Jogos de ação

25/07/2013 09h00 - Atualizado em 25/07/2013 09h00

Ryse Son of Rome: saiba tudo sobre um dos principais jogos do Xbox One

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Ryse: Son of Rome foi apresentado na feira E3 2013 como um dos títulos de lançamento para o novo Xbox One da Microsoft. Porém, o jogo havia sido originalmente anunciado para o Xbox 360, onde seria em primeira pessoa e utilizaria apenas o Kinect. Confira a evolução do título através das plataformas:

Ryse: Son of Rome surge remodelado com mais ação (Foto: guardian.co.uk) (Foto: Ryse: Son of Rome surge remodelado com mais ação (Foto: guardian.co.uk))Ryse: Son of Rome surge remodelado com mais ação (Foto: Divulgação)

Onde tudo começou

O jogo foi anunciado originalmente na E3 2011, com o nome apenas de Ryse, sem subtítulo, e com lançamento previsto para o Xbox 360. O desenvolvimento estava a cargo da Crytek, empresa alemã conhecida pela série Crysis e por FarCry original, em conjunto com a Microsoft Studios.

Tratava-se de um título em primeira pessoa onde o jogador encarnava o papel de um soldado romano, Marius Titus, e lutava fazendo movimentos em frente ao Kinect. “Você é o controle. Você é o guerreiro”, dizia o trailer que mostrava golpes de espada, empurrões de escudo, cabeçadas e até mesmo um chute no melhor estilo “This is Sparta!”.

Quando Ryse esteve ausente na E3 2012, começaram rumores de que ele pudesse estar sendo remodelado para não ser mais um título exclusivo do Kinect e sim um “Melhor com Kinect”. Declarações do vice-presidente da Microsoft Studios, Phil Spencer, também davam a entender que ele estava sendo refeito para não exigir o periférico de captação de movimentos.

Ryse: Son of Rome evoluiu muito desde sua concepção em 1ª pessoa no Xbox 360 (Foto: gematsu.com) (Foto: Ryse: Son of Rome evoluiu muito desde sua concepção em 1ª pessoa no Xbox 360 (Foto: gematsu.com))Ryse: Son of Rome evoluiu muito desde sua concepção em 1ª pessoa no Xbox 360 (Foto: Divulgação)

Após confirmar que o jogo continuava em desenvolvimento, Spencer respondeu se o título ainda seria exclusivo para o Kinect dizendo: “O Kinect será uma parte do jogo, definitivamente”, sugerindo a mudança de foco. A falta de sucesso de títulos do gênero para o Kinect, como Rise of Nightmares, pode ter sido um dos motivos.

Somente então na E3 2013 vimos o antigo Ryse renascer como Ryse: Son of Rome, um título remodelado, em terceira pessoa, agora exclusivo do novo Xbox One. Uma curiosidade é que o jogo não pareceu utilizar o Kinect em momento algum de sua apresentação, apesar de suas influências no design estarem presentes.


A maior reclamação de todos que assistiram a apresentação era a de que o combate estava repleto de Quick Time Events, momentos em que você precisa apertar apenas um botão em um determinado tempo para executar uma ação exagerada, como uma execução em God of War. Muitos perceberam que isso era pelo fato de que esses combates provavelmente eram executados pelo Kinect antes.

Logo após o combate, flechas são disparadas contra Marius e o exército entra em formação, ora para se defender, segurando o botão "A", hora para contra-atacar com lanças. Apesar das ordens serem dadas para o exército, elas parecem mais voltadas para o jogador.

Ryse ainda tem muito a mostrar e Marius Titus parece disposto a provar seu valor (Foto: itsartmag.com) (Foto: Ryse ainda tem muito a mostrar e Marius Titus parece disposto a provar seu valor (Foto: itsartmag.com))Ryse ainda tem muito a mostrar e Marius Titus parece disposto a provar seu valor (Foto: Divulgação)

Outro detalhe que fica aparente é que, por ser um jogo de Xbox 360 convertido para o Xbox One, os gráficos não impressionavam muito. Obviamente o visual do título era perfeito, mas vindo da Crytek, uma empresa conhecida por suas proezas gráficas, parece um pouco decepcionante que essa seja sua primeira demonstração de potência da nova geração.

É cedo para julgar Ryse: Son of Rome, pois muito pouco foi mostrado do jogo. A demonstração da E3 2013 estava um pouco repetitiva, mas dificilmente simboliza o produto final que chegará às lojas. Se vimos tão pouco da aventura romana de Marius, significa que ainda há para surpreender positivamente.

