Internet

08/07/2013 16h39 - Atualizado em 08/07/2013 16h39

Prefeitura de São Paulo cria site para moradores apontarem problemas

Marcela Vaz
por
Para o TechTudo

A prefeitura da cidade de São Paulo lançou um site colaborativo através do qual os paulistanos podem participar apontando problemas e soluções para o Plano Diretor Estratégico (PDE). O plano está em processo de revisão e a prefeitura convoca a população para dar ideias relativas a várias áreas, como segurança, transporte e cultura. O prazo para envio de formulários com propostas é 30 de julho.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Na sessão "Mapeamento Colaborativo", a população pode enviar soluções e apontar problemas e ainda conferir as propostas enviadas por outras pessoas (Foto: Reprodução/Gestão Urbana SP)Na sessão "Mapeamento Colaborativo", a população pode enviar soluções e apontar problemas e ainda conferir as propostas enviadas por outras pessoas (Foto: Reprodução/Gestão Urbana SP)

Os cidadãos podem contribuir para o PDE apontando no mapa da capital (exibido na sessão “Mapeamento Colaborativo”) o que precisa melhorar ou enviando um formulário de proposta direta ao PDE. Para quem prefere propor sugestões presencialmente, está disponível no site uma agenda com oficinas onde a população pode preencher o formulário de proposta manualmente.

No entanto, para o o especialista Carlos Eduardo Nepomuceno, apesar de louvável, a iniciativa da prefeitura de chamar a população para contribuir para a melhoria do espaço urbano pode enfrentar problemas técnicos na administração do grande número de propostas recebidas.

"Recentemente podemos ver, com as manifestações que aconteceram pelo Brasil, que estamos vivendo um processo de hipercolaboração. O advento da Internet trouxe um aumento da taxa de colaboração em milhares de vezes. E as prefeituras não têm a capacidade de administrar o volume de propostas recebidas. É preciso trabalhar com sistemas sofisticados que envolvem algoritmos, como fazem o Google e a Amazon."

De acordo com Nepomuceno, muitas propostas podem se perder em meio a problemas operacionais de gerenciamento. Por isso, o ideal é que seja usado um algoritmo capaz de identificar as propostas mais e menos relevantes, além da utilização de uma plataforma onde os próprios cidadãos possam “curtir”, comentar e julgar com estrelinhas, por exemplo, as melhores propostas. Com esse mecanismo, as prioridades ganhariam destaque e facilitariam o trabalho da prefeitura na revisão do PDE.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Demóstenes Brito
    2013-07-08T17:08:38

    A Prefeitura acertou com a iniciativa. Espero que a ferramenta seja multi-plataforma e que permita a colaboração da população.