Internet

12/08/2013 08h15 - Atualizado em 13/08/2013 12h22

Android puro ou modificado? Entenda as vantagens de cada um

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Junto com a facilidade de instalação do Android vieram as modificações que fabricantes como Samsung, Sony, Motorola e LG começaram no sistema operacional para se diferenciar em relação aos concorrentes. Essas modificações geram debate entre os consumidores: há quem ame, há quem odeie. Para tirar algumas dúvidas dos usuários, o TechTudo preparou um artigo especial para sanar dúvidas e ver quais as vantagens e desvantagens do Android Puro e de suas versões modificadas.

Galaxy S4 Google Edition, com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Galaxy S4 Google Edition, com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Android Puro

O “Android Puro” é uma versão sem modificação, do jeito que foi concebida pelo Google. Sem necessidade de nenhuma alteração, a versão pura do Android pode realizar qualquer função pensada para os smartphones atuais. As vantagens em relação as versões modificadas vão desde uma menor necessidade de espaço de armazenamento, atualizações mais constantes e menos fome de memória RAM.

Telas do Android "Puro" 4.1 Jelly Bean (Foto: Gsmarena)Telas do Android "Puro" 4.1 Jelly Bean (Foto: Gsmarena)

Entretanto, para ter um Android Puro o usuário terá de comprar um dos aparelhos que venham com o sistema instalado de fábrica, como os da linha “Nexus” ou aparelhos como o Samsung Galaxy S4 e HTC One versão “Google”. Há ainda a opção de instalar ROMs customizadas, mas esse processo exige conhecimento técnico e não há garantias de que o aparelho funcionará normalmente.

Embora as modificações sejam criticadas por muitas pessoas, no entanto, elas trazem algumas melhorias, principalmente para usuários sem muito conhecimento de tecnologia. Conheça agora cada versão modificada e saiba quais as vantagens e desvantagens.

Prós e contras do smartphone com Android puro (Foto: Arte/TechTudo)

Samsung

A ROM customizada pela Samsung é uma das mais modificadas. A sul-coreana inclui diversas incrementações no sistema que vão desde mudanças na interface, aplicativos nativos até mesmo sua própria loja de aplicativos, que conta com programas e jogos que não estão na Play Store.

Galaxy S3 receberá diversas das novidades presentes no Galaxy S4 (Foto: Reprodução/SamMobile) (Foto: Galaxy S3 receberá diversas das novidades presentes no Galaxy S4 (Foto: Reprodução/SamMobile))Interface Touchwiz da Samsung (Foto: Reprodução)

Conhecida como Touchwiz, a interface criada pela Samsung tem suas vantagens. Painéis com widgets na Lockscreen, melhorias na câmera, novos efeitos de animação nos menus, um recurso especial que permite colocar dois aplicativos sendo executados ao mesmo tempo na tela do aparelho, recursos utilizando sensor de luminosidade são alguns dos extras.

Uma das principais desvantagens da ROM customizada da Samsung é o tamanho dela em relação ao Android “puro”. Um exemplo é o Samsung Galaxy S4, no qual quase 8 GB são ocupados exclusivamente pela ROM.

Prós e contras do smartphone com Android personalizado pela Samsung (Foto: Arte/TechTudo)

 Sony

A ROM customizada pela Sony também apresenta muitas diferenças em relação ao Android “puro”. Porém, ao longo dos anos, a Sony foi deixando a usabilidade da interface mais parecida com a versão original do Google.

A modificação da Sony altera bastante a interface do Android (Foto: Gsmarena)A modificação da Sony altera bastante a interface do Android (Foto: Gsmarena)

As principais mudanças realizadas pela Sony estão na Sony Mobile Bravia Engine, uma mudança interna no modo como as imagens são exibidas na tela do seu smartphone ou tablet. Essas mudanças promovem imagens com menos ruídos, mais nitidez e cores mais vivas.

Alguns aplicativos desenvolvidos pela própria Sony também substituem apps padrões do Android como Walkman, Album e Movies. Focados em multimídia, esses apps oferecem uma experiência bastante diferente. Outra exclusividade da Sony é o suporte a controles do Playstation 3 e a Playstation Mobile, uma seção especial que traz clássicos da era do Playstation One.

Prós e contras do Android personalizado pela Sony (Foto: Arte/TechTudo)

Motorola

Antigamente, a Motorola era alvo de críticas constantes do usuário pelo “controverso” MotoBlur, uma camada de software com várias conectividades a redes sociais e que exigia que o usuário se cadastrasse. Mas, devido a muitas críticas e baixa aceitação dos consumidores, o MotoBlur foi descontinuado. Nos smartphones com Android 4.x, como os recentes Razr’s, a Motorola decidiu alterar pouca coisa da interface original do Android, deixando o sistema semelhante à versão original do Jelly Bean.

