Internet

17/07/2013 09h00 - Atualizado em 18/07/2013 17h35

SOS Mata Atlântica é um jogo brasileiro criado em parceria com ONG

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

SOS Mata Atlântica, game brasileiro, mostra através de mini-games a importância da defesa dos recursos naturais do nosso país. O título foi desenvolvido em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que promove atividades presenciais para complementar a experiência do jogo. Para esta edição da coluna Geração Gamer o TechTudo entrevistou o fundador da Ovni Studios e programador, Tiago Ardel Moraes, que coordenou a equipe de desenvolvimento do jogo.

Jogue agora SOS Mata Atlântica

SOS Mata Atlântica é um game desenvolvido para Facebook, iOS e Android (Foto: Divulgação)SOS Mata Atlântica é um game desenvolvido para Facebook, iOS e Android (Foto: Divulgação)

A parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica

O jogo é uma plataforma para a Fundação SOS Mata Atlântica que irá se misturar com atividades presenciais do grupo e, em algumas atividades reais, serão distribuídos cupons de recompensas para serem utilizados no game. Para os desenvolvedores da Ovni Studios, a interação entre o game virtual e as ações da ONG do terceiro setor foi fundamental para torná-lo atraente.

Jogo da Ovni Studios defende a preservação da mata atlântica através de mini-games (Foto: Divulgação)Jogo da Ovni Studios defende a preservação da mata atlântica através de mini-games (Foto: Divulgação)

A ONG foi criada em 1986, sem fins lucrativos e com a missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Eles desenvolvem projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal.

Originalmente a região da Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km² e estendia-se originalmente ao longo de 17 estados brasileiros. Hoje, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do total, segundo informações da ONG. A situação crítica inspirou ações de conscientização e preservação, temas abordados no jogo.

Versões para Facebook, iOS e Android

Além de funcionar em rede social, o game funciona bem em smartphones (Foto: Divulgação)Além de funcionar em rede social, o game funciona bem em smartphones (Foto: Divulgação)

Tiago Moraes explica a escolha das plataformas: “O Facebook possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e o conteúdo pode ser acessado com apenas um clique. A base instalada de aparelhos com Android já passa os 800 milhões e o iOS possui mais de 315 milhões de aparelhos comercializados e a instalação em ambos é extremamente simples”. As versões para iOS e Android serão lançadas entre os dias 20 e 21 de julho. A Ovni Studios, segundo o programador, não descarta futuras adaptações para Windows Phone, BlackBerry OS e até para consoles.

Os mini-games e a jogabilidade

Um dos mini-games do SOS Mata Atlântica é parecido com o game FarmVille, da Zynga (Foto: Divulgação)Um dos mini-games do SOS Mata Atlântica é parecido com o game FarmVille, da Zynga (Foto: Divulgação)

O gamer precisa ser habilidoso para entender quais sementes funcionam melhor em determinados terrenos da mata atlântica, rápido o suficiente para se esquivar de obstáculos ao controlar um primata em fuga e inteligente o suficiente para resolver os puzzles.

Além disso o jogador pode replantar árvores em extinção, controlar primatas que fogem da ação predatória do homem e até convidar seus amigos do Facebook para participar das atividades no SOS Mata Atlântica.

As origens e as inspirações da Ovni Studios

Além de games em 3D, o SOS Mata Atlântica tem animações muito boas em 2D (Foto: Divulgação)Além de games em 3D, o SOS Mata Atlântica tem animações muito boas em 2D (Foto: Divulgação)

Além de jogos digitais, a Ovni Studios gosta de desenvolver games com Realidade Aumentada utilizando papertoys com recursos digitais. “A empresa nasceu em 2007 de uma necessidade de experimentar novos modelos de negócio devido às novas oportunidades no mercado. Tentamos conciliar qualidade, prazo e baixo custo sem deixar nossa a autonomia característica, pois produzimos com recursos próprios”, diz o programador.

A Ovni Studios começou com uma equipe de duas pessoas envolvidas com o game e terminou com cinco desenvolvedores. “A versão 1.0 do jogo demorou aproximadamente nove meses para sair”, explica Tiago Moraes. Para que as atividades tivessem êxito, a empresa teve que manter um constante diálogo com a ONG.

Tiago fez a programação do jogo, enquanto a arte 3D ficou com três pessoas: Emerson Augusto, Thiago Girello e Arthur Palmeira. Bruno Burgos fez a parte artística em 2D. Além desse time da Ovni Studios, Fabricio Zuccherato ficou responsável por todos os áudios do jogo, enquanto Luan Granzotto fez a revisão e a localização do conteúdo

Equipe da Ovini (Foto: Divulgação)Equipe da Ovini (Foto: Divulgação)

 

As inspirações da Ovni Studios são empresas variadas, desde a Capcom e a Nintendo, grandes desenvolvedoras, até produtoras menores como POPCap (criadora de Plants vs Zombies), SuperCell (Clash of Clans), ThatGameCompany (Journey), IronHideGames (Kingdom Rush).

A engine utilizada pela Ovni Studios no SOS Mata Atlântica foi a Unity 3D, padrão em muitos games desenvolvidos para a Internet. Confira abaixo um vídeo de divulgação do game:


Fórum TechTudo: Veja dicas sobre outros jogos leves para PC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandra Araujo
    2013-07-19T08:56:54

    Sempre, toda iniciativa que visa conscientizar é importante pra formar as novas gerações, e também ajudar na mudança de atitude dos mais velhos,principalmente dos que tem poder para decidir.