Jogos de ação

28/07/2013 08h50 - Atualizado em 01/08/2013 16h30

Tomb Raider x The Last of Us: veja a comparação entre os games de aventura

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

The Last of Us e Tomb Raider são grandes games, com protagonistas críveis, enredos bem desenvolvidos e uma jogabilidade satisfatória. Comparar os títulos ultrapassa as barreiras convencionais da diversão, colocando na balança o peso dos seus desenvolvedores, a resposta dos jogadores e o legado que jogos podem deixar para a indústria dos games.

Confira os reviews completos de Tomb Raider e The Last of Us

Ellie, Joel e Lara protagonizaram dois dos principais jogos de 2013. (Foto: Montagem)Ellie, Joel e Lara protagonizaram dois dos principais jogos de 2013. (Foto: Montagem)

História

O reboot de Tomb Raider apresenta uma Lara Croft jovem, percorrendo um enredo simples, porém muito bem amarrado. Sem correr grandes riscos a Crystal Dynamics apostou em uma história sem muitas reviravoltas, buscando sempre apresentar a evolução da protagonista até ela alcançar o status de caçadora de tumbas.

Acontecimentos na vida de Joel transformam personagem. (Foto: Reprodução)Acontecimentos na vida de Joel transformam personagem. (Foto: Reprodução)

A ambientação de Tomb Raider é excelente, porém, o fato de restringir a aventura em apenas um local limita diversos aspectos que o título poderia explorar. A floresta viva entrega realismo ao título, embora grande parte das tumbas secretas apresentem um aspecto visual parecido.

O enredo de The Last of Us é bem mais complexo, com personagens humanos, auxiliado pela incrível tecnologia empregada na modelagem dos protagonistas e sua intensa forma de transmitir emoções. O jogo é cercado de reviravoltas, com sobreviventes entrando e saindo na trama, enriquecendo a história, e tornando o universo criado para a franquia ainda mais rico.

Lara navegava como uma menina inocente até encontrar a ilha. (Foto: Reprodução)Lara navegava como uma menina inocente até encontrar a ilha. (Foto: Reprodução)

Por ser baseada em um fungo real, a história apresenta argumentos para que os jogadores acreditem na possibilidade de que ela aconteça. A evolução de Joel como personagem é algo incrível, apresentando nuances de caráter apoidadas nos marcantes acontecimentos que o levaram até ali, como a morte de Sarah, a briga com Tommy e a luta para sobreviver durante os últimos anos.

The Last of Us apresenta um enredo mais maduro, com personagens de diversas características e soluções distantes das convencionais. Tomb Raider traz uma proposta mais fechada, sem grandes surpresas, mas que funciona perfeitamente para apresentar a remodelada Lara Croft e a nova jogabilidade da franquia.

Gráficos

A perspectiva sobre os gráficos deve ser considerada de diversas formas, por isso, o resultado mais razoável desta disputa terminaria empatado. Comparar a versão para consoles do título, onde The Last of Us possui uma vantagem considerável, seria negar o incrível trabalho da Crystal Dynamics explorado na versão para PC de Tomb Raider.

Os dois títulos trazem elementos que impressionam, destacando a confecção dos personagens em The Last of Us e a riqueza de detalhes de Tomb Raider. Na aventura exclusiva do PlayStation 3, podemos observar um acabamento mais avançado, com destaque para os efeitos de chuva e o clima aterrorizante dos cenários dominados pelos esporos.

Florestas, tumbas e favelas exploram potencial gráfico de TR. (Foto: Divulgação)Florestas, tumbas e favelas exploram potencial gráfico de TR. (Foto: Divulgação)

Em Tomb Raider podemos apontar como destaque a evolução visual de Lara Croft, que chegan a ilha como uma típica jovem americana e no final da campanha se transforma em uma verdadeira sobrevivente, com traços faciais mais marcantes e roupas desgastadas pelo clima hostil do local.

