Sistemas Operacionais

28/07/2013 10h29 - Atualizado em 28/07/2013 10h29

Windows Phone lidera disputa contra BlackBerry na ‘corrida pelo terceiro sistema’

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A nova estratégia de mercado da Microsoft no ramo de smartphones parece estar dando certo – e em pouco tempo. O Windows Phone 8 e os aparelhos da linha Lumia, da Nokia, ajudaram a plataforma a se popularizar. Tanto que, atualmente, de acordo com dados divulgados pelo site Business Insider, o sistema já ocupou o terceiro posto entre os sistemas com o maior número de usuários no planeta, entre os dispositivos móveis.

Linha Lumia ajudou a popularizar o novo Windows Phone (Foto: Reprodução/TechTudo)Linha Lumia ajudou a popularizar o novo Windows Phone (Foto: TechTudo)

A BlackBerry, que por muito tempo foi uma das mais populares neste quesito, continua em declínio. Mesmo após o lançamento do seu novo sistema operacional, o BlackBerry 10, em janeiro deste ano, as vendas não aumentaram muito. A companhia comercializou apenas 2,7 milhões de aparelhos no primeiro trimestre de 2013 - um número bem menor do que as ativações de novos Lumia.

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Acompanhe a discussão

Segundo a Nokia, a sua linha de smartphones coloridos, que tem modelos de entrada, intermediários e tops, teve 7,4 milhões de unidades vendidas no mesmo período, de janeiro a março de 2013. Ou seja: quase o triplo do que a sua rival conseguiu vender. Na disputa pelo terceiro lugar do mercado de smartphones, o Windows Phone 8 já conseguiu um lugar sólido na disputa com o apoio de apenas uma fabricane.

Além da Nokia, a plataforma móvel da Microsoft também está em outras duas grandes empresas no mercado: Samsung e HTC. Ambas também produzem aparelhos com Android. Os smartphones HTC, além disso, fazem muito sucesso no mercado internacional, apesar de não seram mais vendidos no Brasil.

Via Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Walter Almeida
    2013-07-28T11:27:47

    Então não, já esta em terceiro !

  • Cristiano Moreira
    2013-08-05T22:49:37

    Comprei meu Lumia 920 e não quero mais voltar para o androide! E como não gosto da Apple, nem preciso citar o Iphone, mas o Windows Phone e excelente, não trava e possui uma interface muito bonita e bem cativante! Além da Nokia ter a melhor bateria do mercado! Eu, como profissional da área de tecnologia, fiz vários teste e aprovo!

  • Luiz Cunha
    2013-07-29T00:40:35

    Realmente o Windows está quase no mesmo nível do iOS pecando apenas pela falta de programas (por pouco tempo). Acabei de vender o meu lumia 800 para comprar o iphone 5, e mesmo assim continuo gostando muito do lumia. Leio aqui todo mundo falando do Android que já tive em quase todas as versões desde a primeira 1.5 e sinceramente não vou dizer nunca, mas dificilmente volto. O último android que usei foi do meu Nexus 7. Quem idolatra o Android nunca quis pagar o que a apple pede pelo iOS e não teve coragem para experimentar o Windows. Digam adeus aos travamentos e saiam do android.

  • Daniel
    2013-07-28T23:55:13

    Blackberry só tem nome agora...

  • Tualick Rodrigues
    2013-07-29T17:26:31

    wp8 e melhor sistema movel..da atualidade..diferençiado e fluido nem se compara com android sem sombras de duvida..

  • Oton Oliveira
    2013-07-29T11:13:13

    Uso ubuntu no meu note, e não vejo a hora de usá-lo num smartphone.

  • Isaias Freitas
    2013-07-29T08:33:37

    Windows avante.... muito bom lumia 620... na app do windows tem bastante aplicativos... ja instalei mmuitoos...

