Celular

08/08/2013 16h08 - Atualizado em 08/08/2013 17h22

BlackBerry inaugura novo Tech Center no Rio de Janeiro

Gabriela Viana
por
Para o TechTudo

A Blackberry inaugurou mais um novo Tech Center brasileiro, desta vez na PUC-Gávea, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (8). O projeto faz parte do Blackberry Academic Program, um programa global de captação e suporte voltado para desenvolvedores e estudantes universitários de apps móveis.

John Baird inaugurou o novo Tech Center ao lado de David Paterson e outros integrantes da BlackBerry Brasil (Foto: Gabriela Viana)John Baird inaugurou o novo Tech Center ao lado de David Paterson e outros integrantes da BlackBerry Brasil (Foto: Gabriela Viana)

O Rio é o quarto estado a receber a iniciativa. As demais unidades brasileiras estão localizadas em São Paulo (USP), Recife (UFPE) e Maceió (UFAL).

Carreira impulsionada com grande nome

A Blackberry não é a única a se animar com a parceria com as universidades brasileiras. Um dos selecionados para participar do projeto, Lucas Lima, estudante de 21 anos, no quarto período de Engenharia da Computação, acredita que o projeto é uma chance de impulsionar sua carreira. “É uma oportunidade muito boa e muito difícil de acontecer aqui no Brasil. Além de um retorno financeiro, temos um retorno profissional muito grande”, disse.

“Nós podemos dar a nossa opinião, trazer as nossas ideias, e somos ouvidos. Isso é muito importante. É uma grande chance de nos desenvolvermos como profissionais”, disse Brenno Ferrari, de 25 anos, também participante do projeto e aluno de Ciência da Computação.

Da esquerda para direita: Thed Oliveira, Lucas Lima, Brenno Ferrari e Lorenzo Saraiva (Foto: Gabriela Viana)Da esquerda para direita: Thed Oliveira, Lucas Lima, Brenno Ferrari e Lorenzo Saraiva (Foto: Gabriela Viana)

Thed Oliveira, de 25 anos, é um dos designers da equipe. Ele pretende traçar uma ponte entre seu projeto final de curso e o desafio no Tech Center. “Criei um livro digital para tablet. Estou pensando em algo semelhante como aplicativo. Algo que realmente possa auxiliar o usuário”, afirmou.

Já Rodrigo Peixoto, um dos responsáveis pela iniciativa, afirma que o Tech Center vai além da criação de aplicativos. “Em cada estado estamos focando em coisas diferentes. Com isso, estamos melhorando o ‘ecossistema’ como um todo, com total foco no usuário”, disse.

Equipe da BlackBerry presente no evento (Foto: Gabriela Viana)Equipe da BlackBerry presente no evento (Foto: Gabriela Viana)

“Estamos estudando o mercado brasileiro para podermos nos posicionar de forma mais estabelecida. A ideia do tech center é poder criar soluções para problemas cotidianos das pessoas, tal como para corporações. Queremos apps com valores agregados. Além disso, queremos capacitar esses estudantes para que eles possam desenvolver seus próprios negócios”, afirmou um dos responsáveis pelo projeto na cidade, João Paulo Cavalcanti, do Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio.

A escolha do Brasil como primeiro país para o recebimento do programa tem razões bem específicas: o crescimento do país no setor de tecnologia da informação e a semelhança com a economia canadense.

O evento aconteceu na PUC-Rio, sede do novo Tech Center (Foto: Gabriela Viana) (Foto: O evento aconteceu na PUC-Rio, sede do novo Tech Center (Foto: Gabriela Viana))O evento aconteceu na PUC-Rio, sede do novo Tech Center (Foto: Gabriela Viana) (Foto: O evento aconteceu na PUC-Rio, sede do novo Tech Center (Foto: Gabriela Viana))

“O Brasil cresceu muito nos últimos anos neste setor, e nós, como empresa, observamos isso. Fora que o país tem uma política econômica muito semelhante ao nosso país. Nos desenvolvemos em setores semelhantes. Isso impulsionou essa escolha. E quando você se depara com estudantes brilhantes como os brasileiros, tudo fica melhor. Eles pensam coisas que eu jamais pensaria. São jovens que enxergam o smartphone como algo além de um aparelho. Usam isso para tudo. Por isso, sabem muito bem os problemas de quem os usa e como é possível inovar na hora de solucionar esses problemas”, o vice-presidente sênior de Política Pública da Blackberry, David Paterson.

Para o ministro de Relações Exteriores do Canadá, John Baird, a parceria entre a empresa canadense a universidade carioca tem bons frutos para render. Tudo porque a PUC-Rio é uma dos centros acadêmicos com um dos melhores programas de ciência da computação do país. “Essa parceria vai estimular a inovação, criar empregos e trazer crescimento e prosperidade para os dois países e em mercados internacionais. O Canadá e o Brasil estão juntos para criar soluções tecnológicas consideráveis”, afirmou.

O Tech Center carioca terá dez alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Software, Design, Ciência da Computação e Comunicação Social, além de um coordenador e um desenvolvedor da BlackBerry. O centro funcionará em horário comercial durante a semana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares