Sistemas Operacionais

22/07/2013 13h56 - Atualizado em 22/07/2013 13h56

Quase dois milhões de usuários do Ubuntu Foruns têm seus dados hackeados

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Ubuntu Forums, tradicional ponto de encontro online de usuários do sistema operacional da Canonical, foi hackeado e os dados de quase dois milhões de pessoas podem ter sido comprometidos. O ataque aconteceu no último sábado, quando um invasor conseguiu acesso privilegiado ao servidor e modificou a página principal do serviço com uma mensagem.

Hack no fórum pode ter vazado informações de usuários (Foto: Reprodução/Ars Technica) (Foto: Hack no fórum pode ter vazado informações de usuários (Foto: Reprodução/Ars Technica))Hack no fórum pode ter vazado informações de usuários (Foto: Reprodução/Ars Technica)

 

De acordo com as estimativas, o fórum tem 1,82 milhões de contas cujos endereços de e-mail, nomes de usuário e senha podem ter sido acessados por quem realizou o hack. Apesar disso, não há indícios de publicação de dados dos usuários online. Ainda assim, a recomendação, claro, é alteração de senha o mais rápido possível.

“As senhas não são gravadas em texto, mas a boa prática é de que os usuários devam ter a noção de que estes dados podem ter sido acessados e, por isso, se utilizam as senhas também em outros serviços, a recomendação é de que se altere elas com a maior agilidade possível”, disse Jane Silber, CEO da Ubuntu.

Mensagem exibida na página do Ubuntu Forum (Foto: Reprodução/Ubuntu Forums)Mensagem exibida na página do Ubuntu Forum (Foto: Reprodução/Ubuntu Forums)

Em entrevista ao site Ars Technical, Silber explicou que os dados são criptrogafados com algoritmo MD5. O padrão não é uma unanimidade entre especialistas e, de acordo com a página, não previne a decodificação de dados. Existem maneiras mais eficazes de proteger as senhas dos usuários e isso pode ter facilitado o acesso de hackers a essas informações. Não foram divulgados detalhes sobre a falha de segurança.

Chorme OS ou Ubuntu: qual é mais leve? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Ars Technica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Lins
    2013-07-22T16:46:28  

    Se fosse windows já teria um monte de fanboys da linux falando besteira... é oq eu digo... não existe sistemas seguros... a quantidade de hackers que focam em windows é bem maior do que linux. por isso as falhas são encontradas com mais frequencias.. Mas elas existem em todos os sistemas operacionais até IOs.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lins
      2013-07-22T16:46:28  

      concordo com você nenhum sistema é perfeito, eu uso ubuntu e windows e gosto dos dois, mas o que foi hackeado foi o site do fórum e não o sistema operacional ubuntu, e realmente os fanboys enchem o saco mesmo com essas discussões infantis, quando deveriam aprender a usar o melhor de cada sistema e ser feliz

  • Denise Santana
    2013-07-22T16:39:39

    Que Tristeza :/