Jogos de luta

10/08/2013 08h47 - Atualizado em 10/08/2013 08h47

Conheça os principais diferenciais da PlayStation Network e da Xbox Live

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

A Microsoft e a Sony disputam a atenção do jogador em diferentes esferas. Além de travar batalhas de qualidade entre franquias exclusivas, preços dos jogos e conteúdos por download, as redes online das empresas são decisivas. Saiba quais são os principais diferenciais da PlayStation Network (PSN) e da Xbox Live, além de obter detalhes sobre suas versões pagas:

PlayStation Network ou Xbox Live? (Foto: Montagem)PlayStation Network ou Xbox Live? (Foto: Montagem)

PlayStation Network (PSN)

Principais características - Jogar online gratuitamente
- Baixar jogos e demos
- Trocar mensagens com outros usuários
Licença Grátis

A PSN é a rede oficial da Sony, reunindo informações sobre todos os assuntos que fazem referência aos jogos. Gratuito, o serviço permite que os usuários joguem partidas online, comparem conquistas de troféus com os seus amigos e efetue compras na PlayStation Store. A loja virtual dos consoles da Sony traz uma série de produtos de mídia como games completos, demonstrações, trailers, temas e avatars para personalização.

A PSN permite que usuários joguem online gratuitamente. (Foto: Divulgação)A PSN permite que usuários joguem online gratuitamente. (Foto: Divulgação)

A rede gratuita funciona oficialmente no Brasil. Os interessados podem adquirir jogos com preços praticados em reais, porém, apenas com cartões de crédito internacional ou PSN Cards. Atualmente a rede conta com o incrível número de 29 milhões de pessoas cadastradas, adquirindo conteúdo, comparando troféus de platina e fazendo novos amigos.

Xbox Live

Principais características - Baixar jogos e demos
- Trocar mensagens com outros usuários
Licença Grátis

A Xbox Live é a rede da Microsoft, com suporte para ferramentas gratuitas e pagas. Na versão grátis, os usuários podem baixar demos, DLCs, jogos e avatares de personalização. Também é possível trocar mensagens de texto com outros jogadores da rede, através de um sistema extremamente simples.

Também com suporte oficial em território nacional, a Microsoft costuma comercializar games, mais antigos e recentes, com um preço abaixo do mercado na rede. O serviço só funciona plenamente em consoles atualizados e bloqueados, assim como sua versão paga.

Menus do Xbox 360 com a Live conectada. (Foto: Reprodução) (Foto: Menus do Xbox 360 com a Live conectada. (Foto: Reprodução))Menus do Xbox 360 com a Live conectada. (Foto: Reprodução)

Principais diferenças entre PSN e Xbox Live

A principal diferença entre as redes é sem dúvida a possibilidade de se jogar online gratuitamente na PSN, enquanto na Xbox Live a função só é permitida para os assinantes Gold. Embora inúmeros usuários justifiquem o preço cobrado pela Microsoft por conta de uma suposta estabilidade de conexão e velocidade, não existem pesquisas concretas para confirmar a teoria.

Os demais recursos oferecidos pelas duas empresas neste formato se equivalem, com poucas diferenças de suporte à personalização, troca de mensagens e navegação na internet.

PlayStation Plus (PSN Americana)

Principais características - Jogos gratuitos todos os meses
- Salvar dados na nuvem
- Testes de jogos completos com período de tempo
- Lançamentos com acesso prioritário
Licença Pago
Preço - Três meses US$17,99
- Um ano US$49,99

A PlayStation Plus é a rede dedicada aos consoles da Sony. O serviço é pago, porém, ele ainda não funciona oficialmente no Brasil. Quase 100% dedicado ao público gamer, o serviço oferece inúmeros jogos como principal beneficio. Atualmente a versão americana presenteia os novos assinantes com 12 games para PS3 e seis para PS Vita. Entre os destaques podemos citar: Hitman Absolution, XCOM Enemy Unknown, LittleBigPlanet Karting e Uncharted 3: Drake's Deception.

Saiba como assinar e usufruir da PS Plus

Ainda com benefícios ligados aos jogos, a PSN Plus oferece novos títulos todos os meses e até 75 % de desconto em compras na PS Store. O cadastro é válido no PlayStation 3, no PlayStation Vita e já conta o anunciado futuro suporte para o PlayStation 4.

Grandes jogos são oferecidos aos assinantes da PSN Plus. (Foto: Reprodução)Grandes jogos são oferecidos aos assinantes da PSN Plus. (Foto: Reprodução)

Além dos benefícios já citados existem outros relevantes. Os jogadores podem ativar o serviço de atualização automática, fazendo com que o console baixe de forma intuitiva conteúdos relacionados aos jogos, além de também sincronizar os troféus. Outro processo extremamente funcional permite que os jogadores salvem o progresso dos games na nuvem, com até 1GB disponível, para continuar campanhas em qualquer console onde a conta esteja cadastrada.

Além de baixar demonstrações disponíveis na PS Store, os jogadores poderão em alguns casos testar games completos por até 60 minutos. Caso o jogador decida adquirir o game, o Ful Game Trials ainda permite que os usuários continuem a campanha do local onde o teste acabou.

Já o Priority Beta Invites permite que os usuários acessem antes dos demais jogadores conteúdos exclusivos. Games como Killzone 3 e PlayStation All-Stars Battle Royale foram alguns dos títulos em que os assinantes puderam experimentar antes do lançamento.

Não existe previsão para o funcionamento da rede em território nacional, porém em breve a Sony deve trazer o serviço para o Brasil, já que o PS4 terá integração total com o serviço.

Xbox Live Gold

Principais características - Jogar online com amigos
- Aplicativos exclusivos
- Comercializado oficialmente no Brasil
- Promoções de jogos
- Alguns jogos de graça
Licença Pago
Preços - Um mês: R$15,00
- Três meses: R$39,00
- Um ano: R$89,00

A Xbox Live Gold é o serviço pago da rede do Xbox 360, possuindo uma versão comercializada oficialmente no Brasil. Por se tratar de um serviço da Microsoft, a versão oferece suporte consistente para inúmeras funções que utilizamos diariamente nos computadores, embora sua principal funcionalidade seja permitir partidas online entre os jogadores.

Saiba como baixar os seus jogos de graça na Xbox Live

Além de disputar partidas com os amigos, a Xbox Live Gold permite a utilização de vídeo chat através do Kinect com ótimas opções de personalização, acesso direto ao Facebook, conexão com o Twitter e a criação de grupos particulares.

Games with Gold oferece dois jogos por mês até dezembro. (Foto: Reprodução) (Foto: Games with Gold oferece dois jogos por mês até dezembro. (Foto: Reprodução))Games with Gold oferece dois jogos por mês até dezembro. (Foto: Reprodução)

A versão paga da Rede também traz para os jogadores um acesso prioritário ao conteúdo de inúmeros jogos, incluindo demonstrações e trailers exclusivos. Os assinantes também recebem excelentes descontos nas promoções da semana, onde games são liquidados com preços bem abaixo do praticado no mercado.

O serviço traz inúmeros aplicativos como o YouTube, Xbox Music, Machinima, Internet Explorer, Sky Drive, Vevo e Karaokê. Os assinantes da Netflix podem acessar o serviço diretamente no console, com a promessa de filmes em HD, variando de acordo com a velocidade de conexão do usuário.

Em uma promoção que estará disponível até o final do ano, a rede disponibiliza dois jogos gratuitos por mês aos usuários. Os interessados podem baixar os games de 15 em 15 dias, porém, os títulos que já saíram da prateleira não poderão mais ser adquiridos se o período de download estiver esgotado.

Principais diferenças:

PSN Plus x Xbox Live Gold

A PSN Plus oferece basicamente um conteúdo voltado para o público gamer, enquanto a Xbox Live Gold traz benefícios para diversos tipos de usuário. Atualmente, ambas as redes estão estáveis e extremamente funcionais, embora a Sony tenha demonstrado anteriormente inúmeros problemas de segurança em sua plataforma.

Qual serviço online atende melhor suas necessidades? Comente no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Saimon Pantoja
    2014-12-21T16:23:25

    Vemos claramente que o Xbox Live Golg é melhor, tchau.

  • Mauro Neto
    2014-03-14T20:25:02

    Maioria que tem Xbox destrava ae vem queimar o PS3, não sabem o que é jogar online Ps3 é travado é ostentação , kkkkk

  • Carlos Aguiar
    2013-08-10T10:44:15

    essa matéria só mostra como os 2 serviços são incompletos , pois um tem coisas q o outro não tem e vice versa a sony vai bem mas na questão segurança deixou a desejar a live é boa mas tem seus defeitos ou seja não temos muitas escolhas

  • Henrique Alessandro
    2013-08-12T16:00:34

    Feliz eu era quando assoprava as fitas do rock'n'roll Racing, sem me preocupar com isso tudo. E quando eu queria me divertir com os amigos, era na esquina jogando futebol ou bétis. Mas ne...