A composição dos cenários de The Last of Us é algo inédito, trazendo para os videogames um clima de devastação que só havia sido visto com tamanha profundidade em filmes. As cidades dominadas pelo lodo, a vegetação que invade estruturas de concreto e aço, as estações dos metrôs inundadas e a serenidade de um grupo de girafas que caminha como se Salt Lake City fosse um grande zoo, oferecem ao jogador uma experiência marcante.

The Last of Us traz gráficos detalhados. (Foto: Reprodução)The Last of Us traz gráficos detalhados. (Foto: Reprodução)

A ilha onde Lara precisa sobreviver é viva. Animais de diversos tamanhos cruzam o cenário de forma natural. Embora a variedade de especies não seja tão grande como as encontradas em Far Cry 3, podemos observar ratos, coelhos, aves, veados e até os perigosos lobos. O ambiente traz ainda impressionantes quedas d’água, torres, uma complexa favela e  cenários dominados por seres místicos.

Inimigos

A variedade de inimigos é algo que não convence em nenhum dos jogos, embora The Last of Us consiga variar um pouco melhor durante todo o percurso os humanos e os infectados. Em qualidade dos adversários e variação das características, ambos oferecem uma experiência semelhante.

A fala mansa de David contrasta com as atitudes do personagem. (Foto: Reprodução)A fala mansa de David contrasta com as atitudes do personagem. (Foto: Reprodução)

Entre infectados pelo Cordyceps, soldados em geral, prisioneiros da ilha e guerreiros Oni, precisamos destacar os vilões das tramas para servir como ponto de desempate. Em Tomb Raider, o perigoso Mathias, conhecido de maneira mais profunda através dos documentos coletados durante a campanha, não chega a gerar nenhum sentimento no jogador, embora represente um perigo significante para as intensões de resgate de Lara.

Padre Mathias, como é chamado pelos habitantes da ilha, pode ser considerado o principal vilão do game, já que a Rainha do Sol e a Guarda do Trovão aparecem de maneira mais subjetiva, oferecendo perigos apenas em uma parte específica da campanha. Um vilão lunático, sedento por poder, miliciano e disposto a tudo para governar não é algo inédito. Coringa e Vaas Montenegro podem confirmar a tese.

A Rainha do Sol e Mathias são os principais vilões de TR. (Foto: Montagem)A Rainha do Sol e Mathias são os principais vilões de TR. (Foto: Montagem)

Em The Last of Us a linha que separa vilões e mocinhos é completamente turva. Todas as motivações são palpáveis, justificadas de maneira contundente durante a campanha. David precisou alimentar seu grupo, transformando todos em canibais em um momento crítico; quem não faria isso? Marlene tentou sacrificar Ellie em busca de uma vacina contra o cordyceps. Apesar de parecer completamente cruel a decisão é questionável.

A experiência oferecida pela Naughty Dog gera inúmeros questionamentos sobre desvios de caráter e a real motivação dos personagens, deixando que o jogador decida quem são os verdadeiros vilões da trama.

Jogabilidade

A jogabilidade dos títulos semelhantes, podendo até incomodar os usuários que pensarem um pouco mais sobre o assunto. A escuta aguçada de Joel é idêntica ao instinto de sobrevivência de Lara, o sistema de cobertura é parecido e, em apenas alguns casos, os títulos se distanciam um pouco mais.

Jogabilidade de Tomb Raider traz tiroteios intensos. (Foto: Divulgação)Jogabilidade de Tomb Raider traz tiroteios intensos. (Foto: Divulgação)

A diferença das propostas é visível, podendo agradar jogadores de acordo com o gosto pessoal. Usuários que preferem uma abordagem com mais ação fatalmente irão optar pela jogabilidade oferecida por Tomb Raider. O ritmo frenético dos duelos contra os inimigos e a possibilidade de se encontrar um número maior de munição fazem de Lara Croft uma personagem agressiva, avançando na maioria dos casos em busca de batalhas diretas.

