Video game

29/07/2013 09h10 - Atualizado em 29/07/2013 09h10

Omni: saiba como ele pode mudar sua forma de jogar videogame

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

Prepare-se para conhecer um mecanismo que poderá mudar a forma como você interage com o seu videogame. Com um grau de imersão que promete levar o jogador para outra realidade, o Omni, nome do projeto cadastrado no Kickstarter, pode ser o próximo passo significativo do mercado de games.

Omni promete levar jogador para dentro dos jogos. (Foto: Reprodução)Omni promete levar jogador para dentro dos jogos. (Foto: Reprodução)

Com um visual moderno e um sistema de movimentação que lembra o apresentado por  Gerard Butler no filme Gamer, jogadores poderão controlar personagens virtuais. A princípio o equipamento permitirá que o usuário execute ações como caminhar, correr, saltar, abaixar e se mover lateralmente.

Nas primeiras imagens divulgadas, podemos observar que o sistema funciona em sua plenitude auxiliado por um Kinect e pelo atualmente badalado Óculos Rift.  Os jogadores poderão visualizar o cenário de diferentes ângulos, explorando os ambientes em 360° de acordo com a movimentação. O Omni também oferece suporte para o Razer Hydra e outros controles disponíveis no mercado.


Uma das características decisivas para o funcionamento do Omni é a esteira. Utilizando um tênis especial, os jogadores precisarão se movimentar em octágono côncavo, com espaço para apenas um jogador. A inclinação permite uma sensação de deslocamento natural, refletindo no personagem suas principais ações.

Embora o dispositivo pareça extremamente grande, a Virtuix, responsável pelo projeto, revelou que a estrutura é desmontável, podendo ser dividida em duas partes. Em um primeiro momento, o Omni chegará com um tênis, um cinto para manter a estabilidade, a estrutura e o software. O óculos, os controles e o PC não estão incluídos no pacote oficial.

Estrutura do Omni pode ser desmontada. (Foto: Divulgação)Estrutura do Omni pode ser desmontada. (Foto: Divulgação)

Em inúmeras demonstrações disponibilizadas pela desenvolvedora podemos observar a utilização de jogos de tiro em primeira pessoa, como as franquias Battlefield e Call of Duty. Também são citados exemplos da utilização do dispositivo em exercícios físicos, auxiliando nas corridas em diversos tipos de cenários.

Embora explore o mesmo tema, o sistema apresenta funções diferentes do Kinect. Enquanto o sensor de movimentos da Microsoft explorou até hoje inúmeros títulos considerados casuais pelos gamers, o Omni já chega com uma abordagem mais hardcore, apresentando soluções de movimentação para títulos já consagrados.

Por enquanto o Omni é apenas um projeto bem elaborado, porém em breve os jogadores devem ter acesso ao aparelho. Disponibilizado pela Virtuix no Kickestarter em busca de fundos,  o dispositivo já arrecadou mais de U$1 milhão, sendo considerado um sucesso pelos jogadores e pela mídia especializada.


O que você achou do conceito do Omni e qual título gostaria de jogar com o aparelho?

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Plinio Rafael
    2013-12-30T13:53:26

    tem tudo pra dar errado...

  • Renan Silva
    2013-07-29T19:53:52  

    seria melhor sem o óculo, com um holograma na sala ou algo assim, ficaria beeeem mais loko

    recentes

    populares

    • Renan Silva
      2013-07-29T19:53:52  

      Cara, acho q ai vc viajou D+... uma coisa de cada vez. Com um aparelho desse será muito divertido, fora q os mais gordinhos vão ficar fininhos rsss

    recentes

    populares

    • Renan Silva
      2013-07-29T19:53:52  

      Esse projeto de desenvolver holograma é antigo. A muito tempo atrás eu vi um projeto de Tv holográfica. A TV parecia um Puffy grande que ficava no meio da sala projetando holograficamente o programa, mas os caras estavam penando para desenvolver isso realmente.

  • Vanilton Viza
    2013-07-29T18:18:30

    O cara parece q ta com mau de Parkinson de tanto q treme ..

  • Fernando Maia
    2013-07-29T14:52:22

    Meeeu irmão, a coisa é séria!

  • Marcos Oliveira
    2013-07-29T09:28:33

    É muita parafernália para jogar.

  • Luccas Ferreri
    2013-07-31T18:56:46

    Imagina em um jogo onde vc tem que fugi .... True Stamina é fods

  • Joao Junior
    2013-07-30T12:51:23

    kkk.pior que é verdade

  • Daniel Silva
    2013-07-29T18:15:50  

    Isso sim é "nova geração"

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2013-07-29T18:15:50  

      exatamente ... eu ia dizer a mesma coisa ...

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2013-07-29T18:15:50  

      É bacana, mas eu ainda acho que falta um pouco mais. Imagina vc jogando BF, como faria para abaixar no chão?? Eu vi o cara se inclinando para se proteger dos tiros, mas no final de uma partida de 30 minutos o cara ia ficar acabado. As vezes uma partida de BF dura 1 hora 30 minutos.