24/08/2013 09h31 - Atualizado em 24/08/2013 09h31

Aplicativo infectado é aprovado na App Store e pode até invadir iPhone

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Um grupo de pesquisadores conseguiu fazer com que um app infectado com malware fosse aprovado e publicado para download pela Apple na App Store. A medida expõe falhas de avaliação da fabricante de iPhones e iPads, que testa todos os programas enviados para a sua loja de aplicativos para iOS, considerada a mais segura dentre os dispositivos móveis.

iOS 7 pode bloquear o iPhone? (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: iOS 7 pode bloquear o iPhone? (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Loja de aplicativos da Apple publicou app mal-intencionado que pode afetar iPhones e iPads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para demonstrar essa falha, os estudiosos criaram um programa chamado Jekyll, que pode ser controlado e reconfigurado remotamente. Ou seja, o app foi enviado para os testes da Apple com uma configuração e, após a aprovação e publicação na loja, mudou suas funções.

Como me cadastrar na App Store sem cartão internacional? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!

O processo não foi detalhado, mas expõe uma falha nas avaliações da App Store e liga um alerta entre os usuários do iOS. O grupo parece ter encontrado uma forma simples de burlar as proibições da Apple, que seria justamente editar o código do aplicativo após ele ter sido aprovado pela empresa.

Isso significa que, uma vez instalado, o aplicativo pode realizar diversas ações mal-intencionadas, como roubar informações, publicar mensagens ou até atacar outros aplicativos. Logo após conseguirem a aprovação, os desenvolvedores garantem que removeram o programa da App Store e alertaram a Apple.

A gigante norte-americana, por sua vez, confirmou ter feito algumas mudanças para evitar que esta falha seja usada novamente no futuro. Sendo assim, os usuários do iOS podem ficar mais tranquilos. No entanto, é importante ficar sempre atento aos apps baixados.

Via Venture Beat

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eder Dias
    2015-06-01T10:47:57

    Ainda sim, qlqr device apple é mais seguro que um androind, só aceitem ai, sem choro.

  • Jhonatas Alves
    2013-08-26T09:24:12

    A samsung só lança protótipos para os consumidores testarem e reportarem os erros pra ela tentar corrigir esses erros nos seus próximos lançamentos, e ainda assim não consegue corrigi-los. Lamentável!

  • Luis Guimarães
    2013-08-25T17:18:56

    Acho que com esta matéria, espero que os fãs da Apple aprendam que não existem perfeição em termos de eletrônicos, gadgets, PC's, S.O's, etc. TODO sistema é passível de erros, vírus, travamentos.

  • Gabriel Goncalves
    2013-08-25T11:47:03

    samsung forever

  • Rafael Azulay
    2013-08-24T13:38:50

    Isso só prova, que tudo pode falhar, a diferença, é que depois disso, podem ter certeza, nunca mais ocorrerá, diferente dos outros!

  • Cesar Santos
    2013-08-24T13:34:30

    ué cade os fanboy apple q vivem dizendo q o ios é super seguro?

  • João Rocha
    2013-08-24T12:52:15

    Hahahahahahahhaha! Ué, não era 100% seguro e confiável, o celular imbatível!?? A Apple se afundou na sua auto-confiança de ser a melhor do mundo! Deixou de inovar, deixou de progredir, e a concorrência já passou anos luz na frente.

  • Marcio Martins
    2013-08-24T12:39:30

    Nao existe sistema 100% seguro. E quanto mais seguro ele for, mais desafiadora e interessante a invasão se tornara o que o tornara alvo potencial.

  • Arnaldo Silva
    2013-08-24T14:32:08

    heai galera queria deixar meu comentario. em uma pesquisa realizada por uma empresa foi costatado que a apple teve 1,7 milhos de reclamaçoes dos aparelos ficando em primeiro lugar em reclamaçoes e o galaxy que hoje eh o mais vendido ficou em utimo com 54 mil reclamaçoes..as outras nem vou falar

  • Kim Spomberg
    2013-08-24T12:37:47

    Android precisa de Antivirus, podre, retrogrado, windows, cobram a apple por inovacao, mas nao precisa, eles demoram pra lancar coisas novas justamente pq nao vao entregar qualquer coisa pro seu cliente q nem a samsung faz. prefiro que a apple copie e entregue com maior qualidade do q as coisas q vemos por ai

  • Rafah Encantado
    2013-08-24T12:19:18

    Eu heim ta louco , imagine vc um celular onde vc é preso a um sistema fechado , não se tem nem a liberdade de remover a bateria do seu aparelho , paga -se um preço absurdo de trouxa pois nos testes de comparação de resultado de desempenho comeu poeira e agora se mostra vulnerável e inseguro ? A apple me lembra o flamengo kk tão lixo quanto ... o povo vive o presente de lembranças do passado ... achando que 2013 é época de zico e Steve Jobs hauehae. Dignos de pena . ! Nada além

  • Rafael Cavalcante
    2013-08-24T12:08:26

    Jekyll? Acho que o techtudo esta enganado hein.. Ao começar com uma nota chamativa dessa esta claro que a intenção é manchar a Apple. UHSUHAUHS comprados pelos Samsumg é fogo /:

  • Bruno
    2013-08-24T10:26:03

    essa noticia tem SOMENTE 8 dias...

  • ROSÂNGELA SILVA
    2013-08-24T10:20:49  

    Lixo é esse techtudo !!!

    recentes

    populares

    • ROSÂNGELA SILVA
      2013-08-24T10:20:49  

      Ótima argumentação. A senhora está de parabéns pela eloquência digna de uma usuária Apple. .