Embora também troque bastante tiros, Joel está em um universo com recursos mais escassos, tornando a jogabilidade 75% furtiva. Aqui não existe a possibilidade de se optar por uma abordagem inspirada nos filmes de Sylvester Stallone, exigindo que o jogador pense bastante antes de agir e seja o mais silencioso possível.

A pitada simples de RPG que parece virar rotina nos jogos lançados recentemente pode ser encontrada nos dois títulos. O sistema de evolução de habilidades influência diretamente no comportamento dos protagonistas, preparando os frágeis personagens para enfrentar inimigos mais poderosos de acordo com o andamento da campanha.

Se esconder antes de atacar é sempre a melhor solução em TLoU. (Foto: Divulgação)Se esconder antes de atacar é sempre a melhor solução em TLoU. (Foto: Divulgação)

Os dois jogos trazem sistemas simples de quick time events, embora o recurso seja explorado de maneira mais abrangente em Tomb Raider. A mecânica oferece ritmo às cenas de ação, como na ocasião onde Lara será supostamente violentada ou quando Joel é empurrado na direção de um grande pedaço de vidro. Em ambos os casos o recurso é aplicado de maneira correta, ampliando a experiência sem parecer repetitivo.

Multiplayer – The Last of Us vence

As ferramentas produzidas pela campanha nem sempre funcionam no modo multiplayer, porém, em The Last of Us a receita parece ter ficado no ponto. Embora Tomb Raider também tenha transportado fatores decisivos do seu single player para os combates online, ao jogar conectado, fica a sensação de que o modo poderia ter sido lapidado um pouco mais.

Multiplayer explora funcionalidades da campanha. (Foto: Reprodução)Multiplayer explora funcionalidades da campanha. (Foto: Reprodução)

The Last of Us traz um multiplayer complexo, unindo diferentes estilos de jogo, uma integração interessante com o Facebook, e uma jogabilidade balanceada para favorecer os usuários que decidem atuar em grupo; como fatalmente aconteceria no mundo real. Com uma movimentação mais cadenciada e objetivos que vão além do matar, salvar e morrer, os jogadores podem embarcar em uma interessante proposta de gerenciamento de um grupo de sobreviventes, além de liquidar alguns amigos.

O multiplayer de Tomb Raider é mais frenético, com adversários e parceiros se movimentando rapidamente com armas de grosso calibre e mais munição. A variedade dos modos de jogo também é satisfatória, com quatro opções alternadas entre Resgate, Mata-mata em equipe, Grito por ajuda e Cada um por si. Apesar das propostas interessantes o gameplay compromete o resultado geral.

Tirolesa é bem explorada no multiplayer. (Foto: Divulgação)Tirolesa é bem explorada no multiplayer. (Foto: Divulgação)

Não é impossível se divertir com o multiplayer de Tomb Raider, mas é preciso fechar os olhos para alguns fatores, como variação da velocidade dos jogadores, som que compromete a identificação da localização dos tiros ,e um sistema de evolução questionável. Como destaque podemos apontar a transição entre os níveis dos cenários.

Conclusão

O tempo de produção pode ter influenciado em um resultado satisfatório para The Last of Us, que teve data de lançamento adiada diversas vezes pela Sony. A utilização da consagrada engine de Uncharted também pode ser um dos responsáveis pelo sucesso do game.

Embora The Last of Us pareça um pouco mais completo e bem acabado, Tomb Raider é obrigatório para os fãs de jogos de aventura. O título traz uma protagonista marcante, uma excelente jogabilidade e um enredo que não compromete a experiência.

Divirta-se com estes dois títulos que exploram o melhor que os consoles atuais podem oferecer.