  • Renan Castro
    2013-07-28T23:14:18

    Se tratando de sistema operacional pra celular, claro - iOS > Android > WindowsPhone > Resto

  • Fabio Bortolini
    2013-07-28T19:38:26

    Eu tinha um Samsung Galaxy Ace e troquei por um Lumia 620 e digo que nunca mais mudo de SO

  • Lucão
    2013-07-28T17:17:29

    Microsoft disputando terceiro lugar com a Blackberry, que faaaaaaaaaaaaaaaaaase

  • Rafael Cruzeiro
    2013-07-28T15:37:17

    Não me surpreenderei quando ver o WP tomando a dianteira..posso ser taxado de louco agora, mas a Microsoft vem com um marketing pesado aí pela frente e, depois de passado esse primeiro contato do usuário com o OS -que é aquela fase de desconfiança e olhares atravessados, não tenho dúvidas de que este OS terá todo o potencial pra conquistar as primeiras posições.

  • Paulo Henrique
    2013-07-28T15:19:54

    Os dois são uma porcaria. Abracem e morram afogados.

  • Gabber Brasilien
    2013-07-28T14:42:11

    Texto faltando informações relevantes. Se contarmos os BB OS 5, 6, 7 e 10, com certeza a quantidade existente hoje no mercado é muito maior de BBs que WP. Fazer uma comparação relativa de vendas referente ao 1T13 não significa a totalidade. Se vendeu-se mais WP que OS10, ok, a informação seria apenas essa. O certo seria dizer que a seguindo o padrão de vendas no período verificado, o WP dentro de um tempo X deveria ultrapassar os BBs e se solidificar como o 3o maior OS. Porém, hoje, com certeza, ainda existem mais BBs no mercado que WP. Desculpe mas o texto está bem ruim...

  • Gabriel Garcia
    2013-07-28T14:30:32

    O Windows Phone tá em terceiro somente em vendas, e isso porque o povo é modinha. Se for ver interface, estabilidade e fluidez, velocidade, jogabilidade, segurança, disponibilidade de configuração total por parte do cliente, é muito melhor que o android e ios. Eu tive ambos, e desde que resolvi experimentar o wp, não me arrependi, na verdade foi a melhor coisa que já fiz. Só ficava atrás em questão de aplicativos, mas agora já não é mais assim, há aplicativos e jogos lá MUITO interessantes. 3 meses de wp, NUNCA TRAVOU.

  • Leonardo Oliveira
    2013-07-28T14:02:39

    O Windows Phone já é o terceiro sistema e crescendo em ritmo muito acelerado, já tem muito mais aplicativos que a BlackBerry World a tempos. A parceria da Microsoft com a Nokia da ainda mais força ao sistema.

  • Artur Santos
    2013-07-28T12:48:36

    O texto não passa por um corretor ortográfico antes de ser publicado? Deveria...

  • Lin Hong
    2013-07-28T12:14:39

    Comparação injusta. Um único produto, talvez 2 contra um portfólio inteiro?

  • Walter Almeida
    2013-07-28T11:32:01

    Disputa ?

  • Bily Godoi
    2013-07-28T13:41:33  

    SE A NOKIA ADERISSE AO ANDROID ERA LÍDER DE VENDAS , TODOS IRIAM CONTINUAR A COMPRAR NOKIA SEM RECEIO

    recentes

    populares

    • Bily Godoi
      2013-07-28T13:41:33  

      Já fui, abraço..sendo que quis vim aqui..

    recentes

    populares

    • Bily Godoi
      2013-07-28T13:41:33  

      isso mostra como o povo é burro, porque é só usar o windows phone por uma semana pra ti se apaixonar, é muito fluído, muito seguro, interface muito boa e possui aplicativos muito interessantes. enjoei do meu android, e resolvi trocar, foi a melhor coisa que eu já fiz..

  • Carlos Eduardo
    2013-07-29T10:15:25  

    Tanto o Blackberry quanto o Windows Phone sofrem com um sério problema. Os aplicativos essenciais como Viber, Whatsapp e Skype são muito mal feitos e cheio de bugs. Gosto muito do Windows phone mas enquanto não tiver esse aplicativos que para mim são essenciais eu não mudo de sistema operacional.