  • Franklin Pereira
    2013-08-24T15:14:43  

    Alguém acreditava que o iOS era 100% seguro? Não existe SO a prova de invasões, todos têm brechas. Usuário desinformado é a pior delas.

    recentes

    populares

    • Franklin Pereira
      2013-08-24T15:14:43  

      Perfeito , seu comentário. E quanto mais popular , mais sujeito a invasões, por isso como você falou, usuário desinformado é disparado a pior delas.

  • Kim Spomberg
    2013-08-24T12:35:01  

    Chamada da matéria: pega trouxa. Falem mal, mas falem da apple. nao tem como comparar android e ios. Android tem em qualquer celular de papelao ate o S4. Iphone soh tem 1.

    recentes

    populares

    • Kim Spomberg
      2013-08-24T12:35:01  

      "Até" o S4? Explique melhor essa comparação

  • Valdir Thomaz
    2013-08-24T11:18:35  

    os smartphones hoje por tudo oque oferecem precisam de alguns cuidados, entre eles a instalação de um bom antivirus, eu uso no xpéria z o trustGo que apesar de não ser muito divulgado é um ótimo antivirus.

    recentes

    populares

    • Valdir Thomaz
      2013-08-24T11:18:35  

      Smartphone não precisa de antivírus, quem fica baixando coisa pirata é que precisa, e tudo isso para economizar menos de 10 reais, E loja de aplicativo não é loja de doces gratuitos, baixe somente aplicativos conhecidos e bem comentados, vc nunca terá problema de vírus ou malware, e isso vale para todos os OSs

  • Pedro Santos
    2013-08-24T10:29:29  

    Por isso que a Apple está na lama, não avalia corretamente seus aplicativos. Android e Windows Phone são os melhores celulares atualmente, e contam com os melhores aparelhos :)

    recentes

    populares

    • Pedro Santos
      2013-08-24T10:29:29  

      Maldita inclusão digital

    recentes

    populares

    • Pedro Santos
      2013-08-24T10:29:29  

      nao fala besteira pedro onde vc viu que apple esta na lama, android e windows melhores phone que mundo que vc vive?

  • Carlos Abuquerque
    2013-08-24T10:12:14  

    Por isso tenho um Galaxy S4, Iphone= Lixo, foi seu tempo!

    recentes

    populares

    • Carlos Abuquerque
      2013-08-24T10:12:14  

      Thiago Pinheiro, primeiro que 99,9% dos usuários de um smartphone nem sabem o que é um overclock, segundo que, como o próprio nome já diz OVERclock, você está forçando o aparelho, por isso acontece ainda mais travamentos do que o normal. Smartphone bom tem que ser igual notebook, o clock varia automaticamente de acordo com o uso. Qual o problema em carregar o celular todo dia? Quer economizar energia elétrico? :)

    recentes

    populares

    • Carlos Abuquerque
      2013-08-24T10:12:14  

      Vou dizer: IPHONE É SUPER SEGURO. Acabo de vender o lixo do S4 que tem apenas 16gb e voltei para o iPhone. É sem comparação, melhor que o S4. Não se enganem. E ainda por cima não transfere para o cartão tudo, apenas alguns aplicativos. Sai dessa Samsung. Me advertiram: não vai pra Android que vc vai se arrepender. Pois é...quem não ouve conselho, ouve: coitado.

  • Jose Correa
    2013-08-28T01:36:41  

    Já observaram como a qualidade gráfica do Android, em qualquer celular, é chula? Gente, por favor, acorda. O que vocês querem com Android? Eu comprei o S4 e tentei monitorar as câmeras de minha casa e empresa e só dava nó. Depois que voltei para o iPhone tive tranquilidade total, de primeira. Android é bom para quem não tem dinheiro pra compra o iPhone, aí eu entendo.

    recentes

    populares

    • Jose Correa
      2013-08-28T01:36:41  

      Vc. tem toda razão tenho um Iphone 5 e resolvi comprar um S4 e estou com os dois. porém não consigo usar o S4 para tarefas que o Iphone tira de letra. por exemplo o monitoramento das câmeras da minha casa e escritório. O S4 trava o tempo todo. Não dá para comparar a qualidade do Hardware. Porem a qualidade da imagem o S4 é superior.

    recentes

    populares

    • Jose Correa
      2013-08-28T01:36:41  

      da pena de voces entao, eu monitoro um nvr pelo s3 tranquilo, basta usar o app certo

  • Darc Silva
    2013-08-24T14:04:30  

    O Brasil é o UNICO país onde a inveja contra a Apple é imensa. Ela se confunde com a dor de cotovelo que o brasileiro tem com os EUA. Brasileiro, no geral, é hipócrita e invejoso. Criticam os EUA mas usam TUDO o que vem de lá: facebook, iphone, smartphones,tenis,e mil outras coisas. Eu tenho pena desse povinho que vem aqui falar mal de uma empresa SÉRIA e profissional como a Apple, que, antes de fabricar os MELHORES smartphones, e ter INVENTADO o conceito, faz e SEMPRE fará os mlhores computadores do mundo. Vivo nos EUA (que alívio!) e tenho más notícias: a Apple SEMPRE SERÁ a numero 1.

    recentes

    populares

    • Darc Silva
      2013-08-24T14:04:30  

      É verdade se você compra um aparelho Apple ou da Samsung aparece um monte de língua preta falando mal de um ou do outro.

    recentes

    populares

    • Darc Silva
      2013-08-24T14:04:30  

      Anonimo Nome kkkkkkk