Jogos de ação

13/07/2013 09h30 - Atualizado em 13/07/2013 09h30

Relembre os 10 melhores jogos de NES no seu aniversário de 30 anos

João Moura
por
Para o TechTudo

Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES, foi um videogame de 8-bits lançado primeiramente no Japão em 1983, como Famicom. No Brasil, o NES chegou apenas em 1993 através da Playtronic. O "Nintendinho" é o 8º videogame mais vendido no mundo e no próximo dia 15 de julho nosso velho amigo completa 30 anos de existência. O TechTudo não podia perder essa data e resolveu separar uma matéria especial com os 10 melhores jogos de NES.

NES (Foto: NES)NES (Foto: Divulgação)

10. Double Dragon 2: The Revenge

Double Dragon II: The Revenge foi produzido pela Technos Japan e lançado em 1989 para NES, sendo uma continuação direta da primeira versão. Os irmão Billy e Jimmy Lee estão em uma missão de vingança, após o líder da Black Warriors ter matado Marian, a donzela em perigo no primeiro Double Dragon.

Seu estilo é o clássico beat ’em up, na qual aparece um bando de inimigos ao longo das fases para enfrentar os protagonistas. Esta versão trouxe o modo cooperativo para dois jogadores, podendo escolher as opções com ou sem “friendly-fire” (o seu amigo pode acertar você enquanto luta contra os inimigos).

double-dragon-2-the-revenge-nes iheartroms (Foto: double-dragon-2-the-revenge-nes iheartroms)Double Dragon 2 (Foto: Divulgação)

9.  Duck Tales

Desenvolvido pela Capcom e lançado em 1989, Duck Tales contou com ótima equipe de produção, oferecendo cenários coloridos, música memorável e um sólido gameplay. Neste jogo o Tio Patinhas viaja pelo mundo em busca de cinco tesouros lendários para se tornar mais rico ainda. Nessa busca você contava com a ajuda de todo o elenco do desenho Duck Tales (quanta nostalgia!).

O jogo é dividido em cinco fases – Amazônia, Himalaia, África, Transilvânia e Lua – cada uma com um tesouro lendário. O jogo seguia uma dinâmica não linear, onde as fases poderiam ser feitas e refeitas sem uma ordem cronológica determinada. Ponto alto do jogo era a própria bengala do Tio Patinhas que servia para tudo, desde atacar inimigos até abrir baús secretos.

ducktalesbanner retroplayersDuck Tales (Foto: Divulgação)

8. Tartarugas Ninjas 2: The Arcade Game

O jogo foi lançado em 1990 como uma adaptação do Arcade lançado no ano anterior e logo se tornou um dos títulos mais queridos dos jogadores. A versão para Nintendinho manteve a ótima jogabilidade, além de possuir suas próprias vantagens, contando ainda com duas fases inéditas.

tartarugas ninjas 2 gameviewTartarugas Ninjas 2 (Foto: Divulgação)

7. Metroid

Metroid foi lançado em 1986 e é o primeiro jogo da série. A história se passa no planeta Zebes, onde Samus Aran tenta recuperar os Metroids que foram roubadas pelos Piratas do Espaço. Com o estilo ação e aventura, o jogo inovou combinando exploração não linear e plataformas, além de incorporar elementos do RPG, na qual o jogador começa fraco, mas vai se fortalecendo no decorrer da aventura.

Metroid também inventou moda, como foi o caso do “speedrunning”, ou seja, terminar o jogo no menor tempo possível. Dependendo do seu tempo para finalizar o game, o final mudava: Com cinco horas ou menos, era revelado que Samus Aran era na verdade uma mulher.

metroid virusrushtheater (Foto: metroid virusrushtheater)Metroid (Foto: Divulgação)

6. Castlevania 3

Castlevania 3: Dracula’s Curse  foi lançado para NES em 1990 pela distribuidora Konami. Passado no século XV, o terceiro episódio da série na verdade é anterior ao primeiro jogo. Ele possui como protagonista o ancestral de Simon, Trevor Belmont, um caçador de vampiros, que é chamado de volta a Valáquia para deter Drácula e seu exército de monstros.

O jogo abandona os elementos de aventura de seu antecessor e volta a utilizar o sistema plataforma do primeiro jogo da série. Contudo, Castlevania 3 não segue um roteiro linear. Você pode escolher até quatro personagens enquanto avança no jogo, e após passar da primeira fase, pode escolher dentre vários caminhos, que levam a fases diferentes, num total de 15.

castlevaniacrypt (Foto: castlevaniacrypt)Castlevania (Foto: Divulgação)

5. Ninja Gaiden 2

Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos foi lançado em 1990 nos EUA, pelo fabricante Tecmo, e apresentava um dos melhores gráficos da geração, além de uma ótima trilha sonora. Contudo, muitos reclamavam por ser um jogo bastante difícil.