A Motorola instala um Android quase "puro" em seus novos smartphones (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)A Motorola instala um Android quase "puro" em seus novos smartphones (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Basicamente, as únicas modificações são a inclusão de alguns apps pagos e de demonstração que já vem instalados no aparelho. Há um menu lateral que é acessado ao tocar acessar a lateral da home screen principal que dá acesso às “Configurações Rápidas”.

Prós e contras do Android personalizado pela Motorola (Foto: Arte/TechTudo)

LG

A LG é outra empresa que modifica bastante o Android que vai instalado em seu smartphone. A interface chamada Optimus UI conta com efeitos de transição únicos e uma barra de notificações diferenciada, que já traz algumas configurações, chamadas de “Toggles”. O diferencial em relação a outras modificações, é a possibilidade de deslizar sobre os toggles, adicionando ainda mais configurações.

Optimus UI, a interface gráfica da LG para o Android (Foto: Gsmarena)Optimus UI, a interface gráfica da LG para o Android (Foto: Reprodução)

A modificação da LG inclui grandes alterações no software da câmera e suporte a multijanelas. Há um recurso presente em alguns aparelhos que permite desenhar notas em qualquer lugar da tela e salvá-las posteriormente.

Prós e contras do Android personalizado pela LG (Foto: Arte/TechTudo)

Conclusão

A demora para liberar atualizações é a grande queixa dos usuários com relação as versões do Android modificadas pela fabricantes. Além disso, alguns aparelhos mais antigos que claramente poderiam receber atualizações são deixados de lado pelas fabricantes. Ainda sim, as versões modificadas do Android tem suas vantagens, sejam elas melhorar recursos da câmera ou mesmo prover uma loja exclusiva de apps.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Coelho
    2015-05-19T11:29:18

    Esqueceram de colocar uma coisa que todos têm em comum no contra: buga muito.

  • Allan Squiba
    2015-06-13T11:05:26

    Senhores, alguém sabe se o Android 4.4.4 PURO tem atendimento automático e rejeição automática de chamadas? Eu tinha QUASE certeza que os fabricantes de celulares modificavam o Android PURO de acordo com os "critérios" deles. Agora não me resta mais dúvidas.

  • G Marques
    2013-08-12T10:33:45  

    TouchWiz é a mais lixo de todas. Aliás, Samsung não tem qualidade nenhuma. Aparelho mal acabado com uma ROM pesada , cheia de coisa desnecessária. Depois que botei CyanogenMod no meu S3, tá voando!

    recentes

    populares

    • G Marques
      2013-08-12T10:33:45  

      Vendi essa tralha. Comprei um celular muito mais confiável. Samsung NUNCA MAIS! Sobre a qualidade, bem... Além de mim, sei de mais 3 pessoas que tem S3 e o celular está simplesmente descascando, aquela borda cromada ridícula, descasca.

    recentes

    populares

    • G Marques
      2013-08-12T10:33:45  

      G Marques Amigo, você foi enganado, não tem nada de cromado no S3, é tudo plástico. O da minha namorada tambéme está todo descascado, parece eu quando volto da praia. E já queimou a placa lógica com menos de dois anos de uso. Porcaria total.

  • Marcos Antônio
    2014-10-23T13:16:46

    Tenho um L90, pensei em instalar a Cyanogenmod 11 (android 4.4.4) mas descobri que ele perde várias funções como Knock code, Quick remote consome mais bateria e já é demais pra mim

  • Alessandro Quintanilha
    2013-08-12T10:47:10  

    Vamos ver se a Motorola nas mãos do Google passa a liberar mais rapidamente as atualizações. Resolvendo mais esse problema, depois que resolveu em relação à autonomia pífia de bateria e do MotoBlur horroroso, vai ficar excelente.

    recentes

    populares

    • Alessandro Quintanilha
      2013-08-12T10:47:10  

      Alessandro Quintanilha ela vendeu e em seguida comprou ações da lenovo... kkkkk essa google é esperta demais...

    recentes

    populares

    • Alessandro Quintanilha
      2013-08-12T10:47:10  

      Tiago Barbosa hahaha sério? Essa Google não dá ponto sem nó. rs

  • Anderson Silva
    2013-10-21T15:27:42  

    Tenho um Razr D3 e estou super satisfeito com ele. O Android "quase puro" dele também é legal.