Qual game você prefere? Tomb Raider ou The Last of Us?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Soliguetti
    2015-02-26T12:03:54

    Parei de ler em "Lara Croft chega à ilha como uma típica jovem americana"

  • Alissom Maciel
    2014-09-12T10:21:40  

    Não joguei The Last of US (tenho XBox 360 e PC gamer apenas) mas é o tipo de jogo que você olha as imagens e quer jogar de qualquer jeito não só ele mas Beyond: Two Souls aparentemente é excelente, o cara que falar comigo que os exclusivos de PS3 são melhores que do XBOX 360 tem que apanhar, comprei XBOX por causa do (custo + benefício + RGH) desbloqueio, fiquei com medo do desbloqueio do PS3 mas vou comprar um travado para jogar os exclusivos citados além do novo One Piece, agora comparar estes dois jogos acho que sai um pouco da realidade pois são dois jogos com visões bem diferentes

    recentes

    populares

    • Alissom Maciel
      2014-09-12T10:21:40  

      joga que vc não irá se arrepender, recomendo jogar uncharted 2 e 3 são jogos fantásticos!

  • Bruno Arruda
    2013-07-31T11:09:25  

    esse jogo não podia ter fim mesmo! To tentando esquecer pra fechar ele de novo, é meio que impossível; é sem duvida o melhor até agora...

    recentes

    populares

    • Bruno Arruda
      2013-07-31T11:09:25  

      O Melhor? Que piada!

  • Thiago Sanches
    2014-01-29T11:21:11

    Tenho o the last of us, é um ótimo jogo realmente superou minhas expectativas, excelente jogabilidade, gráfico perfeito, variedade de recursos para serem usados na montagem de armas e bombas muito legal, oque mais me cativou foi o simples fato de escolher a arma certa para enfrentar os inimigos, momentos onde não pede haver barulho ou no momento do tiro perfeito, sem contar com os inimigos que são difíceis de enfrentar. A estrategia é indispensável ... nota 10..

  • Patrick Marques
    2013-07-28T14:05:29  

    melhor historia vai ser CASTLEVANIA LORDS OF SHADOW 2 esse game promete demais depois que Gabriel se torno o Drácula!

    recentes

    populares

    • Patrick Marques
      2013-07-28T14:05:29  

      Eduardo Santos eu acho que vc nunca jogou castlevania pra vir aqui fala isso mas tudo bem eu entendo, agora volta pro parquinho vai! castlevania lords of shadow 1 teve o melhor final da historia de games, agora que gabriel é o dracula e o alucard de volta velho melhor game do ano!

    recentes

    populares

    • Patrick Marques
      2013-07-28T14:05:29  

      Cara, joguei o 1 e foi fodastico. To aguardando desesperadamente o 2. São 3 jogos com boas histórias e ótima jogabilidade.

  • Vitor Batista
    2014-01-14T22:37:59

    Sério mesmo? Tomb Raider é um ótimo jogo de ação, mas The Last of Us é um dos melhores (se não o melhor) jogos de todos os tempos. Não tem o menor sentido essa comparação.

  • Julliano Vieira
    2013-07-28T11:17:34

    Fãboy fazendo fãboyzice.

  • Antônio Junior
    2013-07-28T12:07:33

    Joguei os dois jogos, mas realmente The last of us traz uma experiencia mais completa. A complexidade dos personagens e sua ambiguidade incrementa muito a história. O jogo te surpreende a cada momento, sem sombra de dúvidas é o jogo mais fodelástico desse primeiro semestre. Em Tomb Raider é muito marcante quando em dado momento Lara usa duas pistolas, pois é um marco para a personagem.

  • João Barbosa
    2013-07-28T11:55:19

    Tomb Raider é espetacular... ainda mais com a Lara novinha!! the last of us ainda não joguei mas parece muito bom também

  • Gilson
    2013-08-06T01:13:35

    Tomb Raider e o melhor da serie agora comparar com The last of us aff esse site e uma mancada atrás da outra , os caras não sabe nada de game pra fazer umas comparação absurdas dessas !!