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2013-07-29T10:15:25  

      esses apps ja tem desde o windows phone 7 ....

  • Diego Vinhal
    2013-07-28T22:29:45  

    Entre os três principais sistema eu prefiro o Android, mas tenho que reconhecer que o Windows Phone é mais dinâmico. quanto os IPhone só tem nome.

    recentes

    populares

    • Diego Vinhal
      2013-07-28T22:29:45  

      Se você acha que lag de swipe é uma coisa dinâmica... Android é o pior sistema entre eles, apesar de eu odiar apple, tenho que reconhecer que tá muito superior ao Android ainda, Já o Windows Phone é com certeza o melhor sistema operacional hoje no mercado.

  • Carlos Rodrigues
    2013-07-28T19:27:06  

    Todos falam que android e ios possui milhoes de apps, enquanto wp8 tem quase nada... O que tem de porcaria na app store e na ggoggle play... praticamente empata com wp8

    recentes

    populares

    • Carlos Rodrigues
      2013-07-28T19:27:06  

      Verdade.

    recentes

    populares

    • Carlos Rodrigues
      2013-07-28T19:27:06  

      Diego Vinhal por isso comprei um lumia 920 e estou adorando tudo. E ainda tiro fotos incríveis.rumo ao lumia 1020. Ai jr duran vai morrer de inveja. Rsrs

  • Alan Lima
    2013-07-28T18:44:13  

    Até agora, a disputa tá assim... Apple 58%, Samsung 15%, Nokia 8%, RIM/BlackBerry 7%, HTC 6% e LG 3%.

    recentes

    populares

    • Alan Lima
      2013-07-28T18:44:13  

      acho que sua conta tá errada. cadê a sony ai?

    recentes

    populares

    • Alan Lima
      2013-07-28T18:44:13  

      talvez seja essa conta mesmo mas os windows phone 8 da nokia são show de bola muito maneiro tem minha preferencia quando for comprar outro!, e esses números simplesmente vão ficar mais pospara os win 8! esperem!

  • Antonio Souza
    2013-07-29T13:56:03  

    Engraçado... Isso é nos EUA certo? Pois, no mercado mundial está assim: Samsung Apple LG Lenovo ZTE Outros (aqui está a Nokia e a BackBerry). No quesito Smartphone, a Nokia está muito longe de alguma coisa.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2013-07-29T13:56:03  

      Acho que você não entendeu a matéria, caro amigo. Estamos falando sobre posição global relativo a sistemas, e não de fabricantes. E você, com essa sua mentalidade limitada não tem capacidade para julgar a Nokia. Bem provável que nunca deve ter colocado as mãos em um WP para falar essas asneiras. E ainda coloca uma lista sem a SONY. Patético você. Continue sonhando seu sonho prateado. O mercado está mudando.

  • Laerte Hayashida
    2013-07-29T08:14:05  

    ja to no segundo wp e não vou sair por um bom tempo (atual lumia 820), a vantagem do wp é que mesmo em smartphone de entrada (lumia 520), ele roda liso e sem travamento, agora pega um smartphone de entrada com android pra ver...

    recentes

    populares

    • Laerte Hayashida
      2013-07-29T08:14:05  

      Antonio Souza , meu xará fique com ele pelo menos uns três meses e verás que é igual a todo smarth que usa o robôzinho como SO. Tenho um W.Phone e minha namorada usa dois aparelhos com o Android, sendo um Galaxy SII Lite e um da LG(axo que L7), todos bugados o LG lembrome bugou primeiro mas o Galaxy também ja é bugado lerdo que só. E levando em consideração os apps que ela usa comparado aos que eu uso no meu Lumia. Nunca tive problemas com meu W.P, estou no primeiro aparelho e ja sei qual será o o próximo.

    recentes

    populares

    • Laerte Hayashida
      2013-07-29T08:14:05  

      Pode crê Laerte Hayashida, também não largo o meu WP