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2013-10-21T15:27:42  

      O problema é algumas travadas que acontecem na passagem de telas algumas vezes e a impossibilidade de diminuir os ícones. Eu tenho um razr d3 e essas são minhas queixas.

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2013-10-21T15:27:42  

      Obs.: Se eu coloco nova laucher no celular, roda voando! Sinal que o Jelly bean é travado mesmo.

  • Régis Nascimento
    2013-08-13T22:02:44

    Tenho um Galaxy S2 que hoje conta com o Jelly Bean oficial (originalmente vinha a Gingerbread) e o celular ficou bem lento, usei porque gostava das funções exclusivas, mas logo depois usei a 2.3 e notei uma enorme diferença de rapidez... Isso acontece porque cada atualização "vai ficando menos caprichada". Mas hoje eu uso a ROM Cyanogen 10.1 (Android 4.2.2) que é basicamente o Android Puro, que é mais rápido até que a versão 2.3 original e é bem personalisável, o que eu acho que não acontece na versão realmente pura (nos Nexus), mas eu coloquei, uso e aprovo muito a rom alternativa Cyanogen!

  • Carlos Bauer
    2013-08-12T12:04:50

    Engraçado.. Sou usuário de IOs já tem mais de um ano e, no que concerne celulares, não me vejo mais usando cels sem IOs. Porém, em tablets, embora eu ache o Ipad mais leve e rápido que tablets Androids, acho que, no final, o apelo do Android é maior pela maior biblioteca de itens. Hoje, tenho um Iphone e um Xoom 2, da Motorola. Estou extremamente satisfeito com a minha situação atual, embora eu estivesse achando o Android ruim após experiências passadas, acho que está perfeito agora.

  • Humberto Ribeiro
    2013-08-12T14:07:16  

    Particularmente adoro as modificações da Samsung. Ela penou bastante mas da metade de 2012 pra cá ela acertou a mão. Algumas de suas modificações promovidas no Android agregam alto valor na experiência de uso. Cito algumas: reconhecimento de escrita com tecnologia da Vision Objects, sistema multi tela, Easy Clip, AllShare (fantástico para quem tem smart tv da Samsung) e as correções no javascript.

    recentes

    populares

    • Humberto Ribeiro
      2013-08-12T14:07:16  

      Allshare não funciona em todos os modelos galaxy. Tenho um ace duos e o software não funcionou em minha sansung smart tv

  • Hamilton Bento
    2013-08-12T11:36:37  

    Só usei o android da Samsung, num Sii lite, que achei ruim, muito ruim, decepcionou completamente minhas expectativas e frustrou-me em relação ao android. Sistema muito mal acabado, mta coisa nao funciona direito, lento, dá pau ou trava. Eu não posso instalar muitos apps senão fica uma porcaria, tenho que me contentar com quase o básico que já vem de fabrica. E no andar das coisas, daqui a pouco vai estar bem mais barato comprar um carro do que smartphone, mesmo sendo ruim.

    recentes

    populares

    • Hamilton Bento
      2013-08-12T11:36:37  

      A culpa dessas travadas, de ser lento é do Android da Samsumg... Faça igual o Ezequiel, ou a mim, e use o nexus 4. Tudo, TUDO, é instantâneo.

    recentes

    populares

    • Hamilton Bento
      2013-08-12T11:36:37  

      Felippe Pataro " Ou no meu caso um nexus 4 que roda lisinho"

  • José Gonçalves
    2013-08-12T09:16:33  

    Gostei da matéria... As pessoas reclamam demais do Motoblur, ele também tinha suas vantagens, no entanto ela perdeu um pouco de espaço por isso, e por simplesmente ABANDONAR seus Smartphones. Eu não sou do tipo que troca sempre o celular, é por isso mesmo que não pretendo mais comprar Motorola nenhum, vai lá se saber o que vão fazer com a linha Rarz...Samsung peca um pouco na qualidade do material, não gosto do visual dos modelos da LG. Assim fico com a Sony, que apesar de um pouco mais cara, acredito que compensará. A Nokia prefere o WP e não pretendo sair do Android...

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-08-12T09:16:33  

      sou mais o PT 950 da Motorolla

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-08-12T09:16:33  

      Concordo com você, o ruim da Motorola é que ela não se importa muito com os seus usuários. E sobre o que você disse a respeito dos Razrs, bem, eu acho que eles acabaram, pois a nova linha de celulares da Motorola foi chamada de DROID e a outra será a nova Familia Moto X... Logo os Razrs sairam de cena...