  • Marcos Maciel
    2013-08-12T13:53:13

    Na boa, a principal função disso tudo é jogar on, se na PSN é grátis e ai? psn mpjonesmacielrj bora jogar PES13 fracos kkkkkkkkk

  • Marcelo Plantier
    2013-08-12T13:37:28

    Se eu pago por um serviço, acho justo ele me trazer benefícios melhores do que o serviço que não precisa ser pago. Ou estou errado? (:

  • Joaquim José
    2013-08-12T10:08:24

    Caixistas vão à loucura vendo exposto assim como a PSN vale mais a pena do que a tão queridinha Live deles. Pra ver o nível de desespero é só reparar na total falta de argumentos nos comentários, "live é live e o resto é resto porque... porque... porque é", "live é muito melhor que psn, porque... porque... porque eu estou dizendo oras", chega a ser engraçado.

  • Anderson Souza
    2013-08-11T10:06:05

    para os fanboys de PS3 ficarem sabendo,nós do xbox conversamos com qualidade melhor do que telefone e simultaneamente jogamos qualquer jogo,igual ou diferente um do outro...no PS3 vc só conversa sem jogar ou se estiver jogando o mesmo jogo com uma qualidade HORRÍVEL!!!

  • Bausck Silva
    2013-08-11T01:02:37

    Só quem teve os dois consoles e jogou online pelos 2 vai saber qual é melhor, a live da um banho na Psn cada centavo pago na live e bem gasto, e agora dando 2 jogos grátis todo més para assinantes gold ficou show.

  • Cleber Candido
    2013-08-10T19:13:41

    Lei esses comentários ao invés de falarem o que cada uma tem de melhor, informações uteis, ficam brigando parecendo crianças. Por favor cresçam e sejam pelo menos imparcial. Como o Carlos falou a conexão no Brasil é uma b...

  • Murilo Carvalho
    2013-08-10T14:20:02

    Caramba todos sabem inclusive os sonystas que live é melhor. e a própria Sony ja confirmou que a partir do PS4 pra jogar online vai ter que ser assinante plus, motivo é claro que foi os altos custos, manter um serviço decente pra milhoes de pessoas conectadas é muito caro a Sony não tem mais como arcar com isto.

  • Thiago Silva
    2013-08-10T11:52:45

    Todos que tem PS e conhecem a LIVE.... Só reclamam da PS!!!!!!!!! Vcs não param... (na política já sabia... agora em consoles?) Estão ganhando quanto?

  • Roberto Solva
    2013-08-10T11:50:31

    live anos luz na frente da psn

  • Thalyson Santos
    2013-08-10T11:25:35

    TEM NEM COMPARAÇÃO LIVE E LIVE RESTO E RESTO

  • Pedro R
    2013-08-10T14:03:15

    vou contar uma história que a maioria das empresas não levam em conta. Na minha infância na década de 90 adquiri um PS1,acredito que toda essa década sua venda era proibida no Brasil, más mesmo assim o PS1 era o videogame mais popular. tentaram lançar outros com mais bits e etc. mas nunca conseguiram desbancar a popularidade, talvez tenha sido pela facilidade de se piratear seu game(em CD)ou seja, o que poderia ter sido somente prejuízo, transformou-se em lucro e aceitação(popularidade).eu tinha um amigo que tinha uma coleção de mais de 500 CDS de jogos! tudo pirata,inclusive diablo1,C&C etc.

  • José Fonseca
    2013-08-10T13:19:51

    Tenho os dois consoles e as duas são ótimas, a diferença é quena PSN da para jogar online de graça e na live não, e na questão que falam que a live é superior, não concordo porque não vejo essa superioridade dela quando se joga online, é a mesma coisa, a live tem a vantagem de ter o serviço gold aqui no Brasil enquanto a plus não tem, é uma pena, mais gosto das duas e particularmente acho injusto alguns comentários dizendo que a psn não presta porque ela é tão boa quanto a live e seu serviço pago é muito melhor. Mais como um bom gamer usufruo das duas ao máximo. hehehe

  • Araúna Rodrigues
    2013-08-10T12:07:08

    Já tive os dois games simultaneamente, a live é melhor sem dúvidas.

  • Gabriel Motta
    2013-08-10T11:54:57  

    Eu só tenho PS3 então não posso falar qual é melhor,mas, por ser de graça acho que a PSN é melhor.

    recentes

    populares

    • Gabriel Motta
      2013-08-10T11:54:57  

      eu tenho os dois e a conexão do xbox é melhor mas é paga...