Qual versão de Ryse: Son of Rome você preferia?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maycon Maia
    2013-07-25T14:32:34  

    Prefiro Metal Gear e God of War! =D

    recentes

    populares

    • Maycon Maia
      2013-07-25T14:32:34  

      Guilherme Asfora ehauhuiae.. pode Crer, zerei esse The Last of Us! muito boa a história, só não curti muito a jogabilidade, mas acredito que concorre a jogo do ano!

    recentes

    populares

    • Maycon Maia
      2013-07-25T14:32:34  

      Com ctz!!! Esses 2 jogos deixam esse no chinelo. Estou jogando o The Last of Us. Exclusivo da sony!!! nossa faz parecer esse jogo de xbox one um mega drive!!kkkk

  • Antonio Duarte
    2013-07-25T10:14:27  

    O escritor da matéria deve ter em sua casa um PS 1, PS 2, PSP, PS3 e PS Vitta. Que fanboy mais fela... Só falou mal do Jogo, que todos que viram só elogiaram.

    recentes

    populares

    • Antonio Duarte
      2013-07-25T10:14:27  

      Aff... É um jogaço.. Quando saiu o ps3 e x360 o gráfico não era nem metade do que é hoje neles.. o Ryse na minha opinião é ótimo, pois ainda não vi nenhum jogo do ps4 no mesmo nível..

    recentes

    populares

    • Antonio Duarte
      2013-07-25T10:14:27  

      Cara, pelo que se viu na E3, realmente o gráfico prometia mais, mas essa coisa de fanboy de achar que o carro chefe do jogo é o gráfico é um problema sério. O jogo parece ser sensacional...

  • Joao Souza
    2013-07-25T15:52:58  

    Jogasso so critica porque e do poderoso xbox one se fosse o ps4 era tudo de bom cambada de nube

    recentes

    populares

    • Joao Souza
      2013-07-25T15:52:58  

      estes idiotas que publica esta materia deve ser estagiario, eles sao tao $onystas que nao colocaram uma aba para falar do X1.

  • Douglas Lopes
    2013-07-25T14:15:26  

    O que??? o gráfico ficou a desejar????? ta de sacanagem!!!! espero que o novo God of War tenha gráficos semelhantes.

    recentes

    populares

    • Douglas Lopes
      2013-07-25T14:15:26  

      Se vc pegar o grafico do god of war de PS2, vera que o grafico sao bem parecidos...kkkkk...isso que nao quis pegar o ascencion do PS3...

  • Paulo Nascimento
    2013-07-25T14:07:27

    Quando eu digo que a techtudo é baba ovo da SONY o pessoal reclama!

  • Gabriel Silva
    2013-07-26T08:47:38

    Fotos buscadas do google, sem vontade de agradar com uma foto hd mostrando o real gráfico. Frames d jogo são muito superiores a muitos anunciados para ps4. não abusa dos brilhos no cenário para disfarçar a falta de frames de distancia como a sony faz. O jogo não havia sido anunciado para x360, apenas possuía uma propaganda do kinect no final e o simbolo de seu console na época. Homens de pouca fé

  • Ivan Schrammel
    2013-07-25T20:44:15

    Pelo menos ja conseguiram uma grande façanha... Um jogo tratando guerra antiga SEM magia !!!!! Finalmente. Espero mais jogos como esse. Sem essas viagens que sempre aparecem nos jogos, é fantasia demais.

  • Joao Souza
    2013-07-25T15:49:55

    Maycon Maia seu nerd como tu prefere outro jogo se tu não jogaste o Ryse ainda so pode ser sonista.

  • Fernando Maia
    2013-07-26T14:16:27

    Jogaço!

  • Janilson Silva
    2013-07-26T11:34:13

    Se depender de mim, eu não quero ver esse jogo nem pintado de ouro. Não quero ficar na frente da tv pulando igual a um macaco. Tô fora.

  • Phelipe Silva
    2013-08-08T10:45:15

    Cara essa matéria é de fanboy sim, na data em que foi escrita já existiam várias declarações dos desenvolvedores que afirmaram que aquilo na E3 era apenas uma demo, e que as QTE's vão ser diminuidas e que em niveis mais altos do game você precisará bater mais até poder finalizar. A demo mostrada na E3 estava em pré alpha ou seja duas etapas antes da finalização do jogo que ainda vai receber mais polimento gráfico, e o gráfico é espetacular, não tem hoje gráfico melhor, é só assistir o video da demo em 1080p pra comprovar a qualidade!!!

  • Elker Carmo
    2013-07-26T19:21:56

    imitaçao de god of war?kkk esse sabe nada RYSE NAO TEM NADA A VER COM GOD OF WAR! ryse sera batalhas reais entre humanos sem nada de monstros e deuses

  • Max Klein
    2013-09-03T20:41:06

    Tem q ter pra pc pow!

  • Gustavo Teixeira
    2013-07-28T12:02:16  

    Não to botando fé nesse jogo não, como foi dito, ele parece ser repetitivo, a movimentação do personagem é muito estranha para um jogo em terceira pessoa (onde a movimentação é um dos itens q sempre deve ser mais focado), vc sempre vai estar prestando atenção no personagem, por isso deveriam caprichar mais nesse quesito antes de lançar o jogo.

    recentes

    populares

    • Gustavo Teixeira
      2013-07-28T12:02:16  

      Se esse jogo fosse exclusivo da Sony tinha um monte de chupa saco fazendo graça.

    recentes

    populares

    • Gustavo Teixeira
      2013-07-28T12:02:16  

      Engraçado que ninguém reclama de god of war né? quadrado,quadrado, triangulo é super inovador afff.... Sou fã da série, mas todo mundo só criticam coisas da microsoft e nunca aceitam quando a mesma faz algo bom.

  • Fábio Santos
    2013-07-26T15:04:47

    Saiba tudo sobre a imitação barata de GOD OF WAR kkkkkkkk