Internet

22/08/2013 06h08 - Atualizado em 16/01/2014 08h59

Claude Debussy é homenageado em Doodle do Google com música clássica

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Claude Debussy, compositor clássico e pianista francês, é o homenageado no Doodle animado do Google desta quinta-feira (22), com acordes de piano de sua obra mais popular, “Clair de Lune”. Nascido em 22 de agosto de 1862, o artista é considerado um dos grandes nomes da música clássica no século XX; a data marca o aniversário de 151 anos do seu nascimento. Na animação na página de buscas, um veículo se locomove por um belo cenário cheio de balões que representa a cidade de Paris sob o luar, tradicional e iluminada, em uma bela noite.

Doodle do Google sobre Claude-Achille Debussy (Foto:Reprodução/Google)Doodle do Google sobre Claude Debussy (Foto:Reprodução/Google)

Esta é uma das músicas mais famosas do compositor, cujo nome significa “Luz da Lua”. O cenário do Doodle é romântico, como em boa parte das composições de Claude Debussy . Para fazer buscas sobre a vida do músico, basta clicar no ícone em forma de lupa no canto superior direito. Ao clicar no balão com botão de play, toca uma versão original de "Clair de Lune".

A música "Clair de Lune", traduzida também como "O Luar", é familiar. Se você está lembrado da melodia dessa música, é isso mesmo: a canção faz parte da trilha sonora da novela "Amor à Vida", na TV Globo. Na cena em que a personagem Nicole, ainda vestida de noiva, morre no altar é esse o fundo musical. A melodia vai se repetir sempre que o fantasma de Nicole reaparecer na trama. Relembre a cena e confira toda a trilha da novela no musica.com.br!

Claude Debussy é um dos maiores compositores da história (Foto: Reprodução/Last FM)Claude Debussy é um dos maiores compositores da história (Foto: Reprodução/Last FM)

Admitido para o Conservatório de Música em 1873, Claude Debussy dedicou sua vida à arte e à música e, desde cedo, passou a ganhar um certo reconhecimento por seu progresso.

Em 1884, com 22 anos, recebeu o Grande Prêmio de Roma de composição, mostrando que desde cedo mostrava possuir muito talento para a música. Logo viajou para Moscou, onde interessou-se por Mussorgsky, que o influenciou muito, assim como o alemão Richard Wagner. Voltou à França em 1887 e viveu lá até falecer por causa de um câncer, em 25 de março de 1918, aos 55 anos. 

Seu sistema harmônico e estrutura diferenciada das melodias o tornam um dos maiores nomes do Impressionismo musical. Seu trabalho é tratado como influência para diversos artistas de renome na época e atuais como Ravel, Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos.

Debussy tem diversos sucessos instrumentais (Foto: Reprodução/LastFM)Claude Debussy tem muitos sucessos instrumentais
(Foto: Reprodução/LastFM)

Claude Debussy teve três amores: Gabrielle Dupont, com quem viveu cerca de 10 anos e de quem se separou para se casar, em 1899, com Marie-Rosalie Texier. Quatro anos depois, se divorciou para casar-se com Emma Bardac, com quem teve uma filha, Claude-Emma Debussy.

A obra de Claude Debussy

Em termos de música, seu trabalho reúne a música orquestral, de câmara, para piano, vocal, Ópera e também balé. O mais interessante de sua carreira é justamente a polivalência. Claude Debussy não é visto como um artista de um determinado tipo de música, mas sim um compositor plural, que variava entre gêneros com muita facilidade, e por isso era único. As suas principais composições foram Prélude à l’après-midi d’un faune (1894), a ópera Pelléas et Mélisande (1902) e La Mer (1905), além da própria Clair de Lune, que foi utilizada no Doodle do Google.

Algumas versóes de "Clair de Lune" podem ser apreciadas em vídeos no YouTube, como o da pianista Clássica Angela Hewitt, durante uma apresentação em Toronto, no Canadá.


A principal característica da composição de Claude Debussy era melódica. Com jogos harmônicos, ele parecia dissolver as melodias e libertava as músicas dos padrões da época.

Sem se importar com a harmonia clássica, apostava em acordes isolados, timbres, pausas e contrastes. Isso fez com que ele fosse incompreendido por muito tempo, mas também tornou sua obra um exemplo de genialidade e um legado para as gerações musicais futuras.

Os músicos franceses em geral começaram a se inspirar na arte impressionista pode volta da década de 1890, após influência simbolista, relacionado à literatura da época. Até então, os compositores buscavam descrever imagens e situações. Algumas das obras de Debussy receberam nomes que descrevem paisagens, como Reflet dans l'eau (Reflexos na água).

Os Doodles também já foram usados para homenagear outros grandes músicos como o compositor italiano de música erudita Gioachino Antonio Rossino, a pianista e compositora romântica alemã Clara Schumann, além do o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Outro Doodle animado que fez muito sucesso foi o do aniversário do inventor da guitarra elétrica de corpo maciço Les Paul, no o 96º aniversário de Lester William Polsfuss. Já em 2014, o doodle em homenagem a zoóloga Dian Fossey pelo seu 82º aniversário.
 

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo e relembre Doodles!

Via The Independent, IbinLive e The Guardian

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alisson Andrade
    2013-08-22T21:35:08

    hoje é meu aniversário tbm faço 22 anos foi uma sorte nasçer no mesmo dia que esse grande ser,sempre quis saber quem era o compositor dessa musica nunca estudei sobre ele vou obter mais informações valeuuu adorei a homenagem

  • Adalberto Pontes
    2013-08-22T21:34:41

    Gosto muito de musica aprecio demais. Tenho filhas são musicistas. Parabéns ao google pela iniciativa.

  • Dora Oliveira
    2013-08-22T19:18:05

    Linda homenagem.

  • Danielle D
    2013-08-22T15:54:34

    A música também fez parte da trilha sonora da saga Crepúsculo. Ela é tocada no primeiro filme, quando Bella vai conhecer a casa de Edward, mais especificamente o quarto dele. Linda demais!

  • Elton Freitas
    2013-08-22T13:23:52

    Linda a música,me dá vontade de aprender a tocar piano.

  • Andre Almeida
    2013-08-22T11:56:13

    bela homenagem

  • Angela Correia
    2013-08-22T09:44:03  

    Este tema é espetacular!!!! Já pensava nele, qdo o assunto era que tema utilizar para a entrada e troca de alianças no casamento... Quase se realizando!!!!

    recentes

    populares

    • Angela Correia
      2013-08-22T09:44:03  

      Lindo! Felicidades... Procure as canções melodiosas do compositor YIRUMA. Kiss the rain ou moonlight, entre outras fabulosas... Com certeza lhe agradarão.

  • Priscilla Silva
    2013-08-22T09:26:18  

    Essa música era o tema de Luna em Alma Gêmea (minha novela favorita). Por isso, sempre me recordo dela. *---*

    recentes

    populares

    • Priscilla Silva
      2013-08-22T09:26:18  

      Também foi tema de amor da Maria Fernanda Cândido, em "um Só Coração" , uma linda minissérie!!! Eu amo esta música!!!