  • Leonardo Queiroz
    2013-08-10T15:03:29  

    PSN PLUS >>>>>> LIVE GOLD GRANDES TITULOS DE GRAÇA enquanto a Gold oferece o q a Sony oferece de graça!

    recentes

    populares

    • Leonardo Queiroz
      2013-08-10T15:03:29  

      a psn oferesce erros a live n,a psn n oferesce sala de bate papo durante partidas a live sim

  • Diogo
    2013-08-10T12:17:14  

    Acho que o principal a reportagem esqueceu. Eu tenho um x360 e um ps3, e pra mim a principal diferença entre os dois, é que no xbox tudo precisa do gold. Youtube, Skype, Internet Explorer, Netflix... tudo isso, só poderá ser usado no xbox se você pagar o gold. No ps3 tudo isso é utilizável sem pagar nada pra sony! Na PSN você ganha jogos, e uma única assinatura da psn serve para todos os dispositivos da sony, enquanto no xbox, só serve pro xbox 360, até porquê eles só tem este console.

    recentes

    populares

    • Diogo
      2013-08-10T12:17:14  

      manw vc n tem os 2 consoles para de mentir cara nunca qe alguem qe tem xbox falaria isto

    recentes

    populares

    • Diogo
      2013-08-10T12:17:14  

      Osman Santos tbm tenho os 2 consoles e ha aplicacoes q ficam bloqueadas infelizmente...

  • Rodrigo
    2013-08-11T04:46:17  

    Jogos Grátis PSN Plus Julho(so os principais) : Battlefield 3 , Uncharted 3, Saints row the third,Little Big Planet Jogos grátis Xbox Live Gold: Halo 3 e Assasins creed 2 Detalhe: a live é obrigatoria a assinatura

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2013-08-11T04:46:17  

      nada ver n é obrigadorio eu tenho xbox só compro a live pra joga online

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2013-08-11T04:46:17  

      Bom nesses termos, é obrigatória para jogar online.

  • Carlos Ferreira
    2013-08-10T18:45:52  

    Tenho os 2 consoles, e para quem mora aqui no Brasil acho que a questão mesmo é a velocidade de conexão da Internet que influencia no Serviço ser bom ou não. Ambas as empresas Sony e Microsoft são excelentes, cada uma com suas caracteristicas proprias. Não adianta a sony e Microsoft disponibilizarem o melhor service do mundo, se a sua conexão for ruim. E como aqui no brasil a vivo detem a maioria dos usuarios, vai demorar muito para que todos tenham uma conexão de fibra optica por exemplo melhorando a qualidade do service para todos. Imaginem, baixar 2, 3, 4 Gigas com uma conexão ruim.

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2013-08-10T18:45:52  

      Concordo, uso a PSN Plus US e estou satisfeito, e ainda penso em pegar a EURO, já que vem mais jogos que a US, eu uso o Skype no ps3 para conversar com amigos que estão jogando outros jogos, e não vejo problema nisso, já que fico sempre com o PC do lado, para mexer nas redes sociais, youtube e ouvir musica... Mas o que muda também na conexão do ps3, são as produtoras que muitas vezes disponibilizam servidores horriveis...

  • Marcos Fontes
    2013-08-10T12:30:15  

    Esse aí é um quesito em que o XBox 360 sobra, a Xbox Live dá um banho na PSN.

    recentes

    populares

    • Marcos Fontes
      2013-08-10T12:30:15  

      Leonardo Queiroz idai a live acabou de entra nessa de jogo gratis,e outra a live é mais bom e sempre vai ser mais bom qe psn a live é pagua pq tem um todo investimento a psn n vc compra o ps3 os cara vai la e te da a rede e pronto e se vc tem ps3 e tive net de 2 mega ou 1 pode esqueçer

    recentes

    populares

    • Marcos Fontes
      2013-08-10T12:30:15  

      Eu gostaria muito de ter entendido o seu comentário. Uma dica? Não use gírias e utilize mais ponto e vírgula, eles lhe ajudaram muito.

  • Leonilson Oliveira
    2013-08-10T11:44:19  

    meu a LIVE esta anos luz afrente da psn a psn eh um lixo

    recentes

    populares

    • Leonilson Oliveira
      2013-08-10T11:44:19  

      Qual o argumento que você usa para dizer que está anos luz? Verdade está a frente, mas quando se paga, é lógico que tem que ser melhor que a não paga. Pode-se ver isso ao olhar hospitais públicos e os privados, qual é melhor? Mas a Sony está aprendendo com a Microsoft, que não da pra custear servidores de graça.

  • Fernando Ruivo
    2013-08-10T10:39:57  

    È incrivel como o Tech Tudo defende a Sony, o servidor deles cai muito enquanto a live nunca caiu comigo

    recentes

    populares

    • Fernando Ruivo
      2013-08-10T10:39:57  

      Nunca ví os servidores da Sony instáveis, a não ser por motivos de atualização!

    recentes

    populares

    • Fernando Ruivo
      2013-08-10T10:39:57  

      Tu ta pagando, né não? rs