O enredo começa um ano antes da derrota de Jaquio, onde Ashtar pretende abrir o Portal da Escuridão. Nosso herói, Ryu Hayabusa terá então de, além de deter o vilão, resgatar a bela Irene Lew, que está presa na Torre de Lahja. Durante a jornada, Ryu conta com o apoio de Robert, um atirador profissional. Disponível justamente nos anos em que o console da Nintendo dominava o mercado, este jogo fazia parte da lista dos favoritos de qualquer locadora.

NInja Gaiden II iheartroms (Foto: NInja Gaiden II iheartroms)NInja Gaiden II (Foto: Divulgação)

4. The Legend of Zelda

A série The Legend of Zelda foi criada em 1986, por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, sendo o primeiro jogo lançado para o console de 8-bits que ultrapassou a marca de um milhão de unidades vendidas na América. Misturando elementos de RPG com ação e aventura, a série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra cabeças, jogabilidade e superprodução.

O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão é resgatar a princesa Zelda, proteger o TriForce, deter o inimigo Ganon e salvar o reino de Hyrule. Coisa pouca para um pequeno guerreiro.

a (Foto: a)The Legend of Zelda (Foto: Divulgação)

3. Mega Man 4

Mega Man 4 foi lançado pela Capcom em 1991, em um cartucho com 4 megabit de dados. Neste quarto episódio da série, o jogador podia manter pressionado o botão de tiro, acumulando seu poder de fogo. Este recurso, até então inédito na série, manteve-se nos próximos jogos.

O enredo do jogo não se diferencia muito dos outros da série. Dr. Light, junto de seu robô Megaman, vai atrás do Dr. Willy para parar uma onda de atentados em várias cidades do mundo. O jogo se divide em três partes, sendo duas enfrentando os robôs do misterioso Dr. Cossack. Na última parte, Megaman descobre onde fica o castelo do vilão Dr. Willy, e vai atrás dele.

mega-man-4-review tikisaurus (Foto: mega-man-4-review tikisaurus)Mega Man 4 (Foto: Divulgação)

2. Final Fantasy III

Final Fantasy III foi desenvolvido pela Square (atual Square Enix) em 1990 para NES. O jogo conta a história de quatro heróis órfãos lutando contra as forças das trevas. Estes heróis foram convocados para restabelecer o equilíbrio do mundo enquanto que um antigo mago tenta invocar as forças das trevas para destruí-lo.

Diferente do primeiro jogo da série, em FFIII você é livre para usar os cristais e escolher dentre as várias profissões possíveis. Além disso, há vários meios de transportes para os protagonistas, desde submarinos a aeronaves. Tida como o maior RPG feito pela Square em termos de história, o jogo ganhou um remake lançado para Nintendo DS, com áudio melhorado e gráficos 3D.

FFIII gamespy remakeFinal Fantasy III (Foto: Divulgação)

1. Super Mario Bros 3

Super Mario 3 foi o último jogo da série lançado para o console de 8-bits da Nintendo, em 1990. O jogo mostrou tudo o que o console podia oferecer: ótima trilha sonora, jogabilidade impecável, gráficos elegantes e cenários detalhados. O resultado foi um grande sucesso, vendendo mais de 17 milhões de cópias no mundo e se consagrando como um dos jogos mais vendidos na história dos videogames.

Este sucesso conta com uma jogabilidade extremamente simples e com mais de 80 fases que aumentam o nível de dificuldade progressivamente. São oito diferentes reinos para coletar moedas, cogumelos e itens especiais, enquanto sai em busca do vilão Bowser para resgatar a princesa Peach. Além dos novos movimentos na série, Super Mario Bros 3 estreou a Racoon Leaf, que deixa o Mario com a aparência de guaxinim e lhe dá habilidades especiais.

super-mario-bros-3- filmesegames (Foto: super-mario-bros-3- filmesegames)Super Mario Bros 3 (Foto: Divulgação)

Quais os melhores do NES? Acesse nossa discussão no fórum TechTudo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elcio
    2013-07-13T14:13:42  

    Os gráficos desse nintendo são muito ruins,prefiro os gráficos do ps3 bem melhor !

    recentes

    populares

    • Elcio
      2013-07-13T14:13:42  

      Elcio leite com pêra

    recentes

    populares

    • Elcio
      2013-07-13T14:13:42  

      Cara quis comparar algo CLÁSSICO e com jogos otimos com algo de "agora" e ainda meio ruim....kkkk que babaquice cara kk

  • Ricardo Sarian
    2015-02-16T10:08:14

    La vai a galera falar "faltam 1348 jogos" "cade o jogo tal" Lembrando que eh um top 10 com os 10 jogos favoritos dessa pessoa, e cada ser humano pode crer, que tem seus 10 favoritos jogos pessoais.

  • Marco Santos
    2014-03-13T21:26:47

    Não concordo com Zelda nem com Final Fantasy. Batman The Game merecia estar na lista, assim como Megaman 2 e Battletoads. Fora tantos outros ótimos jogos injustiçados. Mas respeito, pois cada um tem sua história com cada geração de console. O Importante é jogarmos \o/ Parabéns Nintendinho, meu console favorito !