  • Daniel Santanna
    2013-08-12T16:04:47  

    Tenho um razr i e só não estou 100% satisfeito porque ainda não consegui tirar da ela essa busca do google.

    recentes

    populares

    • Daniel Santanna
      2013-08-12T16:04:47  

      não tem como, desista! Isso tem no Android desde o 4.0.4, é de fabrica, eu acho muito mais legal com mas no seu caso, nao lhe agradou =/

    recentes

    populares

    • Daniel Santanna
      2013-08-12T16:04:47  

      Romulo Pina - Realmente não dá para remover como um widget comum

  • Hamilton Bento
    2013-08-12T11:39:51

    E isso é resultado de um processo ao meu ver, propagandas e mais propagandas em todo lugar, pra onde vamos na net só vemos falar disso, milhões de imagens e textos disseminados, até começar a fazer efeito e vc pensar que precisa disso, dpois que isso vale muito mais.

  • Gustavo Volpe
    2013-08-12T10:24:03

    A rom samsung, além de ser gigante e pesada, ocupa um absurdo de memória ram. Nem entro no mérito de ser de mau gosto, pois isso é pessoal. Mas uma rom que tem 2 lojas de apps, milhares de programas "indeletáveis" e de uso discutível... é uma rom bem completa, mas que mata o desempenho do android. Quando troquei ela por uma baseada no andsroid puro, meu S3 parece outro aparelho... tudo é imediato, rápido, leve e até mais prático... a única coisa que sinto falta nou touchwiz é o app da câmera, que é ótimo!

  • Fernanda
    2013-08-12T09:42:19

    De todas eu acho a da Samsung a mais feia e ultrapassada, logo nem preciso falar da LG que é basicamente uma copia da Samsung. A Sony eu acho bonitinha, mas ainda sim prefiro a da Motorola que se assemelha muito ao Android Puro.

  • Flávio Prado
    2013-08-12T10:13:35  

    A matéria é até interessante mas a imagem de capa no home do TechTudo é de um Nokia Lumia. Falta de atenção de quem fez a arte.

    recentes

    populares

    • Flávio Prado
      2013-08-12T10:13:35  

      Iwanda Oliveira Trocaram já

    recentes

    populares

    • Flávio Prado
      2013-08-12T10:13:35  

      ???????????

  • Everson Oliveira
    2013-08-12T10:05:38

    dos fabricantes mostrados acima, sem duvida o android sony é o mais bem desenvolvido.

  • Anderson Muniz
    2013-08-12T09:30:07

    Primeira vez que concordo com uma matéria do TechTudo. Faltou abordar o lado das AOSP's Custom. Cyano, ParanoidAndroid, Slim e outras.

  • Ivansf
    2013-09-20T10:14:57

    De um jeito ou de outro sou refém da fabricante do aparelho. Não posso simplesmente instalar o OS mais novo porque não funciona nele. Do que adianta sair uma versão nova a cada seis meses se não posso usá-la?

  • Maikon Albuquerque
    2013-08-14T18:31:17  

    Comprei um Razr HD e estou muito feliz, a bateria é uma maravilha e o android é um quase puro.

    recentes

    populares

    • Maikon Albuquerque
      2013-08-14T18:31:17  

      Tenho um Razr D3 e vale a pena mesmo.

  • Felipe Nascimento
    2013-08-13T09:18:20

    Tenho um SIII, não conheço os outros, então irei falar só do S3. Não tenho do que reclamar. O aparelho é rápido, confiável, a bateria dura bastante. Adoro o meu SIII

  • Radames Silva
    2013-08-12T15:54:07

    Pus o cyanogem no meu aparelho e ele acabou com a resolução da câmera de vídeo, agora só filma em 480p e não tem como configurar como era antes, 720p

  • Adriana Pasqualini
    2013-08-13T22:44:14

    Tenho ainda um Galaxy S, isso mesmo o primeiro, que já instalei até mesmo as últimas versões do Jelly Beans (Android 4.2), só que não oficialmente. A Sumsung tem ótimos aparelhos, aliás tem modelos tantos modelos e deixam qq um confuso e o pós venda é péssimo. Alegaram que o Galaxy S não tinha Hardware para as novas versões do Android. Bando de safados! As versões mais recentes que instalei rodaram mais rápido que a última versão oficial disponibilizada, o Android 2.3.3. Nessa época as versões chegaram até 2.3.6 e o S veio com a 2.1. É um aparelho antigo sim, mas de respeito, pai de todos! Ab

  • Victor Roll
    2013-08-12T12:26:43

    GOSTARIA QUE VC FALASSE UM POUCO DO CELULAR DA SEMP TOSHIBA, O CS35G.

  • Bernardo Amaral
    2013-08-13T08:58:20

    Qual desses aparelhos faz café? Estou precisando muito.