa 7970 para aumentar a potência, arriscando sobrecarregar a placa mãe. Eles acreditam que conseguiram cerca de 750 watts de potência. Desta forma, o jogo foi rodado entre 62 e 67 frames por segundo.

Estas configurações foram o suficiente para jogar o Dirt3 por poucos minutos antes que o computador reiniciasse devido ao uso excessivo de energia. Eles calculam que usaram um total de 6.144 núcleos com os três processadores gráficos, resultando em 1.492.992.000 pixels renderizados por segundo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Maia
    2013-07-29T15:00:23

    Quem não queria experimentar uma beleza dessas?

  • Murilo Carvalho
    2013-08-30T13:27:52

    um pc com 3 monitores e o que tem demais nisto?

  • Cesar Mattos
    2013-07-28T13:48:15

    Prototipo do XBOX TWO

  • Wesley Oliveira
    2013-07-27T18:47:24

    Aí vem um diretorzinho de Sony, EA ou mesmo Microsoft da vida e diz q os consoles da nova geração são mais potentes q pc.... Piadinha pra vender video game...tsic...

  • Cris Silva
    2013-07-27T00:35:13

    hahaha o legal é que os caras iam comprando peças a medida que iam surgindo novos problemas, e compravam facilmente igual quem vai na feira comprar verduras.... agora nos brasileiros suamos a camisa para comprar uma placa de vídeo de médio porte e um monitor razoável para rodar um jogo mais ou menos kkkkkk

  • Rafael Ferrerira
    2013-07-26T23:25:24

    roda cs 1.6

  • Saulo Lucas
    2013-07-26T20:19:39

    será que roda PinBall

  • Leonardo Sensui
    2013-07-26T18:55:56

    e eu aqui jogando pong no atari

  • João Barbosa
    2013-07-26T17:55:09

    Caraca! Enquanto isso to feliz rodando bf3 no high, com uma ou outra coisa no ultras

  • Alexandre Oliveira
    2013-07-26T17:40:49

    Será que roda Tibia ou Minecraft? BRINKS kkkk'

  • Lucas Luketa
    2013-07-26T17:03:27

    Ai meu rim

  • Silvio Lima
    2013-07-29T11:10:24  

    Não troco meu pc por sonsole nenhum, a unica coisa que salva os consoles são os jogos exclusivos.

    recentes

    populares

    • Silvio Lima
      2013-07-29T11:10:24  

      ou seja ... vc não experimenta o que tem de bom na vida !!!

    recentes

    populares

    • Silvio Lima
      2013-07-29T11:10:24  

      Só uma coisa: se vc tem um bom jogo no seu pc é porque alguém decidiu produzi-lo para um CONSOLE, se não fosse por isso ainda estaria jogando Warcraft PONTO FINAL

  • Gabriel Oliveira
    2013-07-28T13:29:33  

    kkkk gráficos explorados melhor que o ps6 talvez.Interessante notar que o cpu parece não ter um espaço físico muito grande.

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2013-07-28T13:29:33  

      Do que adianta ter uma CPU pequena e um preço absurdo?

  • Carlos Leonardo
    2013-07-28T01:29:41  

    Roda CrossFire?

    recentes

    populares

    • Carlos Leonardo
      2013-07-28T01:29:41  

      Se ler a matéria... saberá a resposta.

  • Rafael Soares
    2013-07-30T12:33:50  

    Tanto dinheiro gasto para NADA. Sabem o que isso significa?..............NADA

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2013-07-30T12:33:50  

      A inveja é grande.

  • Luciano Luz
    2013-07-30T10:33:18  

    Nem o Jornal Ncional é em full HD, imagina quando veremos jogos, e conteúdo para 4k imagina 12k!

    recentes

    populares

    • Luciano Luz
      2013-07-30T10:33:18  

      Quase todos os jogos tem suporte a 4k no pc.

  • Raul Matos
    2013-07-27T10:57:06  

    Revivendo uma pergunta que todos odeiam: Roda Crysis??? kkk

    recentes

    populares

    • Raul Matos
      2013-07-27T10:57:06  

      Roda Minecraft ? kkkk

    recentes

    populares

    • Raul Matos
      2013-07-27T10:57:06  

      Rodo crisys em core 2 duo com 2 gb de memória...

  • Carlos Marques
    2013-08-23T10:20:55  

    Não troco meu xbox com tv led 42" por PC de 20" nenhum kkkkk. Jogar no PC é muito mediocre. É só pra quem gosta de tibia warcraft mesmo. Jogos fracos e que exigem pouca banda de net e telinha de 20" kkkkkkkkkkkkk. Fala sério seus PCmanícacos. Se querem IMERSÃO de vdd, tomem vergonha na cara e comprem um XBOX ONE.

    recentes

    populares

    • Carlos Marques
      2013-08-23T10:20:55  

      eu tenho um xbox tbm, mas nunca deixei de jogar tibia. esses jogos da live são uma mentira os servidores so vive travando

    recentes

    populares

    • Carlos Marques