  • Rafael Augusto
    2014-02-04T13:06:28

    Batman!

  • Alessandro Silva
    2014-01-26T03:02:09

    guerilla war otimo jogo do nes.

  • Mateus Bernardes
    2014-01-25T23:31:35

    Aff, tô ficando velho.

  • Vagner Souza
    2014-01-25T19:38:47

    Gauntlet o melhor de todos

  • Jean Pierre
    2014-01-25T18:23:47

    Esqueci do Batman!

  • Jean Pierre
    2014-01-25T18:12:29

    Minha lista ( sem dizer qual é melhor que outro ): Double dragon 2; Batletoads; Shadow of the ninja; Shaterhand; Super Mario 3; Ninja gaiden 2 e 3;Megaman 3 e 2.E por fim, tchã tchã tchã, Super Contra.

  • Gufla
    2014-01-25T17:20:27

    lemmings e bomberman são os melhores, principalmente o primeiro que era desafiante, bons tempos

  • Marco Santos
    2013-07-13T16:11:30  

    Quem é gamer das antigas (80/90), que madrugava na frente das locadoras, certamente se sentiu ofendido com essa péssima matéria. Muito mal feita, trabalho porco. O TechTudo precisa se retratar com uma matéria à altura da importância do Nintendinho no mundo dos games. Esse console, pra quem não sabe, salvou a indústria gamer depois do crash da época do Atari. Fala sério !

    recentes

    populares

    • Marco Santos
      2013-07-13T16:11:30  

      Luiz Andrade falou tudo, contra e elevator eram muito bons

    recentes

    populares

    • Marco Santos
      2013-07-13T16:11:30  

      Verdade! O Nintendinho foi quem salvou a indústria dos games da crise da época... revolucionou o mercado... Hoje o pessoal só fala em gráficos, mas na época, o que contava era a diversão que o jogo proporcionava, coisa que eu acho que se perdeu...

  • Junior
    2013-07-13T13:59:33

    Eu ainda tenho o NES , quando eu comprei veio com a "fitona" do Super Mario Bros 3 , comprei exatamente no ano de lançamento aqui no Brasil . Clássico !

  • Cleber Alves
    2013-07-13T13:08:04

    Muito shoooooooooooooow. Duck Tales ainda jogo. Cara muito iradooooo.

  • Leonardo Sensui
    2013-07-13T12:29:12

    concordo com os jogos

  • Antonio Bezerra
    2013-07-13T11:30:41

    quem não jogou os jogos do Nintendo não teve infãncia

  • Fernando Maia
    2013-07-13T15:35:46

    Curioso como isso era incrível pra época...bons tempos.

  • Rodolfo Olivastro
    2013-07-13T14:06:31

    Graças a Nintendo o mundo é o que é.

  • Gustavo Moreira
    2013-07-13T14:02:39

    Console maravilhoso, o responsável por estarmos jogando games até hoje, já que os videogames quase acabaram no crash de 83 (quem não se lembra do terrível ET do Atari), e só por essa lista vemos que grandes franquias nasceram no NES. Eu tenho 4 (2 NES americanos, 1 Famicom e 1 Bit System que é um famiclone) e jogo até hoje, aliás, to indo agora jogar Ninja Gaiden.

  • Fábio Roulien
    2013-07-13T12:56:39

    Ainda tenho todos eles emulados no PSP não esqueço minhas raízes até meu game watch nintendo donkey kong com o mario libertando a princesa da gaiola foi emulado pro PSP jogo mais os emulados do que os UMD que eu tenho kkkkkk

  • Marco Santos
    2013-07-13T15:59:32

    E vê se coloca os créditos de onde vcs tiram as fotos. RIDICULOS !

  • Leonardo Lourenço
    2013-07-13T14:59:53

    Jogos excelentes. Mas no meu top 10 do NES, nunca faltaria a obra prima Battletoads! Aliás, acho que estaria no meu top 10 entre todos os jogos já produzidos. Abraços!

  • Leonardo
    2013-07-13T14:44:08

    Ninja Gainden 2, um dos jogos mais difíceis já feito.

  • SANDRO BERNARDO
    2013-07-13T14:37:16

    Bela época da Nintendo, curti muito esse belo momento, Double Dragon, Tartarugas Ninjas, Castlevania e Super Mario Bros entre outros me fizeram virar madrugadas jogando no fds. Saudades dessa época onde minha única preocupação era zerar os jogos antes de entrega na locadora. hehe

  • Mauro Sókrates
    2013-07-16T16:52:21

    Faltou incluir o melhor Mega Man de todos do NES: Mega Man 2!

  • Jeferson Rocha
    2013-07-14T10:11:17

    Todos os jogos citados são legais, mas super mario 3 foi algo feito muito além daquilo que se esperava de um console de 8 bits. jogabilidade legal, gráficos legais, e o som tbem era demais pra um console da época. Metróid foi algo insano na época tbem. sem dúvida meus dois jogos preferidos.