Internet

20/08/2013 16h14 - Atualizado em 20/08/2013 16h41

Após Zuckerberg ser hackeado, alerta de bug ganha mais atenção do Facebook

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Facebook anunciou duas mudanças para melhorar a comunicação com usuários e desenvolvedores que fazem alertas de bugs para sua equipe de segurança. Entre elas estão melhorias nas mensagens de e-mails e atualizações na página do grupo na rede social. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pelo diretor de segurança do Facebook, Joe Sullivan.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Esta semana, um desenvolvedor que descobriu um erro na segurança do sistema tentou reportar isso ao Facebook, mas não foi ouvido e utilizou-se deste mesmo erro para publicar uma mensagem diretamente no mural de Mark Zuckeberg, fundador e CEO da rede social.

facebook (Foto: Divulgação)Facebook anuncia mudanças na comunicação com usuários e desenvolvedores (Foto: Divulgação)

Sullivan emitiu uma nota sobre a questão no Facebook, condenando a atitude do hacker. A publicação, feita na página Facebook Security, aborda um tema polêmico: o Facebook se compromete a pagar quantias em dinheiro para pessoas que reportem brechas em sua segurança. Supostamente, a rede social deveria ter recompensado o desenvolvedor que publicou na página de Mark Zuckerberg, em seu nome. O que não aconteceu. Segundo Joe Sullivan, o usuário teria violado uma norma ao usar o erro encontrado contra outro usuário.

Comunicado postado pelo executivo de segurança do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Comunicado postado pelo executivo de segurança do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

“Não vamos mudar nossa prática de recusar o pagamento de recompensas a quem testa vulnerabilidades contra usuários. Não é aceitável comprometer a segurança ou privacidade de outras pessoas. Nesse caso, o desenvolvedor poderia ter enviado um relatório detalhado e usado uma página de testes para confirmar o bug", escreveu na página de segurança.

Na ocasião, Khalil Shreateh escreveu uma mensagem no mural de Mark Zuckerberg, pedindo desculpas por invadir a privacidade do presidente do Facebook, mas alegando que só o fez por ter enviado diversos informes para a equipe da rede social e não ter recebido respostas. Mesmo com a polêmica, o recado parece ter sido dado. E o Facebook vai fazer mudanças:

“Vamos fazer duas mudanças por conta deste caso: (1) Vamos melhorar nossas mensagens de e-mail para garantir que possamos articular mais claramente o que precisamos para validar um bug e (2) vamos atualizar nossa página de segurança com mais informações sobre as melhores maneiras de enviar reportes de bugs”, escreveu Sullivan no comunicado.

Ou seja, as críticas do “hacker” de que a equipe do Facebook demora para prestar atenção no feedback enviado pelas pessoas que descobrem bugs foi levada em consideração e a partir de agora os alertas de bugs ganharão mais atenção da rede social.

Via Facebook

Quer saber por que não consegue acessar o Facebook com o Wi-Fi no celular? Veja no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dora Oliveira
    2013-08-21T00:33:32

    Tá com medo que vire moda, Mark?

  • André Callazzans
    2013-08-20T19:18:27

    A cara deu um bypass na galera de segurança reportando direto ao chefe e agora não querem recompensá-lo, sacanagem isso ai!