  • Gabriel Soliguetti
    2013-08-04T17:26:17

    Aff, parei de ler no "jovem americana". Techtudo defendendo The Last of Us da forma mais superficial possível. Sem querer parecer chato, já sendo, Lara Croft é uma mulher britânica, assim como todos que estão ali viajando com ela.

  • Luan Delecrode
    2013-08-03T14:46:18

    The Last of Us Won!

  • Marcos Balbino
    2013-07-30T08:28:05

    achei o multiplayer do the last of us meio fraco , podia ter mais modos como suvivor contra estaladores entre outros ...

  • Romulo Pina
    2013-07-29T10:21:20

    Joguei os 2 e apesar de ser fã da Lara Croft, the last of us é o melhor de 2013 !

  • Matthaus Henrique
    2013-07-29T09:03:07

    Não tive a oportunidade de jogar THE LAST OF US, não tenho ps3, zerei o Tomb Raider um jogo totalmente emocionante que prende você, acho que essa comparação nem deveria ser feito, é claro que o The Last Of Us é o melhor, sem falar que talvez vai ser o jogo do ano né, mais TOMB RAIDER não fica pra trás, jogo perfeito, gráficos bons, jogabilidade ótima, tudo no TR é perfeito !

  • Mateus Oliveira
    2013-07-29T08:14:40

    Deveriam ter colocado um aviso de spoilers no inicio, principalmente por causa dos comentarios sobre a história do the last of us. Isso ai pode estragar a experiencia de muita gente que não jogou.

  • Marlon Vieira
    2013-07-28T16:14:24

    sem comparação virei os 2 e o The Last of Us ganha de goleada

  • Sidnei Candido
    2013-07-28T13:35:00

    salvei os dois!! tomb raider um otimo grafico mto bom!! mais em em termos de grafico historia THE LAST OF US! foi fantastico! mais tomb raider foi mto bom!

  • Alexandro Lima
    2013-07-28T13:14:45

    Eu gosto dos 2 ponto filna.

  • Lara Croft
    2013-07-28T13:00:09

    Eu sou suspeita para falar hehehe, mais amooo jogar Tomb Raider...pra mim é um dos melhores ;)

  • Decibel
    2013-07-28T12:32:10

    last of us esse ator de novela mexicana muito brega

  • Leonardo Pereira
    2013-07-28T12:17:40

    Essa comparação não tem nenhum propósito. Last of Us está em outra categoria, é um dos melhores, senão o melhor do ano. Épico.

  • Lucas Barbosa
    2013-07-28T17:54:37  

    tomb raider é incrivel, mais acho o q diferencia o the last of us, é o seu forte apelo emocional

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa
      2013-07-28T17:54:37  

      Concordo!

  • Rod Moura
    2013-07-28T13:36:30  

    Nunca tinha sentido nada igual como senti em The Last of Us, muitos jogos me marcaram como Bioshock, Zelda OoT e Shadow of Colossus, mas TLOU realmente foi o que mais me impactou, na minha opinião a melhor narrativa já feita em games, uma obra-prima dos games com certeza.

    recentes

    populares

    • Rod Moura
      2013-07-28T13:36:30  

      Esse pessoal da Naught Dog tem treta com o demo, só pode...rsrsrsr ou então muito talento mesmo!

  • Jonathan Marques
    2013-07-29T12:55:01  

    A Matéria fico muito boa, apesar de erro ortográfico (mas acontece). Agora dizer que Lara chegou na ilha como uma Jovem AMERICANA é sacanagem. Todo mundo sabe que ela é Inglesa.

    recentes

    populares

    • Jonathan Marques
      2013-07-29T12:55:01  

      Ia dizer a mesma coisa Jonathan. Gostei muito dos dois jogos e a matéria explorou bem as qualidades dos dois jogos. Mas parece até que quem a escreveu jogou no mute e não escutou o típico sotaque britânico nas conversas da Lara.